Dia: 9 de janeiro de 2022

Perigo: Rocha Se Desprende De ‘Paredão’ Em Rodovia Na Chapada; Prefeitura Alerta Motoristas

Após se desprender de um ‘paredão’, uma rocha invadiu a pista, em um trecho da BA-849, na altura do município de Palmeiras, na Chapada Diamantina, na noite de sábado (8). Chovia na região no momento do acidente.

Desde então, a prefeitura da cidade pede que motoristas tenham atenção ao passar no local, pois há riscos de novos deslizamentos. Até a tarde deste domingo (9), contudo, a pedra de grande porte continuava na pista.

Condeúba: A Secretaria de Saúde informa o boletim da covid-19 hoje (9), aumentou QUATRO casos

Segundo o gráfico divulgado pela Coordenação da Vigilância Epidemiológica, informa que aumentou de 1395 para 1399 os que foram infectados pelo covid-19 no município sede de Condeúba. Sendo 26 óbitos, 1364 já foram curados e 9 os que estão em tratamento. Suspeitos 4.066 aguardam coleta 29, aguardam resultado 37 e descartados laboratorialmente 2.599.

Cáritas solidarisa com a campanha S.O.S. Norte de Minas e Sul da Bahia

COMUNICADO

Campanha SOS Bahia e Minas Gerais: A Solidariedade que transborda! A situação dos atingidos pelas chuvas no Sul da Bahia e Norte de Minas Gerais é grave e preocupante. Estima-se 500 mil pessoas atingidas. Chuvas são fenômenos naturais e muito importantes para refazer os mananciais e para obter bons resultados na agricultura.

Porém, é problemática a forma como as cidades vão crescendo e os espaços sendo ocupados indevidamente, sem estrutura e sem planejamento, com a ausência de políticas públicas básicas, principalmente para as periferias urbanas. Por isso, o poder público deve assumir suas responsabilidades, uma vez que essas situações são previsíveis e poderiam ter sido evitadas, pois não se trata de obra do acaso, muito menos da vontade de Deus, mas consequência do agir humano, da desigualdade social e da devastação do meio ambiente, privilegiando o lucro a qualquer custo. 

Pois trás das enchentes estão os efeitos do aquecimento global e das mudanças climáticas, aceleradas pela ganância do capitalismo predatório, que destrói os biomas, flexibiliza as leis ambientais, destrói a natureza. Faltam: atenção e iniciativas para evitar os impactos ambientais no campo e nas cidades; políticas estratégicas para enfrentar os momentos emergenciais com mais logística, prontidão e competência. 

A Campanha SOS Bahia e Minas Gerais – a Solidariedade que Transborda, promovida pela CNBB e pela Cáritas Brasileira está baseada na passagem bíblica de Lc3,10-11, em que as pessoas perguntavam a João Batista: “Que devemos fazer?”, e João respondia: “quem tiver duas túnicas dê uma a quem não tem e quem tiver comida faça o mesmo.” 

Poderes públicos e organizações civis, sensibilizados pela cobertura da mídia, realizaram muitas campanhas de alimentos, água potável, remédios, roupas, fraldas, agasalhos e outras coisas. Vai demorar muito para as pessoas atingidas recuperar o que perderam. Teremos o momento emergencial e o pós-emergencial.

E a Cáritas terá que continuar atuando no sentido de encontrar meios para que as famílias vulneráveis reconstruam suas casas e suas vidas. A Diocese de Caetité, seguindo orientação de seu Bispo, Dom Carvalho, não está realizando campanhas de produtos básicos, pois temos dificuldades de logística para transportá-los até os atingidos. E apoiamos, incentivamos e divulgamos a Campanha SOS Bahia e Minas Gerais.

Convocamos as pessoas que queiram fazer sua doação em dinheiro que será repassado às Cáritas Diocesanas das regiões atingidas. Nas redes sociais da Cáritas Brasileira e da CNBB se encontram os dados das seguintes contas bancárias:

Banco do Brasil: Agência: 0452-9.Conta Corrente: 50.106-9.
Caixa Econômica Federal: Agência: 1041. Operação: 003. Conta Corrente: 1132-1
PIX – CNPJ: 33.654.419/0001-16 (Escritório Nacional)
Evitemos divulgar campanhas pulverizadas, pois tem golpistas tirando proveito da miséria alheia.

 Assim, convocamos a todas e todos a fortalecer a Campanha SOS Bahia e Minas Gerais: Solidariedade que transborda! Com votos de estima solidariedade.
Cáritas Diocesana de Caetité

Condeúba/Poção: Morreu a Sra. Nila Maria de Jesus

 

Morreu nesta manhã de domingo dia 9 de janeiro de 2022 às 6h30min., a Sra. Nila Maria de Jesus. Seu corpo está sendo velado na sua resiencia na Fazenda Poção, o sepultamento será amanhã cedo (10) às 6:00 horas no Cemitério Municipal do Poção.

Atendimento: FUNERÁRIA SÃO MATHEUS

Nós do jornal Folha de Condeúba deixamos nossos profundos sentimentos aos queridos familiares da Sra. Nila, por eles estarem passando essa terrível dor, pela perca irreparável desse ente tão querido! Que o bom Deus a tenha ao seu lado para eternidade. Descanse em paz Sra. Nila.

Rio de Contas: Após 14 anos, barragem Luiz Vieira sangra

A barragem do Luiz Vieira, na cidade de Rio de Contas, na Chapada Diamantina, sangrou neste sábado (08). Após as fortes chuvas que vem caindo na região, o manancial atingiu a sua capacidade máxima de 99.352.000 m³. Segundo informações, a última vez que a barragem verteu foi em abril de 2007.

A barragem abastece os municípios de Rio de Contas, Livramento de Nossa Senhora e Dom Basílio. De acordo com a Rádio 88 FM, o açude teve ponto crítico em 2019 com apenas 12 milhões de m³ de armazenamento, fruto de seca prolongada entre os anos de 2011 a 2019.

Em outubro de 2012, um outro ponto crítico ocasionou a interrupção da distribuição de água para irrigação, tendo como consequência muitos danos à fruticultura. Já neste sábado, trouxe muita alegria aos moradores da região, com seu imenso volume de água e seu tão esperado sangramento.

Conquista: Morreu o advogado José Maria Gomes Mello

Morreu em Conquista na tarde deste sábado (8), o advogado José Maria Gomes Mello. A OAB – Subseção Vitória da Conquista informou sobre a morte, chamando o mesmo de “amigo leal e profissional exemplar”.

O velório do advogado acontece à partir das 19h do sábado no Salão Nobre da Pax Nacional e o sepultamento acontece no domingo (9), às 9 da manhã, no Cemitério Parque da Cidade.

José Maria deixa três filhos, também advogados, Hellen Cristina Oliveira Mello, Larissa Edla Oliveira Mello, José Ricardo Oliveira Mello, filhos de José Maria.

Fornos ilegais são destruídos e madeiras nativas são apreendidas na Chapada Diamantina

Foto: Divulgação/Polícia Ambiental

Seis fornos utilizados para a produção ilegal de carvão foram destruídos em uma ação conjunta entre a Polícia Ambiental e técnicos do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), na zona rural de Utinga, na Chapada Diamantina.

O flagrante ocorreu na sexta-feira (7). Na mesma ação, ao menos 15 metros de madeira nativa, já cortada em forma de lenha, foram apreendidas. Os técnicos do Inema calculam que, com a ação criminosa, mais de 16 hectares de Mata Atlântica foram devastados na região para a produção ilegal do material.

A operação também fiscalizou terrenos nas cidades de Bonito e Wagner, vizinhas ao local onde houve a apreensão. De acordo com a Polícia Ambiental, outros 380 sacos e 16 m³ de carvão já produzidos estavam escondidos embaixo de uma lona. A polícia não detalhou se o proprietário foi indiciado ou se havia algum funcionário no momento da apreensão.