Dia: 12 de abril de 2024

Condeúba/Mucambo: Morreu a Sra. Maria Oliveira Rocha conhecida como “Liu” aos 74 anos de idade

 

Sra. Maria Oliveira Rocha conhecida como “Liu”, faleceu aos 74 anos de idade

É com tristeza e grande pesar, que noticiamos o falecimento da Sra. Maria Oliveira Rocha conhecida como “Liu” aos 74 anos de idade, ocorrido ontem quinta-feira dia 11 de abril de 2024 às 21h50min., em Vitória da Conquista. Segundo informações de familiares, a causa morte foi um câncer de medula. Ela era viúva e deixou 6 filhos além de 14 netos. O corpo está sendo velado na sua residência Fazenda Mucambo, o sepultamento será hoje a tarde dia 12 sem horário definido no Cemitério Municipal do Mucambo. A família agradece a todos que comparecer a esse ato de fé e solidariedade Cristã.

Nós do Jornal Folha de Condeúba, neste momento de muita dor e luto, prestamos nossos mais sinceros sentimentos de solidariedade e amor à família da Sra. Maria, na esperança de que Deus nosso Pai, dê todo o conforto e consolo necessário aos parentes e amigos. Que permaneçam as boas lembranças, carinho e afeto para com a memória dela, descanse em paz, nas graças de Deus Sra. Maria.

Conquista: Corpo de Noeci Salgado será velado na Câmara de Vereadores


O ex-vereador Noeci Salgado Faleceu nesta quinta-feira (11), em Vitória da Conquista. Ele estava internado em estado grave, após ser atropelado por uma moto, no mês de março, na Avenida Otávio Santos. Noeci lutou bravamente pela vida, mas veio a óbido nesta manhã. O velório do corpo será realizado na Câmara Municipal de Vereadores das 18h às 22h Já o sepultamento será no povoado de Campo Formoso, distrito de Iguá,  zona rural da cidade.

Além de ex-vereador, Noeci era o atual vice-presidente do Diretório Municipal do Partido dos Trabalhadores (PT). Ele foi membro fundador da Central Única dos Trabalhadores (CUT) e do PT , em Vitória da Conquista,  e exerceu também a presidência do partido. Foi um dos principais líderes da Greve do Café, movimento que é um marco da luta dos trabalhadores e trabalhadoras do munícipio e região. Ele também foi uma grande liderança sindical dos trabalhadores rurais.

Sua morte causou bastante comoção na cidade e foi lamentando pela Prefeitura, Câmara de Vereadores e vários políticos. O deputado federal e pré-candidato a prefeito de Vitória da Conquista Waldenor Pereira, lamentou sua partida e deixou uma mensagem de apoio para os familiares.

“Estou profundamente triste com a partida do amigo e companheiro do Partido dos Trabalhadores, Noeci Salgado, ocorrido na manhã desta quinta-feira (11). Gostaria de enviar à sua família todo o meu carinho e solidariedade neste momento de dor e saudade, especialmente aos seus filhos Hiama e Taimã, sua companheira de vida Janíldes e ao seu neto Enzo”, disse Pereira.

O deputado estadual Fabrício Falcão, do PCdoB, também lamentou. “A nossa região perde uma grande liderança, mas o legado de Noeci continuará inspirando as próximas gerações na construção de um país com justiça social, fraterno e com inclusão”, disse Falcão.

Caetité: Denúncias apontam manutenção de gabinete do ódio dentro da prefeitura

Denúncias apontam manutenção de gabinete do ódio dentro da prefeitura de Caetité

Na quarta-feira (10),  uma manifestação foi feita em frente à Rádio Educadora FM, na cidade de Caetité. Os manifestantes tentavam falar com o prefeito Valtécio Neves Aguiar (PDT), que concedia uma entrevista no local, buscando esclarecimentos sobre a situação da Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon).

O impasse entre o prefeito e a Fundação Terra Mãe resultou no pedido de retomada do prédio em que a Unacon funcionava, o qual pertence à prefeitura. O manifestante Stênio José explicou que o próprio prefeito solicitou à Câmara Municipal a aprovação de uma lei que dobrava o período de concessão de uso do bem móvel de 5 para 10 anos.

Porém, segundo José, pouco tempo depois, o gestor mudou de ideia em virtude de um imbróglio político. Isso porque Valtécio teria mandado exonerar um médico oncologista da Unacom, filho de um adversário político, mas foi contrariado pelo presidente da Fundação Terra Mãe, o qual alegou que a unidade não poderia ficar sem médico oncologista.

Durante a manifestação, Stênio apontou que o prefeito estava acompanhado de dois funcionários responsáveis, segundo frisou, pelo gabinete do ódio na prefeitura. “São dois funcionários que têm ali o gabinete do ódio. Eles usam o horário de trabalho para ter uma página fake nas redes sociais. Eles estavam dando suporte ao prefeito, está tudo gravado”, asseverou.

O caso já foi levado ao conhecimento do Ministério Público, que está investigando a denúncia. Segundo Stênio, o gabinete serve aos interesses do prefeito, que está sendo totalmente arbitrário ao conduzir a situação com a Unacon.

Lula veta projeto e mantém saidinhas de presos para visita a familiares

Lula veta projeto e mantém saidinhas de presos para visita a familiares
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) – Foto: Ricardo Stuckert/PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vetou parcialmente o projeto que acaba com as saídas temporárias de presos, que tinha sido aprovado pelo Congresso. Com isso, ele manteve as saidinhas para que os detentos possam visitar familiares em datas comemorativas.

O anúncio foi feito pelo ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, durante pronunciamento no Palácio do Planalto. Ele estava acompanhado do ministro da Advocacia-Geral da União (AGU), Jorge Messias. O texto deverá ser publicado no Diário Oficial da União desta sexta-feira (12). O Congresso Nacional pode derrubar o veto presidencial, podendo reestabelecer as restrições.

De acordo com a Folha de São Paulo, o termo data comemorativa não está incluído no texto da lei, mas contempla, por exemplo, visitas às famílias em feriados como o Natal ou os dias das Mães e dos Pais, com o intuito de ressocializar o preso. Cada estado estipula seu próprio calendário.

Ainda de acordo com a Folha, menos de 5% dos detentos que tiveram direito à saidinha de Natal em 2023 não retornaram aos presídios, taxa considerada baixa por especialistas. O benefício da saída temporária é concedido há quase quatro décadas pela Justiça a presos do sistema semiaberto que já tenham cumprido ao menos um sexto da pena, no caso de réu primário, e um quarto da pena, em caso de reincidência, entre outros requisitos.

Morre, aos 83 anos, pai da primeira-dama Janja Lula da Silva

José Clovis da Silva estava internado no Hospital Evangélico Mackenzie

Por: Redação Fonte: Agência Brasil
Morre, aos 83 anos, pai da primeira-dama Janja Lula da Silva

Faleceu na noite desta quarta-feira (10) em Curitiba, por falência de múltiplos órgãos, o pai da primeira-dama Janja Lula da Silva. Comerciante aposentado, José Clovis da Silva estava com 83 anos. A informação foi confirmada pelo Palácio do Planalto.

Em nota, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva manifestou pesar e pediu respeito à privacidade de Janja e sua família.

“Venho, através desta, confirmar o falecimento de seu José Clovis da Silva, 83 anos, pai da minha esposa Janja Lula da Silva, na noite de ontem (10), em Curitiba, por falência de múltiplos órgãos. Em respeito a seu Clovis, a Janja e à família, peço que respeitem a privacidade deste momento”, disse o presidente.

José Clovis estava internado no Hospital Evangélico Mackenzie no momento em que faleceu. Após o velório, o corpo foi conduzido ao Crematório Vaticano, no bairro de Almirante Tamandaré.