Dia: 15 de janeiro de 2022

Condeúba/Baixão de Fideles: Morreu o jovem Odaildo Soares Dias aos 42 anos de idade

 

O jovem Odaildo Soares Dias, morreu aos 42 anos de idade

Morreu nesta noite de sábado dia 15 de janeiro de 2022 às 19:00 horas, o Sr. Odaildo Soares Dias aos 42 anos de idade. Segundo informações de familiares, ele foi dado entrada no Hospital Municipal de Condeúba com suspeita de intoxicação, por isso, seu corpo será removido para o IML de Conquista para processar diagnostico da causa morte. Odaildo deixou um filho e seus pais Sr. Tião e dona Alzira além de 6 irmãos, ele morava no Baixão de Fidelis. O corpo será sepultado hoje (17), pela manhã às 8:00 horas no Cemitério Municipal Barão José Egydio de Moura e Albuquerque na sede.

Atendimento: PAX ETERNA FUNERÁRIA

Nós do jornal Folha de Condeúba deixamos nossos profundos sentimentos aos queridos familiares do Sr. Odaildo, por eles estarem passando essa terrível dor, pela perca prematura e irreparável desse ente tão querido! Que o bom Deus o tenha ao seu lado para eternidade. Descanse em paz Jovem Odaildo.

Conquista: Após muitos imbróglios durante a gestão Herzem Gusmão, Sheila Lemos inclui Conselho de Saúde no orçamento

Durante a pandemia de Coronavírus, especialmente nos primeiros meses de restrições, a gestão do então prefeito Herzem Gusmão, optou por não seguir algumas recomendações feitas pelas organizações de saúde, incluindo o Conselho Municipal de Saúde de Vitória da Conquista. Além da pandemia, o Conselho reclamou por diversas vezes que os conselheiros não estavam sendo consultados para a tomada de decisões sobre a saúde municipal.

,0Com o governo Sheila Lemos, uma nova era pareceu ter se iniciado entre o Conselho e a administração pública. No mês de abril de 2021, a prefeita de reuniu com a entidade, reafirmando o diálogo e dando o tom da relação que seria estabelecida com o Conselho.

Com as chuvas e os graves danos registrados em várias partes da cidade, o Ministério da Saúde anunciou um repasse de R$ 4.436.957,44 para o município. O valor é o dobro do recurso enviado anteriormente.

Com isso, a prefeita incluiu o Conselho Municipal de Saúde no orçamento, com a publicação no Diário Oficial do Município de R$ 200 mil para melhorias na entidade. Com o anúncio do investimento, a gestora mais uma adota uma postura diferente do ex-prefeito, que havia cortado todos os investimentos na entidade.

Condeúba: A Secretaria de Saúde informa o boletim da covid-19 hoje (15), aumentou TRÊS casos

Segundo o gráfico divulgado pela Coordenação da Vigilância Epidemiológica, informa que aumentou de 1420 para 1423 os que foram infectados pelo covid-19 no município sede de Condeúba. Sendo 26 óbitos, 1376 já foram curados e 21 os casos ativos. Suspeitos 4.290, aguardam coleta 84, aguarda resultado 137 e descartados laboratorialmente 2.646.

Condeúba: Morreu o Sr. Santino Lima Guimarães aos 67 anos de idade

 

SR. Santino Lima Guimarães, morreu aos 67 anos de idade

Morreu nesta tarde de sexta-feira dia 15 de janeiro de 2022 às 13h30min., o Sr. Santino Lima Guimarães aos 67 anos de idade. Segundo informações de familiares, o Sr. Santino teve morte natural, tendo em vista que ele já vinha acamado há muitos anos. Ele era solteiro e deixou os irmãos Terezinha Guimarães e o ex-vereador Luis Guimarães. O corpo está sendo velado no Memorial São Matheus, o sepultamento será amanhã cedo (16), às 08:00 horas no Cemitério Municipal do Povoado de Itumerim, local onde ele nasceu.

Atendimento: FUNERÁRIA SÃO MATHEUS

Nós do jornal Folha de Condeúba deixamos nossos profundos sentimentos aos queridos familiares do Sr. Santino, por eles estarem passando essa terrível dor, pela perca irreparável desse ente tão querido! Que o bom Deus o tenha ao seu lado para eternidade. Descanse em paz Senhor Santino.

Secretaria Municipal de Saúde informa sobre acesso ao medicamento Tamiflu para pacientes com síndrome gripal

Com o aumento de casos de Influenza A no município a procura pelo medicamento Oseltamivir (Tamiflu) tem sido grande nas farmácias da Família, mas o estoque disponibilizado pelo Ministério da Saúde foi muito pequeno e não é suficiente para atender à grande demanda.

O medicamento é utilizado para o tratamento da síndrome gripal em pacientes que apresentam fatores de riscos e para Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), conforme Protocolo de Tratamento da Influenza estabelecido pelo Ministério da Saúde. A prescrição médica deve ser considerada baseada em julgamento clínico, preferencialmente nas primeiras 48 horas após o início da doença, além dos medicamentos sintomáticos e da hidratação, independentemente da situação vacinal, mesmo em atendimento ambulatorial.

Assim, a Assistência Farmacêutica da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) estabeleceu um novo fluxo para retirada desse medicamento e reforçou a orientação a todos os médicos da rede municipal, sobretudo os que atuam no Gripário Municipal, sobre a necessidade de seguir rigorosamente o protocolo para o uso racional do medicamento. “É uma forma de priorizar os pacientes de risco que, de fato, necessitam do tratamento com o Tamiflu”, ressaltou Halanna Ferraz, coordenadora da Assistência Farmacêutica.

Neste momento, o Oseltamivir (Tamiflu) não está disponível para dispensação nas farmácias da Família, mas apenas na farmácia do Gripário Municipal. Assim, os pacientes para serem atendidos no Gripário deverão ser encaminhados pelo Call Center ou pelas unidades de saúde. Após a consulta, se identificada a necessidade de uso do Tamiflu, este será prescrito e realizada a dispensação para o paciente.

Os pacientes em internamento hospitalar na rede SUS que têm prescrição de Tamiflu terão acesso ao medicamento na própria instituição. Para os pacientes internados em hospitais da rede privada, a garantia do acesso é de competência da referida unidade hospitalar e, em caso de indisponibilidade do medicamento no hospital, a coordenação deve entrar em contato com a Central de Abastecimento Farmacêutico do município (este fluxo se mantém sem alteração).

Para notificação – notifica.pmvc.ba.gov.br ou (77) 3429-3450.

Bahia registra 234% de aumento de resultados positivos em testes de Covid-19 em janeiro de 2022

Foto: Divulgação/Sesab

A Secretaria Estadual de Saúde da Bahia divulgou dados, nesta quinta-feira (13), onde registra um crescimento de 234% de resultados positivos em testes de Covid-19 entre 1º a 12 de janeiro de 2022.

Segundo a Sesab, o Laboratório Central de Saúde Pública da Bahia (Lacen) tem analisado mais de 3 mil exames de RT-PCR diariamente. Segundo o órgão, a cada 100 exames, o número saltou de 6,55 testes positivos para 21,93 neste período.

A secretaria ainda destaca que esse percentual de positividade só havia sido registrado anteriormente em outubro de 2021. O número de casos ativos no estado chegou a 6.174 casos na quarta-feira (12), o maior desde julho de 2021.

Prefeita vistoria asfaltamento de ruas nos Campinhos. Obra termina em uma semana

A Prefeitura de Vitória da Conquista começou, hoje (14) a colocar asfalto em três ruas do bairro Campinhos, L, E e M. As vias ficam no entorno da Escola Municipal Celina de Assis Cordeiro.

A prefeita Sheila Lemos esteve no local para vistoriar o andamento dos serviços, acompanhada Diego Gomes, presidente da Empresa Municipal de Urbanização de Vitória da Conquista (Emurc), responsável pela obra, e do secretário de Infraestrutura Urbana (Seinfra), Jackson Yoshiura. “Este foi um compromisso firmado com a comunidade, que hoje torna-se realidade. E temos muito mais previsto para esta região, para beneficiar as milhares de pessoas que residem aqui”, disse a prefeita.

Segundo Diego Gomes, são 2.200 m² de asfalto e as ruas receberão ainda meio-fio e sinalização. “Começamos a obra na quarta-feira e em cerca de oito dias esta parte da obra, que é o asfaltamento, estará pronta e na próxima semana colocaremos o meio-fio”, explicou o presente da Emurc.

Decreto vai penalizar estabelecimentos que desrespeitarem limite de público em eventos na Bahia

Está publicado no Diário Oficial do Estado, edição desta sexta-feira (14), o decreto determinando que o Corpo de Bombeiros Militar da Bahia observe a aplicação de penalidades a estabelecimentos que descumprirem o limite máximo de público nos eventos realizados no estado.

As punições são: advertência escrita; multa; embargo, temporário ou definitivo, de obras e estruturas; interdição total ou parcial de obras, eventos, estabelecimentos, máquina ou equipamento e cassação do Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB).

Na última segunda-feira (10), após reunião com a secretária de Saúde, Tereza Paim, o governador Rui Costa decidiu reduzir de 5 mil para até 3 mil o número máximo de pessoas em eventos em todo o território baiano, incluindo estádios de futebol. O decreto foi publicado na terça-feira (11) e vale até o dia 25 de janeiro.

Além do número máximo de 3 mil pessoas, os eventos devem obedecer à regra de lotação máxima de 50% da capacidade de cada local. Estão mantidas no decreto as obrigatoriedades da comprovação de vacinação contra a Covid-19 e do uso de máscara pelo público e demais participantes dos eventos.

Essa exigência se estende a bares e restaurantes, que devem exigir dos clientes o comprovante de vacinação. A decisão pelo reforço de medidas de maior restrição ocorre para tentar conter o aumento dos registros de H3N2 e de casos de infecção pelo coronavírus.

O número de casos ativos de Covid-19 na Bahia chegou a 7.256, de acordo com o boletim mais recente divulgado pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), nesta quinta-feira (13).