Dia: 10 de dezembro de 2023

CONDEÚBA: ENCONTROS VOCACIONAIS PAROQUIAIS – 2023

Por José Vitorino

Nesse ano de 2023, aconteceram quatro Encontros Vocacionais Paroquiais em Condeúba. O primeiro ocorreu em abril, com o tema VOCAÇÃO À VIDA.
O segundo encontro aconteceu em Julho com o tema SEGUIMENTO A JESUS CRISTO
O terceiro encontro ocorreu em setembro com o tema VOCAÇÃO LEIGA E VIDA MATRIMONIAL
E por último foi realizado o quarto encontro hoje, domingo, 10 de dezembro com o tema VOCAÇÃO À VIDA RELIGIOSA CONSAGRADA E À VIDA PRESBITERAL

O encerramento do ciclo dos Encontros Vocacionais Paroquiais se deu com participação dos jovens de comunidades como Olho D’água, Tamboril, Mucambo (região ) e Condeúba (sede).

Presidiram o encontro as Irmãs Passionistas de Condeúba (organizadoras e palestrantes) e o diácono Matheus (palestrante) da mesma paróquia.

Ao longo do dia, início às 08:00 horas, foi servido um café compartilhado que dispunha de uma farta mesa, com itens variados levados pelos jovens e também pela organização.

Antes do almoço tiveram duas palestras que introduziram o tema do dia, com apresentação de slides, perguntas e respostas que esclarecesse possíveis dúvidas.

Depois do almoço (oferecido pela organização) deu-se continuidade com mais uma palestra, também com apresentação de slides, perguntas e respostas, dinâmicas e mais.

Por fim a palestra final, com dinâmicas, sorteio de brindes e muita animação, aliás, todo o período foi bem animado com música/canto e momentos de inserção dos jovens nos conteúdos abordados.

Em suma, fica evidente a valorização do potencial jovem nos espaços comunitários, bem como na sociedade em geral. Além de dar oportunidade e despertar o interesse jovem, tais eventos, tendem a incentivar e aproximar os jovens à experiência com Deus.

Ao término, foi feita uma avaliação para saber os prós e contras abrangendo todos os encontros, o que por sinal foi muito bem avaliado, tendo algumas sugestões para futuros encontros.

A participação jovens nas comunidades é notável: eles participam das liturgias da palavra, corais, catequeses, solenidades em geral, cultos dominicais, dentre outros eventos.

Faz-se ressalva, que à medida que os jovens passam a ter uma experiência e proximidade espiritual, eles(as) jamais perderão o sentido de caminhar com sabedoria e virtude.

Por fim, fica o sentimento de gratidão aos jovens que ouviram e aceitaram o chamado e também à organização paroquial, uma vez que com pessoas empenhadas (Irmãs, diácono e colaboradores) tem realizado um trabalho de incentivo e valorização da juventude local.

Fotos: org. do evento Continue lendo

Neste Natal, Jesus nasce entre os escombros de Gaza

Carlos Alberto Libânio Christo, conhecido mundialmente por Frei Beto

Não há coro de anjos nem cânticos de glória a Deus, e sim o grito estridente de sirenas de alarme e o silvo aterrorizante de projéteis

Neste Natal, Jesus nasce em Gaza. Não na manjedoura exposta em um curral, mas entre escombros do que resta das moradias de seus habitantes. Não nasce cercado de animais, e sim de bombas detonadas, balas de fuzis Tavor Ctar atiradas contra a população civil (950 tiros por minuto), granadas e gases letais. E os voos assassinos dos caças F-35.

Jesus nasce e ignora que seus pais, que pretendiam se refugiar no Egito, foram atingidos mortalmente por uma chuva de bombas “bunker buster” jogadas pelas tropas israelenses. Agora não é o rei Herodes que passa centenas de crianças ao fio da espada. É o governo sionista de Netanyahu, na ânsia de vingança e de exterminar aqueles que são considerados “animais humanos”, segundo declaração do ministro da Defesa de Israel, Yoav Gallant.

Jesus e seus pais não encontraram acolhida em Belém. Tiveram que se abrigar em um curral. Do mesmo modo, famílias palestinas foram sumariamente expulsas de seus lares para dar lugar aos colonos sionistas que não reconhecem o direito de a nação palestina instituir o seu legítimo Estado. Escorraçadas, essas milhares de famílias foram confinadas nos estreitos limites de Gaza e da Cisjordânia, controladas por tropas israelenses como se fossem subumanas, sobrevivendo em condições análogas a campos de concentração a céu aberto.

Jesus nasce em Gaza e, agora, já não podem matá-lo, pois haverá de ressuscitar em cada criança, em cada jovem, em cada cidadão palestino

Nem magos, nem anjos, antes, o silvo aterrorizante de projéteis

Jesus nasce hoje sem que magos venham presentear-lhe com ouro, incenso e mirra. O que ele ganha agora são 12 mil toneladas de bombas desde 7 de outubro (33 toneladas de explosivos por quilometro quadrado), equivalente à potência de uma bomba atômica.

Não há coro de anjos nem cânticos de glória a Deus, e sim o grito estridente de sirenas de alarme e o silvo aterrorizante de projéteis disparados pelos canhões mortíferos dos tanques Merkava.

Jesus nasceu sob o selo da discriminação: por ser palestino, por ser filho bastardo de um casal nazareno (tanto que José quis abandonar Maria ao sabê-la grávida), por ser um sem-teto, por sua família ter ocupado a terra de uma chácara em Belém, por ser considerado blasfemo e usurpador do título de Filho de Deus.

Jesus, mais uma vez, é rechaçado em sua própria terra. Se seus conterrâneos são impedidos de formar seu Estado, qualquer ação de autodefesa que desencadeiem será qualificada de “terrorista”. Epíteto que jamais a grande mídia utilizou quando Menachem Begin, em 22 de julho de 1946, explodiu, em Jerusalém, o Hotel King David e matou 91 pessoas.

Nem quando mais de 200 mil pessoas, todas inocentes, foram cruelmente assassinadas no maior atentado terrorista de todos os tempos – as bombas atômicas atiradas pelo governo dos EUA sobre as populações civis de Hiroshima e Nagasaki.

Sim, o Hamas rompeu a linha da “guerra justa” ao sequestrar mais de 200 pessoas, a maioria civis. Mas quem reage às “detenções administrativas” feitas pelo governo de Israel e mantém nas prisões cerca de 5 mil pessoas sem acusações formais?

Jesus nasce em Gaza e, agora, já não podem matá-lo, pois haverá de ressuscitar em cada criança, em cada jovem, em cada cidadão palestino consciente de que a terra das vinhas e das oliveiras guarda em seu solo as cinzas de seus mais longínquos ancestrais.

Frei Betto | Escritor, autor de “Um homem chamado Jesus” (Rocco), entre outros 76 livros editados no Brasil, dos quais 42 também no exterior. Você poderá adquiri-los com desconto na Livraria Virtual – www.freibetto.org. Ali os encontrará a preços mais baratos e os receberá em casa pelo correio.

ASSOCIATIVISMO: Foi realizada uma Reunião Ordinária da Associação dos Trabalhadores Rurais das Fazendas Canabrava e Olho d’Água – Atracana

 

Momento inicial, onde todos de mãos dadas, proferiram a oração do Pai Nosso com uma Ave Maria

Nesta manhã de domingo dia 10 de dezembro de 2023, com início às 8:00 horas, foi realizada mais uma Reunião Ordinária da Associação dos Trabalhadores Rurais das Fazendas Canabrava e Olho d’Água – Atracana. Inicialmente a presidenta Rosely pediu a todos que dessem as mãos e formassem um circulo no salão, onde foi proferido a oração universal do Pai Nosso seguido de uma Ave Maria. 

Pela ordem, o secretário Oclides da Silveira fez a leitura da ata da reunião anterior, a qual foi colocada em votação e em seguida aprovada por unanimidade e sem nenhuma ressalva. Dando sequencia nos trabalhos, a presidenta Rosely fez a prestação de contas dos meses anteriores. Noticiou ainda, que a ata da eleição da nova diretoria, assim como o novo estatuto da entidade foram devidamente registrados.

Fazendo uso da palavra, Oclides comunicou a todos que no dia 30 de novembro passado, foi realizada uma reunião organizada pela ASA e a Fundação Divina Previdência, da qual ele participou. O objetivo da reunião foi para comunicar que essas entidades virão construir 130 cisternas no município de Condeúba, com previsão de início em fevereiro a março de 2024.

Nesta mesma reunião foi costituida uma Comissão que ficou assim representada: Pelo Poder Público Secretaria MUnicipal de Agricultura – Sergio. Igreja Católica/Pastoral da Criança – Terezinha. Cezan/Conselho de Segurança Alimentar – Jovane. Quilombolas – José Aparecido. Central das Associações – Tony. Cooperman – Paulo Sergio. Sintrafe – Zé Cotia. Sindicato Trabalhadores Rurais – Eliana. Sindicatos dos Agentes de Saúde – Fernando. ADCC – Claudio Flores. 

Por fim, a presidenta Rosely, agradeceu a todos pela presença, desejando-lhes um feliz Natal e um próspero Ano Novo. Em seguida solicitou a Tesoureira Rosa que fizesse o recebimento das mensalidades dos sócios.

Fotos: Oclides e Lorrany/JFC Continue lendo

Paróquia de Santo Antônio/Condeúba: Comunidade do Baixão de Fideles celebrou a festa em louvor e honra à sua Padroeira Nª Sª Imaculada Conceição

 

Os catequisandos da Comunidade de Olho d’Água no momento da entronização da Bíblia

Nesta noite de sábado dia 9 de dezembro de 2023 com início às 19h30min., a Comunidade do Baixão de Fideles, cuja a Padroeira é Nossa Senhora Imaculada Conceição, encerrou os festejos em louvor e honra a sua Padroeira, com a celebração da Santa Missa que foi presidida pelo padre Hélio Guimarães, o qual é titular da Paráquia Senhor da Boa Vida e Nossa Senhora da Soledade na cidade de Cordeiros e, também presidente do Vicariato Rainha dos Mártires, teve como seu co-celebrante da noite, o diácono Matheus.

Participaram desta celebração as seguintes comunidades: Baixão de Fideles com a sua coordenadora Suely Terêncio, foi a comentarista. Entronização da Biblia foi feita pela Comunidade do Olho d’Água através dos Catequistas do Crisma e a professora Kawane Silveira. Primeira leitura Bom Abrigo, feito por Jeferson. Salmo Comunidade Sao Domingos foi cantado por Simone. Segunda letura Bacha da Furquilha feito por Dianna. As preces foram fetas pela Comundade do Papagaio com a jovem Jose. A animação ficou por conta dos Morrinhos de Farias com o trio: José, Josiane e Sheila.

Os festeiros de 2023 foram:- Alana, Carlos, Creuza, Diva, Alaíde, Nei, Sandra, Filipe, Patrícia, Zena, Núbia, Hélder, Patrícia, Júnior, Eduarda, Valda, Suely, André, Vânia e Rosângela a quem parabenizamos pela excelente festa. Já os novos festeiros para o ano de 2024 serão: Aline, Alana, Alice, Ângelica, Valda, Lena, Beatriz, Fabiano e Daina.

História:- A devoção a Nossa Senhora Imaculada Conceição remonta a séculos passados, carregando consigo uma rica história de fé e devoção. Originária do século IV, a concepção imaculada de Maria, mãe de Jesus, foi formalmente definida como dogma em 1854 pelo Papa Pio IX. Esse evento marcante na tradição católica celebra a crença de que Maria foi concebida sem o pecado original.

A primeira celebração dedicada a Nossa Senhora Imaculada Conceição data do século VII, na Irlanda, estendendo-se posteriormente para outras partes da Europa. No entanto, a festa só foi oficialmente instituída pela Igreja Católica em 8 de dezembro de 1854, na bula papal “Ineffabilis Deus”, proclamada pelo Papa Pio IX.

No Brasil, a devoção a Nossa Senhora Imaculada Conceição é profunda, refletindo a influência cultural e religiosa que permeia a sociedade. O feriado dedicado a esta figura sagrada é celebrado em diversas cidades, sendo oficialmente reconhecido em várias regiões do país. O dia 8 de dezembro é especialmente significativo, unindo fiéis em momentos de oração, procissões e manifestações de fé.

Quantas cidades brasileiras celebram esse feriado? A resposta não é simples, pois a observância do feriado varia entre municípios. Muitas cidades adotam o dia como feriado municipal, enquanto outras podem não o fazer. A devoção a Nossa Senhora Imaculada Conceição, no entanto, transcende fronteiras geográficas, unindo os brasileiros em uma expressão comum de fé e veneração a esta figura venerada na tradição católica.

Fotos: Oclides/JFC Continue lendo

Rio de Janeiro: O atleta condeubense Carlão Maratonista foi o grande vencedor da prova “Rei e Rainha do Mar”

 

O atleta condeubense Carlão Maratonista foi o grande vencedor da prova “Rei e Rainha do Mar”, um mestre em colecionar troféus, só este ano de 2023, completou 35 na sua coleção.

Foi realizada neste sábado dia 9 de dezembro de 2023, mais uma edição da corrida de ruas “Rei e Rainha do Mar”, na Praia de Copacabana no Rio de Janeiro, o atleta condeubense Carlão Maratonista foi o grande vencedor se toranado tetra-campeão. Carlão correu 5km mais 300 metros, na modalidade especial (PDC) membro superior, atingindo uma marca espetacular de 35 troféus neste ano de 2023, só um grande atleta preparado a rigor, para conseguir este número e, o nosso atleta do século conseguiu essa proeza, parabéns Carlão. 

Fotos: Org. Evento