Dia: 16 de maio de 2022

Condeúba: As crianças buscando mais saber da nossa história

O Chefe de Gabinete Paulo Henrique juntamente com a vice-prefeita Mara Rúbia receberam a criançadinha no prédio Histórico da antiga Intendência

Nessa semana que passou, tivemos um grande movimento no Paço Municipal com a presença de nossas crianças que desejaram aprender um pouco mais sobre nossa história. Quero agora programar com a professora Joandina a possibilidade de marcarmos um bate papo sobre a Coluna Prestes. professora Joandina sempre disposta a ajudar, já se comprometeu atender o pedido do amigo Paulo Henrique no segundo simestre deste ano.

Interpretamos a vida esperando a resposta madura daquilo que nosso ego atribuí

Por Edtattoo

Interpretamos a vida esperando a resposta madura daquilo que nosso ego atribuí.
Por onde deves caminhar o pensamento que se perdeu dentre os versos susurrados aos ouvidos meus?
Será que na cautela em pronunciar meu nome eu perdi parte da rima que me transporta pra outro tempo?
Em cada instante conheço mais sobre mim, e quanto mais me conheço compreendo que nada sei. 
Certamente não sou desse tempo, pois o passado me atrai, o futuro me conforta e o presente me modifica.

Condeúba: Morreu a Sra. Anelita Rosa de Lima conhecida como “dona Nita” aos 80 anos de idade

Sra. Anelita Rosa de Lima conhecida como “dona Nita”, morreu aos 80 anos de idade

Morreu na manhã desta segunda-feira dia 16 de maio de 2022 às 5:00 horas, a Sra. Anelita Rosa de Lima conhecida como “dona Nita” aos 80 anos de idade. Segundo informações de familiares, a causa morte foi problemas cardíaco. Nita deixou viúvo o Sr. Mário Pinheiro de Lima e 6 filhos Pedro Pinheiro de Lima, Sivaldo Pinheiro de Lima, Maria Pinheiro de Lima, Elza de Lima Almeida, Zenilde Pinheiro de Lima e Edna Pinheiro de Lima além de 9 netos e 1 bisneta. O corpo está sendo velado na sua residencia à Rua Amazonas 252 Paulo VI, o enterro será amanhã cedo (17), às 8:00 horas, no Cemitério Municipal Barão José Egídio de Moura e Albuquerque na sede.

Atendimento: FUNERÁRIA SÃO MATHEUS

Nós do jornal Folha de Condeúba deixamos nossos profundos sentimentos aos queridos familiares da Sra. Nita, por eles estarem passando essa terrível dor, pela perca irreparável desse ente tão querido! Que o bom Deus a tenha ao seu lado para eternidade. Descanse em paz Sra. Nita.

Conquista: Justiça Eleitoral ouve testemunhas em ação que pode mudar composição da Câmara de Vereadores

Nesta segunda-feira, 16, a Juíza de Direito Elke Beatriz Carneiro Pinto Rocha, da 39° Zona Eleitoral, ouve as testemunhas da ação judicial que pode cassar o mandato do Vereador Dinho dos Campinhos.
A denuncia por fraude na de gênero foi protocolada na Justiça Eleitoral pelo candidato a vereador do Partido Comunista do Brasil (PCdoB), Adão Albuquerque, ainda em 2020.
A acusação é que o PP, partido do Vereador Dinho dos Campinhos registrou candidatas “laranjas” para atingir a cota 35% de candidaturas femininas.
A audiência será realizada a partir das 9h, no Salão do Júri do Fórum João Mangabeira, com a presença das testemunhas indicadas pelas partes, dos advogados e dos representantes partidários.

AÇÃO DO PRTB

Ao passo que a ação do PP caminha na Justiça Eleitoral, a contra o PRTB, partido do Vereador Orlando Filho, aguarda somente os últimos detalhes para seu desfecho.
No dia 14 de abril, a Justiça ouviu as testemunhas dessa ação, onde o partido também é acusado de utilizar candidatas “laranjas” para atingir a conta de 35% de mulheres.
Se for favorável ao Ministério Público, Orlando Filho perde sua cadeira na Câmara e em seu lugar entra o atual Secretário de Gestão e Inovação, Edvaldo Ferreira Junior.

A Folha de Condeúba parabéniza Maetinga pelos seus 37º aniversário de emancipação política administrativa

Junto com a prefeita Aline Aguiar e seu esposo, o vice-prefeito Valdívio, vereadores, secretários municipais, lideranças políticas, os prefeitos Delci (Cordeiros), Phellipe Brito (ituaçu), ex-prefeito Hélio Gambá (Presidente Janio Quadros), o deputado Marquinho Viana (PV) marcou presença em todos os eventos comemorativos dos 37 anos de emancipação política do município (14/05/22).

Falta de trem prejudica mineração na Bahia


O cenário da mineração na Bahia, não está crescendo. O principal motivo dessa estagnação é a falta de estrutura de logística para o escoamento da produção, dificultando a ampliação do mercado de exportação.

Dados de contribuição tributária, por exemplo, colocam o estado entre os três maiores arrecadadores da Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais (CFEM), mesmo assim, os modais de transporte de carga disponíveis estão aquém do progresso alcançado nos últimos anos.

Segundo o pesquisador e professor André Luis Melo, do Departamento de Engenharia de Transportes e Geodésia (DETG), da Escola Politécnica da Universidade Federal da Bahia (UFBA), na ponta inicial do escoamento da produção de minério, o modal rodoviário se destaca pela facilidade de acesso e curtas distâncias ao processo de exploração e avanço da extração do minério nas minas.

Entretanto, durante o processo de vazão do minério, o modal ferroviário se apresenta com o foco no transporte de grandes volumes em médias ou longas distâncias, geralmente conectando as minas e os portos.

“Neste meio de caminho’, a ferrovia precisa de infraestruturas ao longo do trecho ferroviário para implantar desde estações ferroviárias, terminais de carga e descarga, postos de abastecimento e até mesmo oficinas de manutenção de material rodante.

São essas estruturas e respectivas operações que demandam mão-de-obra qualificada e, consequentemente, contribuem para o desenvolvimento da economia das localidades”, explicou o pesquisador. O abandono dos trilhos prejudica a logística comercial e gera desinvestimentos na malha.

Ao longo dos anos, foram desativados os trechos Senhor do Bonfim-Juazeiro/Petrolina, Esplanada-Propriá, Mapele-Calçada, e parcial no Porto de Aratu, o que corresponde à perda de mais de 620 km.

Registros da Agência Nacional de Mineração (ANM) indicam que a Bahia gerou R$ 175 milhões em arrecadação da CFEM, em 2021. Esse resultado representa um aumento de 86%, ante os 94 milhões registrados em 2020.

Tanto no setor da mineração quanto da agricultura, existe uma expectativa também sobre a finalização das obras e funcionamento da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol), que vai ligar Ilhéus, no Sul da Bahia, ao Centro-Oeste para trazer a produção ao Porto Sul.

A ferrovia está dividida em três trechos, com mais de 1500 quilômetros. Segundo a ANTT, o primeiro trecho Ilhéus/BA – Caetité/BA, conta com mais de 75% de execução física da obra, que desde abril de 2021 é realizada pela Bahia Mineração S/A (Bamin).

A segunda etapa, que vai de Caetité/BA até Barreiras/BA, tem 45% das obras prontas e a terceira parte, Barreiras/BA – Figueirópolis/TO, ainda está na fase de revisão de estudos.

Para um estado de dimensões grandiosas como a Bahia, o transporte ferroviário de cargas é imprescindível, visto a sua capacidade de transportar grandes quantidades de produtos a granel, com eficiência energética e segurança.

Inscrições para o vestibular 2022 da Uesb terminam nesta segunda (16)


O período de inscrições para o Vestibular 2022 da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb) termina nesta segunda-feira (16). Para participar é preciso se inscrever pela internet no site e efetuar o pagamento do boleto até a data de vencimento.

As provas serão realizadas nos dias 5 e 6 de junho, em Itapetinga, Jequié e Vitória da Conquista, cidades onde a Uesb possui campus.

Após quase dois anos de pandemia de Covid-19, a universidade retoma a realização do vestibular com novidades, como a realização das provas pelo Instituto Avalia e a oferta exclusiva de cursos pelo processo seletivo.

No vestibular deste ano, a Uesb oferece 1.264 vagas em 47 opções de cursos. A seleção conta também com a reserva de vagas e cotas adicionais.