Conheça a história da primeira vacina do mundo

Nunca se falou tanto sobre vacinas quanto nos últimos tempos. A chegada da pandemia do novo coronavírus fez com que todas as pessoas do mundo ligassem esse alerta. Afinal, a pandemia afetou diretamente a vida de toda a população, mudando rotinas, criando novos hábitos, como o uso frequente de máscaras e álcool gel.

Para voltar à vida como era antes, a melhor chance é imunização da população por meio da vacinação. Mas, a vacinação e seus benefícios vem evoluindo e salvando vidas desde o fim da década de 1970, quando foi iniciado os estudos pelo médico britânico, Edward Jenner.

Conhecido como o “pai da vacina”, Edward Jenner, nasceu em Berkeley na cidade de Gloucestershire, no dia 17 de maio de 1749, e foi um pioneiro, devido à sua descoberta sobre a imunização da varíola. Na época, a doença era uma ameaça gigantesca à humanidade e a batalha contra ela era travada há séculos.

Durante a sua prática de cirurgião, escutou uma enfermeira mencionando que ela não contraiu varíola porque já tinha contraído a varíola bovina, fazendo com que ela fosse imune à doença. Por conta desse comentário, Edward começou a observar os seus pacientes em um período de 10 anos, visando relacionar as infecções.

Quando uma colega enfermeira, Sarah Nelmes, foi infectada pela varíola bovina, Edward recolheu amostras da infecção e, no dia 14 de maio de 1796, ele expôs um garoto de oito anos a amostra do vírus, fazendo com que o garoto contraísse a doença e fosse tratado, para então no dia 1 de julho ele expor o garoto a varíola. Dias depois o menino não contraiu a doença, o que levou à conclusão de que o garoto ficou imunizado à doença devido ao contato com a varíola bovina

No ano de 1802 alguns médicos interpretaram errado o processo de imunização, expondo os pacientes à varíola em um estágio inicial da imunização, e esse erro resultou na infecção de várias pessoas. Devido a tal episódio, a descoberta de Edward sofreu duras críticas. Esses acontecimentos irritaram muito Edward, pois ele sabia que o método dele era eficaz quando usado corretamente, e foi zombado e criticado devido ao mal uso de sua descoberta, o que fez com que seu método fosse ridicularizado na Inglaterra; todavia, acabou se destacando no resto do mundo.

Edward Jenner recebeu diversas menções honrosas devido a sua descoberta, tornou-se membro da Royal Society of Medicine, recebeu Doctor Honoris Causa em Harvard, entre outras gratificações e homenagens. Teve até uma premiação dada a pessoas que trazem avanço à Epidemiologia, em que a medalha leva o seu nome (medalha Edward Jenner).

Além de sua contribuição com as vacinas, Edward também foi responsável por identificar a arteriosclerose (enfermidade em que formam-se “placas” nas artérias) e a relacionar com a angina (dor torácica resultante da falta de oxigênio no coração), o que favoreceu futuros estudos sobre a enfermidade [1 – 2].

Passou os seus últimos anos alertando sobre a importância da vacinação, estudando a migração de pássaros, escrevendo poesias e tocando violino. Faleceu em janeiro de 1823 devido a um derrame cerebral. o último caso de varíola transmitido naturalmente foi 26 de Outubro de 1977 e foi considerada a primeira doença erradicada pela Organização Mundial de Saúde em 1980 [1].

Fonte:https://www3.unicentro.br/petfisica/2020/07/03/edward-jenner-o-pai-da-vacina-1749-1823/

Facebooktwitterredditpinterestlinkedinmail