ASSOCIATIVISMO: A Central das Associações de Condeúba realizou mais uma reunão Ordinária
Foi realizado na manhã desta quarta-feira dia 19 de outubro de 2022 com início às 8h30min., no salão da Igreja São Francisco, mais uma reunião Ordinária da Central das Associações de Pequenos Produtores Rurais de Condeúba. A reunião foi coordenada pelo presidente da Central Sr. Antônio José da Rocha, que inicialmente convidou a todos para ficar de pé e professaram a oração universal do Pai Nosso.
Pela ordem, o presidente destacou a importancia dos órgãos trabalharem em conjutos com a Central, Associações, Sindicatos, Cooperativas, Conselho Municipal de Desenvolmento Social de Condeúba, Banco do Nordeste, entre outros. Haja visto, que esses órgãos atuando sempre em conjuto, a tendencia natural é alavancar o progresso de forma organizada. Na sequencia o presidente solicitou o Sr. Aparecido que fizesse a leitura da ata que teve a prestação de contas e encerramento do mandato da diretoria anterior, a qual foi aprovada por unanimidade. Dando procedimento ao trabalho, o presidente abriu espaço para os visitantes e Técnicos, fazerem uso da palavra, iniciando pelo Agente do Banco do Nordeste Sr. Dimas.
Dimas Agente do Banco do Nordeste do Programa Agroamigo
O Agente do Banco do Nordeste Sr. Dimas que deu uma bela palestra esclarecedora sobre o Programa Agroamigo, o qual é dirigido para a agricultura familiar.
Fabiano Pereira Santos Agente de Desenvolvimento Pronaf do Banco do Nordeste, em sua fala esclareceu muitas dúvidas, dos Pronafianos que tem dívidas em atrazo para com o Programa. Ele falou dos Percentuais da Renegociação de dívidas podem chegar até 80%. Para liquidação o percentual pode chegar a 95% dependendo do ano e valor do financiamento.
Fabiano frizou: “É importante destacar que essa condição do Banco que está dando para as renegociações ou quitações de dívidas em atrazo, estão embasadas nas Lei Federal nº 14.166 de 10 de junho de 2021 e suas alterações. Renegociação extraordinária de operações com recursos dos Fundos e a Lei nº 13340/2016 que autoriza a liquidação e a renegociação de dívidas de crédito rural; altera a Lei nº 10.177, de 12 de janeiro de 2001; e dá outras providências. A validade dessas Leis será até o dia 30 de dezembro de 2022″ afirmou Fabiano.
Zezo Técnico da Cooperman disse: “O incentivo da base produtiva da Agricultura Familiar, tem que juntar todos os parceiros e fazer com que, a aplicação do crédito Pronaf seja feito de forma correta, sem desvio de função”, salientou Zezo.
José Carlos chamou a atenção dos agricultores para que o prazo do Programa Garantia Safra termina no próximo dia 28/10. E o fechamento do Projeto Mandiocultura ainda está faltando 4 pessoas, sendo que o total são 30 agricultores.
Por último, esgotado a pauta e nada mais havendo a se tratar, o presidente Antônio Rocha agradeceu a presença de todos, e deu por encerrada a reunião às 10h45min.
Fotos: Oclides/JFC
Comentários