Dia: 27 de abril de 2024

Jerônimo Rodrigues afirma que está cobrando o Governo Federal para a realização da duplicação da BR-116

A duplicação da BR-116, no trecho de Vitória da Conquista, também foi assunto na coletiva de imprensa concedida pelo governador da Bahia Jerônimo Rodrigues (PT) à imprensa local. A pauta é uma reivindicação antiga da sociedade, empresários e políticos da região.

A duplicação está prevista desde 2009, quando o Governo Federal repassou a BR-116 à empresa, mas a Via Bahia duplicou apenas 80 quilômetros do total de 680 quilômetros em que explora a concessão, por meio de pedágios. O último trecho concluído chegou ao município de Rafael Jambeiro, a 325 quilômetros de Vitória da Conquista. Desde então, foi iniciada uma mobilização em busca a duplicação com o objetivo de diminuir os acidentes, as mortes e agilizar a viagem, principalmente dos caminhões com cargas que movimentam a economia do país.

Desde o ano passado, o Tribunal de Contas da União (TCU) realiza a análise do do processo acerca das obrigações de investimento da concessionária Via Bahia no âmbito das concessões das BRs-324 e 116. De acordo com o governador, o assunto está sendo cobrado junto ao Governo Federal. Ele afirmou que solicitou mais celeridade no processo.

“Nós estamos apertando para que aconteça o resultado da avaliação do TCU. Tive com o presidente, terça-feira, o presidente Bruno Dantas, e ali pedi que pudesse encerrar o processo do caso da Via Bahia. Fechando o resultado da Via Bahia no TCU, não é uma orientação do Governo do Estado, a decisão é federal, mas o governo é nosso. E lá estávamos nós, tanto na Casa Civil, como no Ministério de Transporte e no TCU, pedindo que agilizasse. O parecer está na fila para ser julgado, e acho que esse julgamento tanto resolverá a situação da 324, Feira de Santana e Salvador, como também a duplicação do restante da pista. Nós temos trechos em Santo Estevão, em Rafael Janeiro, no Paraguaçu, e nós temos que adiantar e chegar até aqui. O outro foi a duplicação aqui dentro, do Anel, para que nós pudéssemos ter viadutos, isso também está à mesa”, explicou Rodrigues.

Segundo Jerônimo, a duplicação da BR-116 também foi cobrada ao presidente da República, Luís Inácio Lula da Silva e está incluída no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). “Nós colocamos no PAC, no diálogo com o presidente Lula, com a ajuda do ministro Rui Costa, a 116, a 242 e a 101. Nós tivemos na história do Brasil, as estradas federais baianas não tiveram a oportunidade de duplicação e nós temos trechos que dificultam bastante a trafegabilidade de caminhões, de ônibus e carros de passeios, às vezes promovendo acidentes, perdendo vida e às vezes atrasando, em um fim, o transporte de gente e de mercadoria”, destacou Rodrigues.

O governador ainda ressaltou que nessa luta pela duplicação é importante a participação de todos os deputados e da sociedade. “Quero pedir aos deputados federais, aos empresários, aos prefeitos, a UPB, que nos ajude nessa mobilização. Nós já estamos entregando duplicações em outros lugares, ou então anúncios, como é o caso da 101, chegando por baixo, Mucuri, Itabatã, até Itamaraju, mais o outro trecho do norte, que é de Alagoinhas, até Sergipe. Então, está na nossa meta dialogar com o Governo Federal, com os ministérios, para que a gente possa ver a duplicação da BR-116”, explicou Rodrigues.

Mais de 1,6 milhão de títulos eleitorais estão cancelados na Bahia

Mais de 1,6 milhão de títulos eleitorais estão cancelados na Bahia

Mais de 1,6 milhão de títulos eleitorais estão cancelados na Bahia. Os dados foram anunciados nesta quinta-feira (25), pelo presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), desembargador Abelardo Paulo da Matta Neto, durante coletiva de imprensa.

Na ocasião, o presidente destacou a importância de os baianos comparecerem aos postos de atendimento da Justiça Eleitoral para fazerem a regularização dos títulos e salientou o prazo para acessar os serviços, “estamos envidando esforços para que o eleitor consulte, através do nosso site www.tre-ba.jus.br ou telefone e WhatsApp (71) 3373-7000, a sua situação eleitoral. Temos até o dia 8 de maio para que o eleitorado possa regularizar seu título e esse prazo não será prorrogado”.

 O cancelamento de título eleitoral ocorre nos casos de ausência em 3 eleições consecutivas, onde cada turno é considerado uma eleição, na falta à revisão do eleitorado onde o eleitor é circunscrito, ocorre também por óbito, por duplicidade ou pluralidade de inscrição (eleitor que possui mais de uma inscrição registrada na Justiça Eleitoral).

MP recomenda retirada de estátua de Daniel Alves em Juazeiro

MP recomenda retirada de estátua de Daniel Alves em Juazeiro Foto: Divulgação

O Ministério Público da Bahia (MP-BA) recomendou na última terça-feira, dia 23, ao Município de Juazeiro, no norte da Bahia, a retirada da estátua de Daniel Alves localizada na Rua Aprígio Duarte, no centro da cidade, em razão da legislação proibir homenagem a pessoas vivas feita com bem público.

A recomendação decorre de um procedimento instaurado pela promotora de Justiça Daniela Baqueiro para apurar denúncia recebida pelo MP no dia 25 de março deste ano.

“A administração municipal encaminhou ao MP cópia do processo Administrativo nº 295/2019, do Pregão nº 137/2019 e os processos de pagamento referentes à aquisição da estátua de Daniel Alves, que atestam que se trata de bem público adquirido com recursos públicos, sendo que não é permitido homenagear pessoa viva com bem público”, explicou a promotora.

De acordo com a Lei Orgânica de Juazeiro, compete ao Município prover sobre denominação, numeração e emplacamento de logradouros públicos, sendo vedada a utilização de nome, sobrenome, ou cognome de pessoas vivas.

Da mesma forma, a Constituição Estadual da Bahia, em seu artigo 21, e a Lei Federal no 6.454/1977 vedam a atribuição de nome de pessoa viva a bem público de qualquer natureza. No documento, o MP fixou o prazo de 30 dias para o Município justificar o cumprimento da recomendação e encaminhar a comprovação necessária da regularização da situação.

Anderson Leonardo, do Grupo Molejo, morre aos 51 anos de idade

O vocalista do grupo Molejo, Anderson Leonardo, morreu nesta sexta-feira (26), 1 ano e meio após um diagnóstico de câncer na região inguinal.

Por Redação  

O vocalista do grupo MolejoAnderson Leonardo, morreu nesta sexta-feira (26), 1 ano e meio após um diagnóstico de câncer na região inguinal. Anderson estava internado no Hospital Unimed, na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro, e seu quadro vinha piorando desde domingo (21). A informação foi confirmada pela assessoria e pelo perfil oficial do grupo. “Nosso guerreiro ANDERSON LEONARDO lutou bravamente, mas infelizmente foi vencido pelo câncer, mas será sempre lembrado por toda família, amigos e sua imensa legião d fãs, por sua genialidade, força e pelo amor aos palcos e ao MOLEJO. Sua presença e alegria era uma luz que iluminava a vida de todos ao seu redor, e sua falta será profundamente sentida e jamais esquecida, nós te amamos”.

Veja a publicação:

Nascido no Rio de Janeiro, o vocalista é um dos formadores do grupo carioca de pagode, ao lado de Andrezinho, Claumirzinho, Lúcio Nascimento, Robson Calazans e Jimmy Batera. O câncer inguinal, diagnosticado em Anderson em 2022, é um tipo raro de tumor que afeta o pênis e o ânus. Associado a inflamações prolongadas e possivelmente ao HPV, esse tipo de câncer é mais comum em homens acima dos 50 anos, mas também pode ocorrer em jovens. Os sintomas incluem feridas persistentes, dores locais e presença de sangue ao urinar ou ter relações sexuais.

*Conteúdo produzido com auxílio de IA

Condeúba/Lagoa do Curral: Morreu a Sra. Manoela Maria Guilherme aos 95 anos de idade

 

Sra. Manoela Maria Guilherme, faleceu aos 95 anos de idade

É com pesar e muita tristeza, que noticiamos o falecimento da Sra. Manoela Maria Guilherme aos 95 anos de idade, ocorrido na noite desta sexta-feira dia 26 de abril de 2024 às 19:00 horas. Segundo informações de familiares, a causa da morte foi natural. Sra. Manoela era viúva do Sr. João Guilherme Filho e deixou 7 filhos: Maria, Jovenal, Jucelino, Joel, Joveni, Ana e Marlene além de 37 netos, 20 bisnetos e 4 tataranetos. O corpo está sendo velado em sua residência na Faz. Lagoa do Curral, o sepultamento será hoje a tarde sábado dia (27), no Cemitério Municipal Senhor do Bom Fim no Distrito do Alegre. A família agradece a todos que comparecer a esse ato de fé e solidariedade Cristã.

Atendimento: FUNERÁRIA 

Nós do Jornal Folha de Condeúba, neste momento de muita dor e luto, prestamos nossos mais sinceros sentimentos de solidariedade e amor à família da Sra. Manoela, na esperança de que Deus nosso Pai, dê todo o conforto e consolo necessário aos parentes e amigos. Que permaneçam as boas lembranças, carinho e afeto para com a memória dela, descanse em paz, nas graças de Deus Sra. Manoela.