A abertura contou com a presença do Ministro do O Ministro do Desenvolvimento Agrário e da Agricultura Familiar do Governo Federal, Paulo Teixeira. Durante a entrevista coletiva, o ministro do Governo Lula, ressaltou a ações que serão realizadas para minimizar o impacto da seca na região sudoeste.
“Todas as cidades que estejam sofrendo com seca severa devem decretar estado de emergência e a partir da decretação do estado de emergência, todas as cidades terão direito a uma cesta básica para aquelas famílias que estejam necessitando. E segundo caminhão pipa. Então, cada município tem duas, digamos, lições de casa para fazer. Primeiro é decretar o estado de emergência e, segundo fazer um plano de perdas”, explicou Teixeira.
Já abastecimento de água por meio do carro pipa será realizado pelo Exercito Brasileiro, disse o ministro. “Na questão de caminhões pipas e depois dos 60 dias, as Forças Armadas é que farão essa assistência na área de caminhão pipa. Portanto, essa é a primeira atitude emergencial”, contou Teixeira.
O Ministro do Governo Lula ainda mostrou preocupação com os animais da região. Segundo ele, ações serão realizadas para que nenhum produtor rural perca o seu animal devido a seca. “Hoje vai ser assinado um documento de milho subsidiado para alimentação animal. Eu não quero que haja perdas lá nas propriedades em relação aos animais, que eles tenham água e tem também milho e que ali produtor possa fazer a ração para alimentar”, disse Teixeira.
O evento reúne importantes representantes do Governo Estadual, como o Secretário de Desenvolvimento Rural do Governo da Bahia, Osni Cardoso. O deputado federal Waldenor Pereira (PT) e o deputado estadual Zé Raimundo (PT) são os idealizadores e apoiadores da feira e participaram da solenidade de abertura. O estadual Fabrício Falcão (PCdoB) também prestigiou e apoiou o evento. Prefeitos da região, vereadores lideranças políticas, além de produtores rurais participam do evento e lotaram o espaço do evento.
Em paralelo à feira, também será realizada a 7ª Semana de Agricultura Familiar e Camponesa e a 4ª Feira de Economia Solidária do Território Sudoeste. Ambas ocorrerão simultaneamente, proporcionando aos visitantes a chance de conhecer e apoiar iniciativas dos produtores de Conquista e região, e visam também promover uma reflexão sobre os desafios da área e debater sobre uma economia mais justa e sustentável.
Comentários