Dia: 17 de agosto de 2022

Clínica clandestina de aborto é fechada pela polícia em Feira de Santana

Foto: Divulgação/Polícia Civil

Uma clínica clandestina de aborto foi fechada pela polícia em Feira de Santana, cidade do interior da Bahia. De acordo com a polícia, mulheres recebiam injeções com medicação que induzia a interrupção da gestação.

O suspeito de realizar os procedimentos, identificado como José Pamponet, está foragido. Outro homem, que fornecia os medicamentos para a clínica, foi preso. Ainda de acordo com a polícia, uma operação foi deflagrada em abril deste ano após uma denúncia anônima sobre o local.

A clínica funcionava na casa de José Pamponet, no bairro de Sobradinho, onde também já havia funcionado uma farmácia que atualmente está desativada. No local, foi apreendida uma grande quantidade de medicamentos.

A polícia ainda detalhou que Pamponet responde por venda de remédios falsificados. As injeções eram ministradas na clínica e a medicação era repassada para as gestantes ingerirem e aplicarem.

As mulheres identificadas, que realizaram o procedimento, foram interrogadas e serão indiciadas pelo crime, já que o aborto no Brasil só é permitido em casos de abuso sexual ou quando há risco de morte para a gestante.

Bahia Notícias/Paraná Pesquisas: ACM Neto venceria no 1º turno; Jerônimo chega a 18,2%

ACM Neto (União) 53,5%, Jerônimo Rodrigues (PT)18,2% e João Roma (PL) 11,1%. 

Uma nova rodada do levantamento Paraná Pesquisas, em parceria com o Bahia Notícias, aponta que o ex-prefeito de Salvador, ACM Neto (União), mantém a liderança na disputa pelo governo da Bahia e venceria o pleito em primeiro turno.

O ex-gestor aparece com 53,5% das intenções de voto, contra 18,2% do candidato Jerônimo Rodrigues (PT). O ex-ministro da Cidadania, João Roma (PL), fica na terceira posição com 11,1%.

Na comparação com a última pesquisa, divulgada no dia 5 de julho, a distância entre ambos diminuiu. À época, a diferença era 42,2%, enquanto a nova rodada mostra uma redução desse percentual para 35,3%.

O levantamento mostra uma queda de 4,5% das intenções de voto de ACM Neto e uma oscilação positiva de Jerônimo de 2,4% – dentro da margem de erro de 2,5%. Roma também oscilou positivamente 2%. Completam a lista Marcelo Millet (PCO), com 0,9%, Giovani Damico (PCB), com 0,4%, e Kleber Rosa (PSOL), com 0,2%.

Brancos e nulos marcam 9,1%, enquanto apenas 6,6% disseram não saber ou não responderam. A pesquisa também fez um levantamento espontâneo, quando o ex-prefeito de Salvador lidera com 24,2%. Jerônimo Rodrigues tem 9,6% e João Roma fica com 6,3%.

O governador Rui Costa, que não pode ser candidato à reeleição, foi citado por 0,8% e outros nomes citados somam 0,2%. Mais da metade dos 1.640 entrevistados ainda não decidiram em quem votar: 52,6% disseram não saber ou optaram por não responder.

O número de votos brancos e nulos chega a 6,3%. O levantamento foi realizado entre os dias 11 e 15 de agosto, em 70 municípios baianos, através de entrevistas pessoais. A margem de erro é de 2,5% e intervalo de confiança de 95%. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob número BA-05896/2022.

PARA REFLETIR: OS VALORES E AS ESCOLHAS

POR: Antônio Santana, professor, escritor e poeta.

PARA REFLETIR:

OS VALORES E AS ESCOLHAS

Ao longo da nossa caminhada de vida humana constantemente estamos fazendo ou buscando as nossas escolhas sejam elas boas ou ruins, ao certo é que temos que escolher algo, alguém ou alguma coisa para tocar em frente a nossa história social, cultural, sentimental, profissional, política e religiosa. No entanto, quem não faz escolhas não sabe o que quer e nem aonde quer chegar, sem saber se posicionar diante de uma decisão importante na vida.
Para responder a essa questão, a filosofia parte da noção de VALOR. Quando temos que decidir entre uma opção e outra, entre duas possibilidades, nós avaliamos, isto é, comparamos os prós e os contras e atribuímos diferentes valores a cada uma delas.
Então, escolhemos aquela que nos parece mais apropriada ás circunstâncias analisadas; ou, dizendo de outra forma, escolhemos aquela que nos parece ter mais valor. Porém, nem sempre é o que acontece no cotidiano da nossa vida dentro de uma sociedade plural cheia de novos conceitos e preconceitos a qual sentimos muitas dificuldades de entendimento e de tomada de decisão.
Vale ressaltar que, muitas vezes tomamos decisões precipitadas por influências de outras pessoas que nem sempre fazem parte do nosso convívio familiar, ou seja, não levamos em consideração a análise, a escuta e nem a compreensão do que venha a ser o valor, conforme demanda a filosofia na sua orientação.
Nesse sentido, podemos observar que temos um longo caminho a se percorrer antes mesmo de fazer e executar qualquer ESCOLHA, porque certamente terá impacto positivo ou negativo na minha, na sua, enfim, nas nossas vidas. Por isso, escolher bem e consciente, poderá contribuir para pensar uma sociedade melhor e um pouco mais justa para se viver no Brasil. Quando resolvemos fazermos escolhas sem critérios, acabamos por pagar um preço muito alto e que muitas vezes leva um tempo para que possamos corrigir os nossos erros por falta de humildade, dando espaço para o orgulho ou o capricho pessoal.