Dia: 8 de janeiro de 2022

Vídeo mostra cânion desabando e atingindo lanchas de turistas em Minas; duas pessoas morreram

Um deslizamento de pedras no Lago de Furnas, em Capitólio, no Centro-Oeste de Minas, atingiu três embarcações com turistas neste sábado (8) e causou duas mortes.

Mortes
O Corpo de Bombeiros de Minas Gerais confirmou duas mortes pelo deslizamento. São dois homens; nenhum dos dois foi identificado ainda.

Marinha vai apurar causas
Por meio de nota, a Marinha do Brasil informou que um inquérito será instaurado para apurar causas, circunstâncias do acidente.

Três pessoas foram encaminhadas em estado grave para Santa Casa de Passos. Uma das vítimas é uma mulher natural de Belo Horizonte, mas que mora no Rio de Janeiro. Outros sete turistas tiveram ferimentos leves e foram levados ao Pronto Socorro de São José da Barra.

Condeúba: A Secretaria de Saúde informa o boletim da covid-19 hoje (8), aumentou UM caso

Segundo o gráfico divulgado pela Coordenação da Vigilância Epidemiológica, informa que aumentou de 1394 para 1395 os que foram infectados pelo covid-19 no município sede de Condeúba. Sendo 26 óbitos, 1364 já foram curados e 5 os que estão em tratamento. Suspeitos 4.064 aguardam coleta 32, aguardam resultado 59 e descartados laboratorialmente 2.578.

Condeúba: Morreu o Sr. Manoel Messias Duarte aos 53 anos de idade

 

Sr. Manoel Messias Duarte, morreu aos 53 anos de idade

Morreu na manhã deste sábado dia 8 de janeiro de 2022 às 11:00 horas, no Hospital Municipal Dr. José Cardoso dos Apóstolos o Sr. Manoel Messias Duarte aos 53 anos de idade. Segundo informações de familiares, Messias sofreu uma parada cardíaca e não resistiu indo a óbito. Messias era filho de Zequinha e Nenzinha (In Memorian) e deixou três filhos e os irmãos Valdo e Hélio (In Memorian), Maria, Rita, Margarida, Naná, Zé Duarte e Douglas. O corpo será velado no Memorial São Matheus, o sepultamento será hoje (8), às 17:00 horas no Cemitério Municipal Barão José Egydio de Moura e Albuquerque na sede. 

Atendimento: FUNERÁRIA SÃO MATHEUS

Nós do jornal Folha de Condeúba deixamos nossos profundos sentimentos aos queridos familiares do Sr. Messias, por eles estarem passando essa terrível dor, pela perca irreparável desse ente tão querido! Que o bom Deus o tenha ao seu lado para eternidade. Descanse em paz amigo Messias.

Mais de 822 mil pessoas são afetadas pela chuva na Bahia e estado tem quase 70 mil desalojados

Foto: Ana Júlia Santos

Subiu para 822.111 o número de pessoas atingidas pela chuva na Bahia, segundo informações da Superintendência de Proteção e Defesa Civil da Bahia (Sudec), divulgadas nesta quinta-feira (6). Ao todo, 520 ficaram feridas. O desabrigados e desalojados reduziu de 101.256 para 96.337.

O governo do estado, no entanto, não detalhou o motivo da redução. Duas pessoas estão desaparecidas. O número de desabrigados na Bahia – que são as pessoas que perderam seus imóveis e precisam de apoio do poder público – está em 27.205.

Já o total de desalojados – que são as pessoas que também perderam os imóveis, mas foram alocadas em casas de familiares – está em 69.132. A Sudec detalhou que o número de mortes segue em 26. Ao todo, 164 municípios estão com decreto de situação de emergência.

Após trégua, previsão é de chuva e tempestades para este final de semana em Conquista

No sábado (8), a previsão é de 64% de chances de chuva. O sol deve aparecer, mas pode chover durante o dia e à noite. A temperatura mínima prevista é de 19 graus e a máxima de 26 graus.

Já para domingo (9), caso se confirme, a previsão é de tempestades com probabilidade de 63% . Os termômetros devem variar entre 19 e 27 graus.

A chuva deve continuar na segunda-feira (10), mas na terça-feira (11), a previsão é de tempo ensolarado.

TSE divulga o calendário oficial para as eleições de 2022

Com o começo do ano em que haverá eleições, inicia-se uma sucessão de etapas e procedimentos que culminarão na eleição de 2 de outubro, data do primeiro turno, quando milhões de brasileiros devem ir às urnas para a escolha de presidente, governadores, senadores e deputados federais, estaduais e distritais.

Pelo calendário oficial aprovado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o segundo turno ocorre em 30 de outubro, caso nenhum dos candidatos a presidente alcance a maioria absoluta dos votos válidos (excluídos brancos e nulos). O mesmo ocorre nas disputas para o cargo de governador.

Já desde 1º de janeiro, as pesquisas eleitorais precisam ser devidamente registradas junto à Justiça Eleitoral, e os órgãos públicos têm limitadas as despesas com publicidade, por exemplo. Há também restrições quanto à distribuição gratuita de bens e valores aos cidadãos e cidadãs. A campanha eleitoral com comícios, distribuição de material gráfico, propagandas na internet e caminhadas deverá ocorrer a partir de 16 de agosto.

Já as peças publicitárias em horário gratuito de rádio e televisão ficam liberadas entre 26 de agosto e 29 de setembro. Entre as datas mais importantes para os candidatos está a janela partidária, entre 3 de março e 1° de abril. Esse é o único período em que parlamentares podem mudar de partido livremente, sem correr o risco de perder o mandato. Outra data importante é 2 de abril, exatamente seis meses antes da eleição.

Essa é a data limite para que todos os candidatos estejam devidamente filiados aos partidos pelos quais pretendem concorrer. O 2 de abril é também a data a partir da qual os ocupantes de cargos majoritários – presidente, governadores e prefeitos – renunciarem aos mandatos caso queiram concorrer a cargo diferente do que já ocupam.

As convenções partidárias devem ocorrer entre 20 de julho e 5 de agosto, quando todas as legendas devem oficializar a escolha de seus candidatos. Os registros de todas as candidaturas devem ser solicitados até 15 de agosto.

No caso do eleitor, uma das datas a que se deve ficar mais atento é o 4 de maio, quando se encerra o prazo para emitir ou transferir o título de eleitor. Em 11 de julho, a Justiça Eleitoral deve divulgar quantos cidadãos encontram-se aptos a votar. O número serve de base para o cálculo do limite de gastos na campanha.

PF aponta governador do Acre como principal beneficiário de esquema de corrupção

Foto: Divulgação

A investigação da Polícia Federal, que desencadeou a Operação Ptolomeu em dezembro do ano passado, mostra que o governador do Acre, Gladson Cameli, seria o principal beneficiário de um suposto esquema de corrupção no alto escalão da gestão. A PF lista episódios de superfaturamento, propina, empresas fantasmas e movimentações bancárias com altos valores.

No inquérito detalhado, obtido pelo G1, a PF aponta que o esquema era dividido em núcleos compostos pelo próprio governador Gladson Cameli (Progressistas), a primeira-dama do Estado, Ana Paula Cameli, servidores públicos que ocupavam cargos de confiança no governo e empreiteiras da família Cameli, que atuam no Acre e também em Manaus. Também é possível ver que Rudilei de Souza, mais conhecido como Rudilei Estrela, que tem relações próximas com o governador, seria o grande articulador das movimentações suspeitas.

O inquérito foi aberto pela Polícia Federal em julho do ano passado baseado em outras operações da polícia, que, segundo o relatório, mostravam a ligação do governador em algumas movimentações. O Relatório de Inteligência Financeira (RIF) teria apontado, a princípio, 35 comunicações de operações financeiras suspeitas e, destas, 20 possuíam Gladson Cameli como titular ou envolvido.

Entre essas movimentações estão a compra de cinco carros de luxo, entre eles uma BMW X4; três lotes em um condomínio fechado e considerado de luxo em Rio Branco e também uma tentativa de comprar um apartamento no valor de mais de R$ 5 milhões. Segundo as investigações, foram esses principais movimentos financeiros informados pelo Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) que chamaram a atenção da polícia.

“Em breve resumo do atual estágio investigativo, o governador do Estado do Acre é apontado pela Polícia Federal como suposto integrante de organização criminosa atuante nas esferas da saúde e obras públicas, em sistemática de recebimento de vantagens indevidas para o direcionamento de certames públicos, formalização de contratos superfaturados e atesto fictício de recebimento de mercadorias e serviços”.

Homem morre vítima da gripe H3N2 em cidade da região

A confirmação de um óbito pelo vírus da Influenza A H3N2 no município de Guanambi, sudoeste da Bahia, foi comunicada pela Secretaria Municipal de Saúde, nesta sexta-feira (7). O óbito ocorreu no dia 27 de dezembro.

A vítima é um paciente de 62 anos, portador de comorbidades (Hipertensão Arterial Sistêmica e Diabetes Mellitus), admitido no dia 26 de dezembro no Pronto Atendimento Covid-19 (PA) com Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), evoluindo para óbito na unidade de saúde na manhã do dia seguinte.

A amostra do material foi coletado e encaminhado ao Laboratório Central de Saúde Pública da Bahia (Lacen-BA) para análise dos vírus respiratórios (Covid-19 e Influenza), vindo a confirmação da infecção pelo vírus da Influenza A H3N2.