Dia: 24 de setembro de 2022

Cordeiros: Morreu o Sr. Manoel Altino dos Santos aos 86 anos de idade

 

Sr. Manoel Altino dos Santos, morreu aos 86 anos de idade

Morreu na manhã deste sábado dia 24 de setembro de 2022 às 10:00 horas o Sr. Manoel Altino dos Santos aos 86 anos de idade, ele deixou viúva a Sra. Carmelita Maria de Jesus 8 filhos e 15 netos. O corpo está sendo velado em sua residencia na Fazenda Coqueiro, o sepultamento será amanhã cedo (25), às 10:00 horas no Cemitério Municipal do Araçás II em Cordeiros.

Atendimento: FUNERÁRIA SÃO MATHEUS

Nós do Jornal Folha de Condeúba, neste momento de profunda dor e luto, prestamos nossos mais sinceros sentimentos de solidariedade e amor à família do Sr. Manoel, na esperança de que Deus nosso Pai, dê todo o conforto e consolo necessário aos parentes e amigos. Que permaneçam as boas lembranças, carinho e afeto para com a memória dele, descanse em paz nas graças de Deus, Senhor Manoel.

Ipec: ACM Neto tem 47% e Jerônimo Rodrigues tem 32% na disputa para o governo da Bahia

ACM Neto tem 47% e Jerônimo Rodrigues tem 32% na disputa para o governo da Bahia — Foto: Reprodução/ TV Bahia
ACM Neto tem 47% e Jerônimo Rodrigues tem 32% na disputa para o governo da Bahia — Foto: Reprodução/ TV Bahia

Pesquisa realizada pelo Ipec (antigo Ibope), divulgada nesta sexta-feira (23) e contratada pela TV Bahia, revela os índices de intenção de voto para o cargo de governador da Bahia. Esse é o segundo levantamento feito pelo instituto para a corrida eleitoral da Bahia em 2022.

O candidato do União Brasil, ACM Neto, aparece com 47% das intenções de voto. O índice é menor em relação ao apurado na pesquisa anterior, quando Neto tinha 56%, o que representa queda de nove pontos percentuais.

Ainda que tenha decrescido, ACM Neto permanece com menções mais expressivas entre os eleitores residentes da Região Metropolitana de Salvador (56%) em comparação aos moradores do interior do estado (44%).

As intenções de voto também aumentam no grupo dos que consideram a administração do atual governador como regular (56%) ou ruim/péssima (53%), em comparação aos que avaliam como ótima/boa (40%).

Em relação à pesquisa anterior, as intenções de voto de ACM Neto decrescem:

  • De 59% para 47% entre homens;
  • De 53% para 43% entre eleitores com o ensino fundamental;
  • De 56% para 48% entre aqueles que se declaram pretos/pardos;
  • De 56% para 46% entre católicos;
  • De 69% para 56% entre os moradores da Região Metropolitana de Salvador;
  • De 57% para 40% entre aqueles que avaliam a administração do atual governador como ótima/ boa;
  • De 56% para 46% entre os eleitores que não têm ninguém do domicílio recebendo benefícios do governo federal.

O segundo colocado na pesquisa é Jerônimo Rodrigues (PT), com 32% das intenções de voto, percentual superior ao indicado na primeira pesquisa, que foi de 13%. São 19 pontos percentuais de crescimento do candidato petista.

Jerônimo, por sua vez, cresce em todos os segmentos analisados, exceto entre os que avaliam a administração do atual governador como ruim/péssima. O crescimento foi maior entre mulheres, indo de 13% para 32%, e eleitores entre 45 a 59 anos (de 13% para 36%).

Em relação à pesquisa anterior, as intenções de voto de ACM Neto cresceram:

  • Mulheres, indo de 13% para 32%;
  • Eleitores de 45 a 59 anos, de 13% para 36%;
  • Eleitores com ensino fundamental, vai de 12% para 33%;
  • Com mais de 2 salários mínimos, indo de 13% para 35%;
  • Que se autodeclaram brancos, de 13% para 34%;
  • Católicos, passa de 16% para 36%;
  • Aqueles que avaliam a administração do atual governador como ótima/boa, indo de 19% para 48%.

Jerônimo, nessa pesquisa, ainda tem menções mais expressivas entre católicos (36%) em comparação a evangélicos (25%); moradores do interior do estado (35%) em relação aos que moram na Região Metropolitana de Salvador (26%) e cresce à medida que a avaliação do atual Governo do Estado melhora: tem 13% entre os eleitores que avaliam como ruim/péssima, 25% entre aqueles que fazem uma avaliação regular e 48% entre quem avalia positivamente.

Os demais candidatos apresentam intenções de voto distribuídas de maneira homogênea nos segmentos analisados.

O candidato João Roma (PL) possui 6%, índice que era de 7% no levantamento anterior.

O candidato Marcelo Millet (PCO) aparece com 1%, índice que foi de 2% na pesquisa anterior.

Nas últimas posições estão Kleber Rosa (PSOL) com 1% – mesmo índice da pesquisa anterior –, e Giovani Damico (PCB), que não pontuou nas duas pesquisas. Votos brancos e nulos somam 4%. Estão indecisos outros 8%.

A pesquisa é estimulada e os entrevistados responderam a seguinte pergunta: se a eleição para governador do estado da Bahia fosse hoje e os candidatos fossem estes, em quem você votaria?

O Instituto em Pesquisa e Consultoria (IPEC) ouviu 1.504 pessoas, entre os dias 20 e 22 de setembro, em 72 cidades do estado. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos, considerando um nível de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BA – 05576/2022 (TRE) e BR – 04999/2022 (TSE).

Veja o resultado da pesquisa

  • ACM Neto (União Brasil): 47%
  • Jerônimo Rodrigues (PT): 32%
  • João Roma (PL): 6%
  • Marcelo Millet (PCO): 1%
  • Kleber Rosa (PSOL): 1%
  • Giovani Damico (PCB): não pontuou
  • Branco ou nulo: 4%
  • Indecisos: 8%

Veja mais notícias do estado no g1 Bahia.

Ibotirama: Polícia Civil cumpre mandados em nova fase de operação que prendeu vereador

A Polícia Civil da Bahia, realizou nesta sexta-feira (23), uma nova fase da Operação Petúnia, onde investiga a morte de Marcello Leite Fernandes, de 39 anos, ocorrida em julho deste ano, em Ibotirama, no oeste da Bahia. Oito mandados de busca e apreensão e mandados de prisão estão sendo cumpridos no Centro da cidade e em uma aldeia indígena da região. Na primeira fase da operação, o presidente da Câmara de Vereadores do município, e um policial militar apontado como seu parceiro foram presos.

Eles seguem custodiados à disposição da Justiça. De acordo com Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), a investigação contra com diversas linhas de investigação. A linha principal é a do crime ter sido motivo por desentendimentos relacionados à política local entre a vítima e um dos investigados, mas outras possíveis motivações, como de disputas de terras.

“Após as duas primeiras prisões conseguimos elementos diante da análise do material apreendido, da escuta de testemunhas e oitivas, de modo a alcançar outros envolvidos no grupo criminoso. Os cumprimentos de hoje vão robustecer, ainda mais, a nossa investigação”, diz a diretora do DHPP, delegada Andréa Ribeiro.

A ação conta com policiais do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), da Coordenação de Operações Especiais (COE), da Polícia Federal (PF), do Departamento de Inteligência da Polícia Civil (DIP) e do Departamento de Polícia do Interior (Depin).

Ministério da Saúde discute incluir remédio mais caro do mundo, de cerca de R$ 6 milhões, no SUS

O Ministério da Saúde está discutindo a incorporação ao SUS do medicamento Zolgensma, considerado o mais caro do mundo. O remédio, aplicado em crianças com atrofia muscular espinhal (AME), custa em torno de R$ 6 milhões.

De acordo com o jornal o Globo, a pasta abriu uma consulta pública para que a sociedade se manifeste até 3 de outubro sobre a inclusão. A Conitec (comissão que avalia novas tecnologias), no entanto, deu parecer preliminar desfavorável à medida.

A recomendação cita que a comissão “observou uma incerteza na eficácia” em pacientes maiores de 6 meses e na “efetividade de longo prazo”. Também menciona preocupações com a segurança e o custo-benefício. Em paralelo, o ministério estuda restringir o direito de escolha dos pacientes ao tratamento. A comunidade AME advoga pela inclusão do remédio, aplicado em dose única.

O medicamento obteve sucesso no tratamento de crianças em outros países, sobretudo onde há triagem neonatal. No Brasil, poucos pacientes tiveram acesso, graças a decisões judiciais. A burocracia tem tornado complexo o processo para administração de outros medicamentos para a AME. Há dois disponíveis no SUS: Spinraza e Risdiplam.

Mas o acesso ainda não é amplo. As condições propostas pela Novartis, fabricante do Zolgensma, também são alvo de críticas. Quem atua em prol dos portadores de AME avalia que o preço e os critérios de parcelamento dificultam a sustentabilidade da cadeia de fornecimento.