Dia: 10 de maio de 2022

Condutores de ambulância fará um movimento nacional no dia 10/06/2022

Estivemos falando com o Sr. Marcio Paes Jardim, popular “Marcio da Ambulância”, que é motorista de ambulancia em Condeúba, ele nos disse: “Esse PL nº 3829/2019 que será votado no dia 10 de junho próximo na Câmara Federal, data emque haverá uma manifestação nacional da categoria, no referido PL, contempla as reivindicações desse seguimento de trabalhadores, como por exemplo: que seja mudado o registro de motorista para condutor de ambulância, plano de carreira, reconhecimento da categoria, entre outros. Marcio disse também que já existe a Lei nº 1018 de 23 de janeiro de 2020, aprovada aqui no município de Condeúba, porém até agora nada foi mudado”, afirmou Marcio da Ambulância. 

Cordeiros: Morreu o ex-vereador e ex-vice-prefeito Amadeus Salomão Ribeiro

 

Sr. Amadeus Salomão Ribeiro

Morreu nesta tardde de terça-feira dia 10 de maio de 2022, o Sr. Amadeus Salomão Ribeiro. Amadeus foi vereador e vice-prefeito da cidade de Cordeiros. Ele deixou viúva a professora Maria Dulce. O velório será hoje (10), na Câmara Municipal até às 24:00 horas, depois segue o corpo para ser velado em sua residencia. O sepultamento será amanhã cedo (11), às 10:00 horas no Cemitério Munnicipal Jardim da Saudade em Cordeiros.

Nós do jornal Folha de Condeúba deixamos nossos profundos sentimentos aos queridos familiares do Sr. Amadeus, por eles estarem passando essa terrível dor, pela perca irreparável desse ente tão querido! Que o bom Deus o tenha ao seu lado para eternidade. Descanse em paz Sr. Amadeus.

Dia Mundial do Lúpus, é celebrado anualmente em 10 de maio


Uma doença complexa e de difícil diagnóstico. Por este motivo, as pessoas devem estar atentas aos seus primeiros sintomas (dor nas articulações, fadiga, inchaço, febre, vermelhidão na face) para que possam começar com o tratamento atempadamente.
A ideia da criação do Dia Internacional de Atenção à Pessoa com Lúpus surgiu justamente para conscientizar a população sobre a importância de se manter ciente sobre os aspectos desta doença.
Estima-se que existam aproximadamente 200 mil brasileiros com lúpus.
Algumas instituições e associações de combate ao lúpus realizam diversas atividades nesta data com o objetivo de ajudar a conscientizar as pessoas sobre a importância do reconhecimento e tratamento desta doença.
O que é Lúpus?
O lúpus é uma doença genética (não hereditária), o que quer dizer que há pessoas que estão predispostas a tê-la, mas não significa que uma mãe com lúpus terá um filho com a mesma doença. O lúpus pode ser desencadeado por fatores hormonais ou ambientais, é autoimune, não contagioso, infeccioso ou maligno, mas sim crônico.
Não existe cura para o lúpus, no entanto, pode ser controlado, de modo a manter a qualidade de vida do paciente.
FONTE:www.calendarr.com/brasil/dia-internacional-de-atencao-a-pessoa-com-lupus/

Cordeiros/Gameleira: Morreu o Sr. Belarmino José Novato conhecido por “Belo” aos 83 anos de idade

 

Sr. Belarmino José Novato conhecido por “Belo”, morreu aos 83 anos de idade

Morreu na manhã desta terça-feira dia 10 de maio de 2022 às 11h30min., o Sr. Belarmino José Novato conhecido por “Belo” aos 83 anos de idade. Segundo informações de familiares, a causa morte foi natural. Belo deixou viúva a Sra. Celedite Amélia Novato e 5 filhos Silvino, Cida, Sergio, José e Jivanildo além de 7 netos e 3 bisnetos. O corpo está sendo velado na sua residencia na Fazenda Gameleira, o sepultamento será amanhã cedo (11), às 10:00 horas no Cemitério Municipal da Alvorada.

Atendimento: FUNERÁRIA SÃO MATHEUS

Nós do jornal Folha de Condeúba deixamos nossos profundos sentimentos aos queridos familiares do Sr. Belarmino, por eles estarem passando essa terrível dor, pela perca irreparável desse ente tão querido! Que o bom Deus o tenha ao seu lado para eternidade. Descanse em paz Sr. Belo.

TEMA DO MAIO AMARELO 2022


Você sabia que também pode “salvar vidas”?

MA 22 destaca o poder de cada cidadão no cuidado com vidas em trânsito
Quando pensamos em pessoas com o dom de salvar vidas logo nos vêm à cabeça profissionais da área da saúde, bombeiros, socorristas entre tantos outros sempre presentes em ocorrências ou acidentes.
De fato, estes profissionais trazem na essência e na técnica do ofício esta capacidade e são o nosso conforto e esperança em momentos difíceis, mas se considerarmos que não colocar alguém em risco também é uma forma de salvar, chegamos à clara conclusão: QUALQUER UM PODE SALVAR UMA VIDA.
Ao sair de casa, todos nós temos que nos proteger e com isso, estamos salvando vidas, a sua e a de quem cruza seu caminho. Exatamente porque o contrário é verdadeiro: se você desrespeitar as regras, você coloca a sua vida em risco e também a vida de quem divide a rua ou a estrada com você.
Por isso, ao transitar, lembre-se do seu poder de salvar vidas e coloque respeito, responsabilidade e cuidado com as pessoas nos seus deslocamentos diários.
A união que fez a força
O Movimento Maio Amarelo vai explorar bastante essa reflexão. Vai lembrar a sociedade, o recente desafio que a pandemia da Covid-19 nos trouxe: uma completa mudança de comportamento da noite para o dia. De repente, nos trancafiamos dentro de casa, passamos a ter medo de nos encontrar com as pessoas mais próximas de toda nossa vida. Tivemos que abandonar os locais cotidianos como trabalho, escola, supermercado, salão de beleza, igreja e passar a cobrir o rosto e adotar o álcool em gel como adotamos o celular: ou seja, o tempo todo com ele.
Isto, porque entendemos a importância de cumprir certas regras para a nossa e a segurança de quem amamos. Então, em muito pouco tempo, aprendemos a fazer reuniões online, palestras online, dar aulas online, fazer compras online ou seja, mudamos radicalmente nosso dia a dia para nos proteger. Será que, entendendo que o trânsito tem riscos e pode nos machucar seriamente, não conseguimos também passar a cumprir as regras e salvar vidas??
Esse será o grande desafio do Movimento para esse 9º ano de conscientização por um trânsito mais seguro: mostrar à sociedade que todos nós, independente do nosso ofício, podemos salvar vidas, conhecendo e cumprindo as regras. A partir do momento em que estou caminhando na calçada, procurando uma faixa para atravessar, esperando minha vez no semáforo, com toda atenção e cuidado, estou preservando não só a minha vida, mas como a de todos que ali estão comigo. E essa lógica vale para quem está de bicicleta, de motocicleta ou num carro de passeio ou num veículo grande.
Por isso, o Movimento Maio Amarelo de 2022 faz um convite: junte-se aos profissionais tão importantes em toda sociedade, que dedicam sua vida para cuidar de outras e vamos juntos salvar vidas!
Planejamento
2022 começou com um grande avanço no que diz respeito às campanhas educativas de conscientização que todos os entes do SNT (Sistema Nacional de Trânsito) devem realizar ao longo do ano, conforme prevê o CTB (Código de Trânsito Brasileiro): o Contran (Conselho Nacional de Trânsito) definiu em setembro, quais temas devem ser trabalhados ao longo deste ano.
Isso, sem dúvida alguma, foi uma grande conquista para todos do SNT, pois assim já podemos pensar qual mensagem educativa iremos trabalhar durante o mês de maio, quando são realizadas com mais ênfase as ações de educação do Movimento Maio Amarelo. A Resolução 871/2021, de 13 de setembro, trouxe o slogan: “Juntos Salvamos Vidas” para que possamos refletir sobre isso neste 2022.
Com isso, desde o último trimestre de 2021, as equipes de Educação e de Comunicação do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária já trabalham na campanha que irá mobilizar toda a sociedade de Norte a Sul do país, durante o mês de maio.
FONTE: maioamarelo.com/revelamos-o-tema-do-maio-amarelo-2022/

Quase 57 mil recém-nascidos foram registrados sem o nome do pai

Brasília – Os cartórios brasileiros registraram, no início deste ano, o maior número de recém-nascidos identificados somente com o nome da mãe. De janeiro a abril, foram registrados 56,9 mil bebês por mães solo, o maior número em comparação com o mesmo período de anos anteriores.

De acordo com o levantamento, em 2018, foram registrados 51,1 mil recém-nascidos somente como o nome materno. No ano seguinte, foram 56,3 mil. Em 2020, o número diminuiu e passou para 52,1 mil. Em 2021, 53,9 mil crianças não tiveram o pai reconhecido na certidão de nascimento.

O estudo também aponta diminuição do total de nascimentos de recém-nascidos neste ano, totalizando 858 mil. Em 2018, foram 954,9 mil.

Os dados foram divulgados pela Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen-Brasil) e obtidos a partir do Portal da Transparência do Registro Civil. Na plataforma, é possível acessar o módulo Pais Ausentes, que mostra os registros realizados nos 7,6 mil cartórios do Brasil.

De acordo com regras determinadas pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), caso o pai não queira reconhecer o filho, a mãe pode indicá-lo com genitor no cartório, que deverá comunicar o fato aos órgãos competentes para início do processo de investigação de paternidade.

Publicado por: David Richard

Motoristas morrem após batida entre caminhões na BR-101, no sul da Bahia

Foto: Ednaldo Pinto

Dois motoristas morreram após uma batida entre os caminhões que eles dirigiam na noite de sábado (7), na BR-101, em trecho da cidade de Arataca, no sul da Bahia.

De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o acidente ocorreu por volta das 20h, no KM 565. Um dos caminhões transportava cargas de cerveja. Uma das vítimas foi identificada como Fábio Batista Barbosa, 41 anos, que dirigia o caminhão que transportava cervejas.

O corpo do motorista foi arremessado para fora do veículo. A outra vítima foi Dirceu da Silva, 46 anos, que dirigia o caminhão com placa capixaba. O corpo dele ficou preso às ferragens e foi retirado por moradores da região.

Os peritos técnicos removeram os corpos das vítimas para a sede do Departamento de Polícia Técnica (DPT) em Itabuna. A PRF investiga as causas do acidente. A pista ficou interditada nos dois sentidos entre 20h de sábado e 8h de domingo (8).

CONVÊNIOS REPASSAM RECURSOS DE EMENDAS DE WALDENOR E ZÉ RAIMUNDO PARA 8 MUNICÍPIOS

Os deputados Waldenor Pereira (federal) e Zé Raimundo (estadual) participaram de ato com o governador Rui Costa, na tarde desta segunda-feira, 9, no auditório da Secretaria Estadual de Infraestrutura (Seinfra), em Salvador. O evento foi realizado para assinatura de convênios de repasse de recursos de emenda parlamentar deles para oito municípios: Caculé, Mortugaba, Malhada, Planalto, Piripá, Carinhanha, Dom Basílio e Barra do Choça.

Os municípios estiveram representados pelos seus respectivos prefeitos: Caculé, Pedrão; Malhada Dr. Gimmy; Planalto, Cloves Andrade; Piripá, Flávio Oliveira; Mortugaba, Heráclito Mattos, Carinhanha, Chica do PT, Dom Basílio, Roberval Galego, e Barra do Choça, Oberdan Rocha.

O município de Piripá foi contemplado com recursos para construção de estádio de futebol, no valor R$ 1 milhão 881 mil 599. Enquanto Planalto, Malhada e Dom Basílio vão ganhar novos PSFs- Posto de Saúde da Família, cada qual no valor de 924 mil 390.

Caculé vai receber equipamentos de saúde no valor de R$ 215 mil; Mortugaba terá repasse no valor de R$50 mil 818,91 é Barra do Choça vai ganhar kites de parto e pós- parto, no valor de 85 mil, e Carinhanha terá R$ 100 mil para aquisição de equipamento de ultrassonografia.

Fotos: Ascom WZ

Brumado: Após denúncias de maus tratos, Vara da Infância e Juventude inicia vistoria em escolas


A Vara da Infância e Juventude iniciou em Brumado uma série de vistorias nas escolas da rede municipal de ensino. Em entrevista, o agente de proteção ao menor na cidade, Emanoel Araújo Lima, popular Manelão, disse que o órgão irá oficializar a Secretaria Municipal de Educação (Semec) acerca das fiscalizações.

“Não vamos informar dia e nem hora, mas vamos fazer essas fiscalizações de forma sistemática”, afirmou. Como há uma polêmica muito grande envolvendo a questão do tempo integral nas escolas, o agente explicou que a Vara da Infância e Juventude também quer entender todos os aspectos que cercam as denúncias nas escolas da rede.

“Queremos entender o que o pai tá querendo, o que a secretaria de educação tá querendo. É um trabalho de fiscalização”, pontuou. O trabalho foi iniciado pela Escola Municipal Oscarlina Oliveira Silva, onde, segundo Manelão, pais registraram denúncias até de maus tratos.

acheisudoeste