Dia: 6 de abril de 2023

Paróquia de Santo Antônio/Condeúba: A Comunidade de Olho d’Água celebrou o Culto do Lava-pés

 

Os Ministros da Eucaristia Sra. Adelina com uma jarra cheia de água e uma bacia aparando, o Sr. Juvenal lavando os pés dos catequizandos da nossa Comunidade

Na tarde desta Quinta-Feira Santa dia 6 de abril de 2023, foi celebrado o Culto do Lava-pés na Comunidade do Olho d’Água, que teve seu início às 15:00 horas.

Participaram dessa celebração Angelina como comentarista, Gisele foi a dirigente, primeira leitura foi feita por Maria Clara, o Salmo foi cantado por Kawane Silveira, a segunda leitura feito por Lena, as preces foram feitas pelos jovens João Pedro, Diele e Antônio Carlos e os três Ministros da Eucarestia Sr. Juvenal, dona Adelina e Rosa de Gilberto. A animação ficou a cargo de Kawane Silveira e Jeniffer Silveira.

Com a Santa Missa ou Culto da Ceia do Senhor, nesta Quinta-feira Santa, tem início o Tríduo Pascal. Ao recordar a Última Ceia de Jesus com os discípulos, celebra-se a instituição da Eucaristia. Além disso, ocorre o rito do lava-pés, repetindo o gesto de Cristo que lavou os pés dos seus discípulos, deixando a todos um testemunho da vocação ao serviço do mundo e da Igreja.

Conheça alguns símbolos da liturgia desta Quinta-feira Santa:

O pão e o vinho

São os elementos naturais que Jesus toma não para que simbolizem, mas sim para que se convertam em seu Corpo e seu Sangue e o façam presente no sacramento da Eucaristia.

Jesus os assume no contexto da ceia pascal, onde o pão ázimo da páscoa judaica que celebrava com seus apóstolos fazia referência a essa noite no Egito em que não havia tempo para que a levedura fizesse seu processo na massa (Ex 12,8).

O vinho é o novo sangue do Cordeiro sem defeitos que, posto na porta das casas, evitou aos israelitas que seus filhos morressem na passagem de Deus (Ex 12,5-7). Cristo, o Cordeiro de Deus (Jo 1,29), ao que tanto se refere o Apocalipse, salva-nos definitivamente da morte por seu sangue derramado na cruz.

Os símbolos do pão e o vinho são próprios da Quinta-feira Santa quando, durante a Missa vespertina da Ceia do Senhor, celebramos a instituição da Eucaristia, da qual encontramos alusões e alegorias ao longo de toda a Escritura.

Mas como esta celebração vespertina é o princípio do Tríduo Pascal, é necessário destacar que a Eucaristia dessa Quinta-feira Santa, celebrada por Jesus sobre a mesa-altar do Cenáculo, era a antecipação de seu Corpo e seu Sangue oferecidos à humanidade no “cálice” da cruz, sobre o “altar” do mundo.

O lava-pés

O Evangelho de São João é o único que nos relata este gesto simbólico de Jesus na Última Ceia e antecipa o sentido mais profundo do “sem-sentido” da cruz.

Um gesto incomum para um Mestre, próprio dos escravos, converte-se na síntese de sua mensagem e dá aos apóstolos uma chave de leitura para enfrentar o que virá.

Em uma sociedade onde as atitudes defensivas e as expressões de autonomia se multiplicam, Jesus humilha nossa soberba e nos diz que abraçar a cruz, sua cruz, hoje, é estar a serviço dos outros. É a grandeza dos que sabem fazer-se pequenos, a morte que conduz à vida.

Fotos: Oclides/JFC Continue lendo

Condeúba; Morreu o Sr. Manoel Antônio dos Santos conhecido por “pequi” aos 70 anos de idade

 

Sr. Manoel Antônio dos Santos conhecido por “pequi”, morreu aos 70 anos de idade

Morreu nesta manhã de quinta-feira Santa dia 6 de abril de 2023, às 09:00 horas, o Sr. Manoel Antônio dos Santos conhecido por “pequi” aos 70 anos de idade. Ainda não foi identificada a causa da morte. Pequi era soltero e não deixou filho. O corpo está sendo velado em sua residência à Rua 21 de Abril próximo a Igreja do Divino, o sepulto será amanhã cedo dia (7), às 09:00 horas, no Cemitério Municipal Barão José Egídio de Moura e Albuquerque na sede em Condeúba. A família agradece a todos que comparecer a esse ato de fé e solidariedade Cristã.

Atendimento: FUNERÁRIA SÃO MATHEUS

Nós do Jornal Folha de Condeúba, neste momento de muita dor e luto, prestamos nossos mais sinceros sentimentos de solidariedade e amor à família do Sr. Manoel, na esperança de que Deus nosso Pai, dê todo o conforto e consolo necessário aos parentes e amigos. Que permaneçam as boas lembranças, carinho e afeto para com a memória dele, descanse em paz, nas graças de Deus Sr. Manoel.

SMDR busca em Brasília parcerias para ampliar ações de apoio à produção rural no município, como a Sala da Cidadania do Incra

Nesta semana, o titular da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural (SMDR), Luís Paulo Santos, e o coordenador de Fomento à Agricultura Familiar da secretaria, Eduardo Castro, estiveram em Brasília nas sedes do Incra e da Confederação Nacional de Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares Rurais (Conafer). O objetivo das visitas foi reafirmar parcerias e buscar a implantação da Sala da Cidadania.

Com a Conafer, a Prefeitura de Vitória da Conquista já firmou parceria para o programa Mais Pecuária Brasil, que vai favorecer 2.400 produtores do município, com a oferta inseminação artificial. Além disso, foi discutida a parceria sobre o Empreendedorismo Rural Agrofamiliar (ERA).

Durante a visita ao INCRA, os representantes da SMDR protocolaram uma solicitação para implantação da Sala da Cidadania, instrumento que será importante para agricultores do município, ao permitir a execução de diversos serviços pela instituição, tais como o Certificado de Cadastro do Imóvel Rural (CCIR), Imposto Territorial Rural (ITR), entre outros.

“O coordenador André Bomfim ficou de dar uma posição em breve para que o município possa prestar mais esse importante serviço, hoje foi o primeiro passo e tenho certeza que nos próximos dias estamos inaugurando a Sala da Cidadania”, disse o secretário Luís Paulo.

O coordenador geral de implantação do Incra, André Luiz Bomfim, destacou a importância da instalação da Sala da Cidadania no município por Vitória da Conquista se tratar de um dos maiores municípios do estado. “A gente está falando de um dos maiores municípios do estado da Bahia, com milhares de agricultores familiares. A gente já assume o compromisso aqui de nivelar o assunto com a superintendência regional da Bahia, para que a gente possa estar instalando uma sala da cidadania para dar suporte à pequena, ao pequeno agricultor do município”, disse o coordenador.

Conquista: Por meio de decreto, Prefeitura regulamenta programa CASA e define como será atendimento de animais de rua

A Prefeitura Municipal publicou nesta quarta-feira (5), o Decreto 22.564 que institui o Programa CASA, cujo objetivo é prestar cuidados veterinários, além de desenvolver projetos para diminuir o índice de doenças e a proliferação de pequenos animais de rua, a exemplo de cães e gatos. O serviço será prestado no Centro de Apoio à Saúde Animal (CASA), que estará diretamente vinculado à Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semma).

Através do Casa, o atendimento médico veterinário será fornecido gratuitamente aos “animais de rua” e aos animais pertencentes a pessoas cadastradas no CadÚnico ou em programas do Sistema Único de Assistência Social (Suas). Eles deverão ser conduzidos por pessoas ou entidades, públicas ou privadas, que se responsabilizem por eles durante e após o atendimento, com a responsabilidade de prestar os devidos cuidados.

Para abranger a grande quantidade de animais em toda a extensão do município, a Prefeitura deverá realizar convênios de cooperação com outros entes federados, Organizações Não-Governamentais (ONGs), com protetores independentes de animais que estejam devidamente cadastrados na Semma e com universidades e faculdades de medicina veterinária, que poderão ceder estudantes através do sistema de estágios já vigente na Prefeitura.

No mês de janeiro, foi feita a seleção pública e em março saiu a primeira convocação para os médicos veterinários, auxiliares de enfermagem e de serviços gerais que trabalharão na unidade. Com o Centro já pronto e equipado, os profissionais se encontram em fase de treinamento sobre o manejo e cuidados com animais no curral municipal e no Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas).

Para mais informações a respeito do programa CASA, acesse o Decreto clicando AQUI.

Conquista: Estelionatários estão se passando por advogados para aplicar golpe, alerta OAB

O doutor João Batista, diretor do fórum da comarca de Vitória da Conquista e a presidente da OAB subseção de Vitória da Conquista Dra. Luciana Silva
  • A OAB (Ordem de Advogados do Brasil) subseção de Vitória da Conquista, no nome da presidente Luciana Silva, está alertando a população para um novo golpe que tem feito vítimas em Conquista e região.

De acordo com a presidente, estelionatários estão se passando por advogados e abordando pessoas com processo que estão correndo no Judiciário para realizar cobranças.

O doutor João Batista, diretor do fórum da comarca de Vitória da Conquista, reforça o alerta, que já está ganhando repercussão nacional com a recorrência da fraude.

João Batista explica que os suspeitos estão utilizando extratos do processo do poder judiciário, cujos dados são públicos, e se passando por profissionais da advocacia para solicitar dinheiro.

A ocorrência desse golpe acionou o alerta na presidente da OAB, Luciana Silva, que entrou em contato com a Comarca de Vitória da Conquista a fim de formalizar um aviso e buscar prevenir que novos casos ocorram.

O juíz João Batista instruiu aqueles que tem processo correndo na Justiça “para que não compartilhem dados e se acautelem e não caiam em golpes criminosos. O judiciário não envia mensagem para ninguém”, ressaltou.

Ele também destacou que os processos tem seus representantes legais, que são os advogados inscritos na OAB. “Qualquer outra tentativa que não seja oficial, possivelmente será o golpe”, afirmou João Batista.

A advogada e presidente da OAB, Luciana Silva, disse ainda que esse é um golpe que não está ocorrendo apenas em Conquista, com indícios de que a quadrilha aja em um amplo território.

A presidente recomendou a quem receber esse tipo de mensagem para que entre em contato com o advogado que está acompanhando a causa e que não responda a mensagem. Caso já tenha feito transferência de algum valor, é recomendando procurar a polícia.

Ela informou também que a OAB irá protocolar uma investigação junto a Polícia Civil para que investigue essa quadrilha.

Rio do Antônio: Idoso é ameaçado com facão e machado durante assalto na zona rural

Idoso é ameaçado com facão e machado durante assalto na zona rural de Rio do Antônio Foto: WhatsApp

No último domingo (02), um idoso de 71 anos foi ameaçado por homens armados com facão e machado durante um assalto na zona rural de Ibitira, distrito de Rio do Antônio.

Os suspeitos invadiram a propriedade rural pela porta dos fundos e fugiram levando pouco mais de R$ 100 e um celular. Apesar das ameaças, o idoso não se feriu.

A Polícia Militar foi acionada, realizou buscas na região, mas, até o momento, ninguém foi preso. A vítima foi orientada a registrar um boletim de ocorrência para que a Polícia Civil possa investigar o caso.

Homem de 39 anos morre após capotamento na BA-142 entre Tanhaçu e Ituaçu

Homem de 39 anos morre após capotamento na BA-142 entre Tanhaçu e Ituaçu
Matheus Brito Fontana, morreu aos 39 anos – Foto: WhatsApp

Na noite da última segunda-feira (03), um homem de 39 anos, identificado como Matheus Brito Fontana, morreu após sofrer um acidente no quilômetro 321 da BA-142 que fica entre os municípios de Tanhaçu e Ituaçu, na região da Chapada Diamantina.

O motorista perdeu o controle da direção e capotou no trecho. Segundo a 2ª Companhia Independente de Policiamento Rodoviário (CIPRv), o veículo Troller 4×4 possui placas do município de Caculé.

O Departamento de Polícia Técnica (DPT) realizou a perícia no local e o corpo da vítima foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) de Brumado.