Dia: 31 de janeiro de 2022

Paróquia de Santo Antônio/Condeúba: A Comunidade do Olho d’Água reunida em Assembleia Geral Ordinária na Capela Senhor dos Passos

 

A Comunidade do Olho d’Água reunida em Assembleia Geral Ordinária na Capela Senhor dos Passos

A coordenadora da Comunidade do Olho d’Água Angelina Maria da Costa, comandou os trabalhos da realização de uma Assembleia Geral Ordinária na Capela Senhor dos Passos na Comunidade do Olho d’Água, neste domingo a tarde dia 30 de janeiro de 2022.

Angelina disse que já faz parte do calendário da Comunidade, esse encontro todo início de ano. Os principais objetivos dessa assembleia, foram primeiramente para fazer uma análise dos diversos trabalhos realizados pelos leigos da comunidade, no decorrer do ano de 2021. 

Primeiro foram consultados, os lideres de grupos liturgicos, os quais tiveram a oportunidade de falar, reclamar e reivindicar da coordenação mais apoio dos demais colegas para participar neste ano dos grupos. Assim foi feito também para todos os grupos dos catequistas, os quais reivindicaram mais apoio, e tão logo a coordenadora solicitou nomes para assembleia, de pronto apareceram pessoas dispostas a ajudar, assim sendo, esses grupos terão mais uma pessoa como reforço para trabalhar a partirde agora.

A coordenadora abriu espaço para todos falar e alguns usaram das falas parabenizando a equipe pelos muitos trabalhos realizados no decorrer deste ano de 2021, em pleno vigor da pandemia. Assim Angelina agradeceu a presença de todos e pelas muitas colocações feitas, inclusive criticas construtivas, mostrando a possibilidade de melhorar os trabalhos. A coordenadora solicitou da assembleia um pouco mais de pasciencia até finalizar a ata, pois, todos os presentes são nescessário assinar esta ata e assim aconteceu, após a leitura feita pela Secretária Gisele Cordeiro.

Fotos: Oclides/JFC Continue lendo

Itororó/BA: Atleta condeubense foi o grande vencedor da corrida “Trail Run” 5km

 

O atleta condeubense Gilberto popular “Beto”, foi o grande vencedor na faixa etária dos 40 a 49 anos correndo 5 kms. 

Foi realizado neste domingo pela manhã dia 30 de janeiro de 2022, na cidade de Itororó Bahia, a corrida de ruas “Trail Run” com 5 e 10 kms. O atleta condeubense Gilberto popular “Beto”, foi o grande vencedor na faixa etária dos 40 a 49 anos correndo 5 kms.

Disse Beto: “Todas essas sequencias de vitórias em minha carreira, agradeço primeiramente a Deus e depois aos meus patrocinadores e apoiadores, a todos sou muito grato.  Aos Postos de combustíveis Condeuba e Ringo, Biofarma e Beatriz Calçados e aos apoiadores Prefeitura de Condeúba e Jornal Flha de Condeúba.

Nadal é campeão do Australian Open e se torna maior vencedor de Grand Slams

Ficaram para trás cinco sets sob forte calor, um adversário talentosíssimo e 10 anos mais jovem. Neste domingo, Rafael Nadal provou que continua sendo um dos maiores da história do tênis. Com uma virada maiúscula sobre Daniil Medvedev, em 5h24 de jogo e parciais de 2/6, (5)6/7, 6/4, 6/4 e 7/5, o espanhol sagrou-se bicampeão do Australian Open e se tornou o maior vencedor de Grand Slams no masculino. Agora são 21 troféus de Majors.

O Touro Miúra tornou-se ainda o segundo tenista a conquistar ao menos dois títulos nos quatro torneios. Além dos dois títulos do Australian Open (o primeiro em 2009), Nadal ostenta 13 em Roland Garros, dois em Wimbledon e quatro no US Open. Federer e Djokovic, que não jogaram em Melbourne este ano, têm 20 títulos de Grand Slam cada.

A atuação deste domingo soa ainda mais inacreditável pelos últimos meses. Nadal quase não jogou no segundo semestre de 2021, e em setembro apareceu de muletas após mais um tratamento para uma lesão crônica no pé esquerdo. Pensou em se aposentar. Voltou, mas enfrentou a Covid em dezembro. Voltou de novo e teve uma das maiores atuações da carreira. Um monstro.

Com a derrota, Medvedev perdeu a chance de assumir o posto de número 1 no mundo no dia 21 de fevereiro, quando os pontos do Australian Open de 2021 seriam descontados. Ainda assim, o vice-campeonato somado à ausência de pontos de Djokovic o aproximam significativamente do topo do ranking.

FONTE:ge.globo.com/tenis/noticia/nadal-e-campeao-do-australian-open-e-se-isola-como-maior-vencedor-de-grand-slams.ghtml

Em 31 de janeiro é celebrado o Dia Nacional das Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPN)

A RPPN é uma categoria de Unidade de Conservação criada em áreas privadas, e a iniciativa parte dos proprietários de terra, pessoas físicas ou jurídicas, que reconhecem o valor ambiental de sua propriedade. O objetivo é conservar a biodiversidade do local, assumindo o compromisso de proteger a natureza. Para o proprietário, o importante é que após ser reconhecida como uma RPPN, não há desapropriação ou alteração dos direitos de uso da área, pois são criadas em caráter perpétuo. Há também a isenção do Imposto Territorial Rural (ITR), a possibilidade de desenvolver determinadas atividades, como o ecoturismo, a educação ambiental e a pesquisa científica, e a prioridade na análise dos projetos, pelo Fundo Nacional do Meio Ambiente – FNMA, entre outros benefícios.
Para ser reconhecida como RPPN, a área deve apresentar atributo ambiental que justifique sua criação, como a presença de vegetação nativa que represente o bioma da região. Além disso, recursos hídricos, tais como nascentes e cursos d’água, a mata ciliar, a fauna e flora e a paisagem são aspectos que contribuem para compor as características da reserva. Elas podem ser criadas em áreas rurais e urbanas, não havendo tamanho mínimo para seu estabelecimento.
As RPPN são uma categoria de área protegida criada por decreto em 1990, e passaram a ser consideradas Unidades de Conservação no ano 2000, com a publicação da Lei 9.985, que instituiu o Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC). Desde então, as RPPNs se espalharam por todo o Brasil e alcançaram todos os estados e biomas brasileiros. Por meio de legislações específicas, diversos estados e municípios também regulamentaram a criação de Reservas em seus territórios. Em São Paulo, elas já somam 105a RPPN instituídas.
No Estado de São Paulo, além das 52 RPPNs reconhecidas pela Fundação Florestal, que perfazem 17.372,67 ha, constam ainda 47 áreas protegendo 4.392,57 ha, criadas pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e uma, reconhecida pela Prefeitura da Cidade de São Paulo, com 2,5 ha. O universo total de área protegida pelas RPPNs em solo paulista é de 21.767,74 hectares.
Esta estratégia de proteção é muito importante para a conservação dos biomas brasileiros, como o da Mata Atlântica, onde 80% do que resta da vegetação original está em propriedades privadas. No Estado São Paulo, atualmente, restam apenas 17,5 % de vegetação natural, segundo o Inventário Florestal do Estado de São Paulo (IF/SMA, 2010). Desse total, cerca de 77%, aproximadamente 3,34 milhões de hectares, encontram-se em propriedades particulares, fazendo com que a criação de RPPN seja um importante instrumento para a conservação da biodiversidade em terras paulistas.
É possível visitar uma RPPN? Depende do proprietário da área. Muitos criam estratégias para desenvolver turismo ecológico e ações de Educação Ambiental, permitindo que o público possa usufruir do espaço da RPPN.
A criação de RPPN é uma iniciativa de conservação voluntária, e, portanto, uma grande ação individual de um proprietário de terra para a preservar o meio ambiente e a biodiversidade, gerando benefícios a todos nós.
FONTE:www.infraestruturameioambiente.sp.gov.br/educacaoambiental/31-de-janeiro-dia-nacional-das-reservas-particulares-do-patrimonio-natural-rppn/

Condeúba: A Secretaria de Saúde informa o boletim da covid-19 hoje (31), aumentou ONZE casos

Segundo o gráfico divulgado pela Coordenação da Vigilância Epidemiológica, informa que aumentou de 1608 para 1619 os que foram infectados pelo covid-19 no município sede de Condeúba. Sendo 27 óbitos, 1539 já foram curados e 53 os casos ativos. Suspeitos 4.640, aguardam coleta 34, aguarda resultado 102 e descartados laboratorialmente 2.885.