Dia: 19 de janeiro de 2022

Condeúba/Faz. Mamão: Morreu a Sra. Izaurina Pereira de Oliveira

 

Morreu nesta manhã de quarta-feira dia 19 de janeiro de 2022 às 7:00 horas, a Sra. Izaurina Pereira de Oliveira. O corpo está sendo velado na Fazenda Mamão na residencia da sobrinha, o sepultamento será amanhã cedo (20), às 7:00 horas no Cemitério Municipal do Distrito da Mandassaia.

Atendimento: FUNERÁRIA SÃO MATHEUS

Nós do jornal Folha de Condeúba deixamos nossos profundos sentimentos aos queridos familiares da Sra. Izaurina, por eles estarem passando essa terrível dor, pela perca irreparável desse ente tão querido! Que o bom Deus a tenha ao seu lado para eternidade. Descanse em paz Senhora Izaurina.

Condeúba: A Secretaria de Saúde informa o boletim da covid-19 hoje (19), aumentou ONZE casos

Segundo o gráfico divulgado pela Coordenação da Vigilância Epidemiológica, informa que aumentou de 1468 para 1479 os que foram infectados pelo covid-19 no município sede de Condeúba. Sendo 27 óbitos, 1411 já foram curados e 41 os casos ativos. Suspeitos 4.388, aguardam coleta 69, aguarda resultado 73 e descartados laboratorialmente 2.767.

Condeúba/Morrinhos dos Farias: Morreu a Sra. Elita Rosa de Jesus Barbosa aos 77 anos de idade

 

Sra. Elita Rosa de Jesus Barbosa, morreu aos 77 anos de idade

Morreu nasta madrugada de quarta-feira dia 19 de janeiro de 2022 às 04h30min., a Sra. Elita Rosa de Jesus Barbosa aos 77 anos de idade. Segundo informações de familiares, a Sra. Elita já estava há algum tempo doente e tinha Alzheimer. Ela rea viúva do Sr. Carolino Ferreira Barbosa e deixou 3 filhos: Maria, Atelina e José além de 5 netos e 1 bisneto. O corpo está sendo velado na sua residencia na Fazenda Morrinhos dos Farias e será sepultada hoje (20), às 17h30min., no Cemiterio Municipal dos Morrinhos de Farias.

Atendimento: FUNERÁRIA SÃO MATHEUS

Nós do jornal Folha de Condeúba deixamos nossos profundos sentimentos aos queridos familiares da Sra. Elita, por eles estarem passando essa terrível dor, pela perca irreparável desse ente tão querido! Que o bom Deus a tenha ao seu lado para eternidade. Descanse em paz Senhora Elita.

Cordeiros: Morreu o Sr. Nelson Luz aos 82 anos de idade

Morreu na manhã desta quarta-feira dia 19 de janeiro de 2022 às 10:00 horas, o Sr. Nelson Luz aos 82 anos de idade. Ele era tio do Prefeito Delci Luz e deixou viúva a Sra. Maria Luz e 10 filhos: Nilson, Nelci, Nilva, Nilza, Nilton, Elias, Ediméia, Newton, Nildo e Noelainy além de 21 netos e 1 bisneto. Seu corpo está sendo velado na residencia à Rua Florindo Ribeiro, o sepultamento será amanhã cedo (20), às 10 horas no Cemiterio Municipal Jardim da Saudade em Cordeiros.

Atendimento: FUNERÁRIA SÃO MATHEUS

Nós do jornal Folha de Condeúba deixamos nossos profundos sentimentos aos queridos familiares do Sr. Nelson, por eles estarem passando essa terrível dor, pela perca irreparável desse ente tão querido! Que o bom Deus o tenha ao seu lado para eternidade. Descanse em paz Senhor Nelson.

Condeúba/Faz. Campinhos: Morreu o Sr. Arlindo Tolentino Pereira aos 79 anos de idade

Sr. Arlindo Tolentino Pereira, morreu aos 79 anos de idade

Morreu na madrugada desta quarta-feira dia 19 de janeiro de 2022 às 5:00 horas, o Sr. Arlindo Tolentino Pereira aos 79 anos de idade. Segundo informações de familiares, o Sr. Arlindo teve uma parada cardíca e não resistiu foi a óbito.

Sr. Arlindo deixou viúva a Sra. Maria Flores Pereira e 10 Filhos Aulerindo (In memória), Hilda, Armênio (In memória), Almir, Iraci, Atamir, Adair, Vanusa, Marlene e Márcia além de 23 netos e 11 bisnetos. O corpo está sendo transladado de Vitória da Conquista para Condeúba, tão logo ele chegue será feito um cortejo em torno da Gruta de Nossa Senhora Aparecida, em seguida será sepultado por volta das 19:00 horas no Cemitério Municipal Barão José Egydio de Moura e Albuquerque na sede.

HISTÓRICO:- Sr. Arlindo nasceu na Fazenda Santo Antônio, mas logo mudou com seus pais para a Fazenda Campinhos onde se criou, casou-se e criou também seus 10 filhos sempre morando no mesmo local. O Sr. Arlindo era um homem que amava a roça e a natureza, ele se enchia de orgulho quando era reconhecido como um pequeno agricultor. Por tanto, morreu um dos maiores defensores da agricultura familiar, ele que tanto defendeu os colegas trabalhadores rurais e os homens do campo de modo em geral. Sr. Arlindo deixou uma grande lacuna entre seus amigos e parentes com os corações partidos de sentimentos por sua morte.

Atendimento: FUNERÁRIA SÃO MATHEUS

Nós do jornal Folha de Condeúba deixamos nossos profundos sentimentos aos queridos familiares do Sr. Arlindo, por eles estarem passando essa terrível dor, pela perca irreparável desse ente tão querido! Que o bom Deus o tenha ao seu lado para eternidade. Descanse em paz Senhor Arlindo.

Afetados pela chuva vendem nas redes sociais doações entregues pela prefeitura

Um anuncio de venda gerou muita revolta e indignação nesta semana em nossa região. Isso porque, um grupo de desabrigados pelas chuvas, que foi beneficiado com o programa Itapetinga de Volta para Casa, estava comercializado os produtos nas redes sociais. A prefeitura informou que já realizou denúncia contra os identificados.

Segundo informações, a polícia civil foi acionada e já teria identificado o homem que oferecia fogão e colchão em um grupo local. Além dele outras pessoas passaram a ser investigadas.

Os moradores receberam um fogão, dois colchões, dois travesseiros, três cestas básicas, além roupas de banho e cama, água, leite e de kits de higiene e limpeza. O programa Itapetinga de Volta para Casa tem o objetivo de ajudar a população a reconstruir suas vidas oferecendo o mais essencial para recomeçar.

O número de mortes causadas pelas enchentes que atingiram a Bahia subiu para 27. Segundo o governo da Bahia divulgou, nesta segunda-feira (17), o último óbito trata-se de um homem de 72 anos, que se afogou no assentamento São Francisco, na margem do Rio Grande, zona rural de Barra, no oeste da Bahia.

Apesar da morte ter ocorrido no último dia 7, a Superintendência de Proteção e Defesa Civil da Bahia (Sudec) só foi informada neste domingo (16).

Servidor é demitido após ir ao motel com carro da prefeitura de São José do Jacuípe

Foto: Reprodução/G1

Um funcionário público do município São José do Jacuípe, no interior da Bahia, foi demitido nesta segunda-feira (17) após utilizar o veículo da prefeitura para frequentar um motel em Jacobina.

De acordo com o G1, um vídeo feito por testemunhas e publicado nas redes sociais mostra o momento que o funcionário deixa o motel localizado na cidade que fica a cerca de 76 km de São José do Jacuípe.

O nome do funcionário não foi revelado, mas por meio de nota, a prefeitura de São José do Jacuípe afirmou que quem conduzia o veículo era um funcionário público e disse que ele agiu de forma contrária às normas estabelecidas por lei.

Por isso, o homem foi desligado da administração pública municipal. “Assim como o prefeito, os funcionários têm o compromisso firmado com a população e deve honrá-lo, prestando serviços de qualidade e respeitando os cidadãos do município”, escreveu Alberlan Peris Moreira da Cunha, prefeito da cidade.

Comissão Especial de Enfrentamento à Covid-19 trabalhou com estratégias de fiscalização no combate à doença

CMVCCom o objetivo de fiscalizar as ações das gestões municipal e estadual no combate ao coronavírus, a Comissão Especial de Enfrentamento à Covid-19 é composta pelos vereadores Orlando Filho (PRTB) – presidente; Edjame – Rosa Bibia (MDB), Ivan Cordeiro (PTB) e o Delegado Marcus Vinicius (Pode), Chico Estrella (PTC), representando a Bancada de Situação, e os vereadores Viviane Sampaio (PT) e Ricardo Babão (PCdoB), representando a Bancada de Oposição,.

A primeira ação da comissão foi uma visita a todos os pontos onde estavam sendo vacinados os idosos entre 84 e 86 anos, no início de 2021.

Outra atividade realizada por essa comissão foi uma reunião, por meio de videoconferência extraordinária, para apresentar o resultado da análise bioestatística que apontou o cenário da Covid-19 no município ao Comitê de Representação Civil e Institucional. Além disso, também foram pautadas medidas restritivas como forma de prevenção à doença e o funcionamento das atividades econômicas, principalmente o comércio, carro-chefe da economia conquistense.

Enquanto estratégias de prevenção, a Comissão de Especial de Enfrentamento à Covid-19 elaborou um plano de atividades a serem realizadas, tais como, uma reunião com o coordenador do Comitê de Crise, Kairan Rocha, com a secretária de Saúde, Ramona Cerqueira; reunião com diretores de hospitais, além de reunião com deputados estaduais e federais. Ainda, fiscalização de locais que apresentassem aglomerações.

Na mesma semana em que a comissão estabeleceu essas metas, foram realizadas visitas em alguns hipermercados da cidade para verificar se os protocolos de segurança do Ministério da Saúde e das secretarias de saúde do Estado e do Município estavam sendo cumpridos nesses locais, visto que, devido à Semana Santa, aglomerações nesses ambientes eram previstas.

No início de abril aconteceu uma videoconferência com os deputados estaduais Zé Raimundo (PT), Josafá Marinho (PATRIOTA) e Ângelo Almeida (PSB) e os deputados federais Waldenor Pereira (PT), Daniel Almeida (PCdoB) e Jorge Solla (PT), além de diretores dos hospitais conveniados ao SUS, em Vitória da Conquista. Dentre os assuntos discutidos na reunião, a vereadora Viviane Sampaio apontou a dificuldade enfrentada para conseguir medicamentos usados na intubação de pacientes em hospitais conveniados ao SUS e a hiperinflação dos insumos.

Ainda no primeiro semestre do ano, a comissão visitou as instalações onde estavam sendo realizadas as aulas dos alunos da Guarda Municipal, depois da informação que três estudantes havia sido infectados com o novo coronavírus. Os membros da comissão também se reuniram para definir a agenda de trabalhos e pedir medidas mais duras no enfrentamento à doença.

Já no segundo semestre de 2021, entre as ações pautadas por essa comissão estão a cobrança de celeridade na vacinação dos públicos ainda não imunizados e uma reunião para abordar a situação das escolas municipais e adequações para o retorno às aulas.

ISTO SIM, OS VEREADORES EXECENDO SUAS VERDADEIRAS FUNÇÕES.

MP-BA aciona empresas de telefonia por compartilhamento de dados

As quatro maiores operadoras de telefonia do Brasil, Oi, Vivo, Tim e Claro, foram acionadas pelo Ministério Público da Bahia (MP-BA) por compartilharem indevidamente dados pessoais de clientes no estado. A ação civil pública foi anunciada pelo órgão na segunda-feira (17).

A promotora Joseane Suzart afirma que informações compartilhadas de modo indevido têm contribuído para fraudes e causado incômodo aos consumidores. Além disso, acarreta em “incessantes e inoportunas” chamadas telefônicas.

O Ministério Público solicitou informações à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), que confirmou que as operadoras não agem de acordo com as regras referentes à proteção de dados pessoais.

Em seguida, o MP solicitou medida liminar para obrigar operadoras a cumprirem as regras básicas para o tratamento de dados pessoais. Ainda de acordo com o MP, outras ações devem ser tomadas para evitar as ligações indesejadas.

O órgão não detalhou quais serão as medidas, mas acrescentou que as empresas devem observar a maneira como lidam com as informações privadas dos clientes.

O Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia (Conexis) disse que as prestadoras de telecomunicações possuem compromisso com os padrões de segurança da informação e privacidade de dados, e monitoram constantemente seus sistemas e requisitos técnicos, operacionais, legais e regulatórios associados à gestão de dados.

A rede de operadoras disse também que, como parte dos procedimentos de segurança das empresas, os setores de telecomunicações, financeiro, de internet, comércio e varejo lançaram, em 2020, uma campanha com dicas e informações à população sobre a importância de se adotar cuidados com a segurança dos dados pessoais.

Juiz da 2a Vara da Família visita Complexo de Escuta Protegida

Secom/PMVCNa manhã desta terça-feira (18), o Complexo de Escuta Protegida recebeu a visita do juiz da 2ª Vara da Família, Pablo Vinícius de Novaes, e da escrivã, Gabriela Pinto Gonçalves.

O objetivo da visita foi de conhecer o novo espaço e também de verificar a possiblidade de realização das audiências que tratem sobre os casos de alienação parental, uma forma de violência contra criança e adolescente tipificado no Estatuto da Criança e do Adolescente (Eca).

Durante a visita, o secretário de Desenvolvimento Social, Michael Farias, e a coordenadora da Rede de Proteção e Defesa da Criança e Adolescente, Carla Mascarenhas, apresentaram as instalações aos visitantes e conversaram sobre o funcionamento do Complexo de Escuta e de como o Município vem se estruturando para garantir a proteção às crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de violência. Continue lendo