Dia: 27 de julho de 2021

Condeúba: A Secretaria Municipal de Saúde informa o Boletim Epidemiológico de hoje (27), NÃO HOUVE aumento de casos

Segundo o gráfico divulgado pela Coordenação da Vigilância Epidemiológica, informa que os 1284  infectados pelo covid-19 no município sede de Condeúba. Sendo 22 óbitos, 1240 já foram curados e 22 estão em tratamento. Suspeitos 3.389 aguardam coleta 7, aguardam resultado 15 e descartados laboratorialmente 2.083.

Confira o boletim desta terça-feira (27):

Jovens somam maior número de casos ativos do coronavírus em Caetité

A secretária municipal de saúde de Caetité, Verônica Barbosa

Devido ao processo de imunização por critério etário, o perfil dos pacientes contaminados mudou na cidade de Caetité. Hoje, o maior número de casos ativos é de jovens.

Segundo a secretária municipal de saúde, Verônica Barbosa, apesar de os índices de contágio estarem caindo na cidade, a população não pode relaxar as medidas de prevenção. Em entrevista a Rádio Star FM, Barbosa destacou que a pasta tem lidado com a adesão dos munícipes à segunda dose.

“A gente vem tentando civilizar a população para que a segunda dose seja tomada conforme a programação. Precisamos completar o esquema vacinal para que a imunização seja efetivada”, alertou.

Inscrições para o Fies do segundo semestre têm início hoje (27)

Começam nesta terça-feira (27) as inscrições para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) do segundo semestre de 2021. Os candidatos interessados poderão efetuar a inscrição no portal do Fies. (Veja aqui) entre até o dia 30 de julho.

Os estudantes que realizaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir da edição de 2010 poderão pleitear uma bolsa no programa de financiamento deste ano. Além disso, os estudantes deverão ter média mínima de 450 pontos e nota superior a zero na redação.

O Fies é um programa do Ministério da Educação (MEC) que tem por objetivo conceder financiamento a estudantes em cursos superiores particulares, com avaliação positiva nos processos conduzidos pelo MEC e ofertados por instituições de educação privadas aderentes ao programa.

Últimos dias para placas de final 9 e 0 pagarem IPVA com 5% de desconto

Fonte: Ascom/Sefaz-BAVence nessa semana o prazo para os proprietários de veículos com placas de final 9 e 0 aproveitarem o desconto de 5% no pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de 2021, em cota única. Os prazos se encerram nos próximos dias 29 e 30 de julho, respectivamente. As datas podem ser consultadas na tabela do IPVA 2021 do Estado da Bahia, disponível no www.sefaz.ba.gov.br, (Veja aqui). Canal Inspetoria Eletrônica.

A Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia (Sefaz-BA) alerta ainda que os proprietários de veículos com placas de final 5 e 6 têm também até os dias 29 e 30 de julho, respectivamente, para pagar o IPVA em cota única e sem desconto. Caso o proprietário não regularize o imposto e o licenciamento, o automóvel ficará com a documentação irregular. As placas de final 1, 2, 3 e 4 já perderam o prazo para quitação do imposto.

O contribuinte pode fazer o pagamento em uma agência, um caixa eletrônico ou um aplicativo do Banco do Brasil, do Bradesco ou do Bancoob, bastando apenas apresentar o número do Renavam. Para quem estiver elegível, o desconto de 5% no IPVA é calculado automaticamente no momento da transação.

Parcelamento

Os proprietários de veículos com placas terminadas em 9 e 0 podem optar ainda por dividir o IPVA em três parcelas, sem o desconto. Para isso, basta observar os vencimentos das cotas na tabela, também de acordo com o número final da placa do veículo. Quem perder o prazo da primeira cota deixa de ter o direito ao parcelamento em três vezes, devendo efetuar o pagamento integral do imposto até a data da última parcela.

Todas as informações poderão ser consultadas neste site, Canal Inspetoria Eletrônica – IPVA, ou pelo call center da Secretaria da Fazenda do Estado, no 0800 071 0071 (ligações de telefone fixo) e no 71 3319-2501 (para ligações de celular ou de telefone fixo). Os débitos referentes à taxa de licenciamento e às multas de trânsito deverão ser pagos até a data de vencimento da terceira parcela. Os débitos anteriores do IPVA ainda não notificados também podem ser divididos em três vezes, juntamente com o IPVA 2021. No entanto, o proprietário que perder o prazo da primeira cota deixa de ter o direito ao parcelamento.

Brasil regrediu 20 anos na educação com pandemia, diz secretário dos Direitos da Criança e do Adolescente

Foto: Fernando Vivas/GOVBAO secretário Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, Maurício Cunha, defendeu a volta das crianças ao ensino presencial, sobretudo nas escolas públicas. De acordo com ele, mais de 3 milhões de crianças brasileiras não tem acesso ao ensino remoto. “Com a pandemia, regredimos 20 anos na educação brasileira”, disse ele.

Além disso, fora da escola, essas crianças estão convivendo com problemas nutricionais (muitos tinham a merenda como única refeição do dia), psicológicos, de violência (os professores são uns dos principais denunciantes de violências domésticas praticadas contra crianças) e de socialização.

O secretário disse, inclusive, que no retorno às aulas presenciais a equipe escolar deverá estar mais preocupada com o acolhimento dessas crianças do que com a administração de conteúdo didático.

“Nesse momento o apelo é que as crianças tenham acesso à educação presencial de uma forma planejada, escalonada, respeitando os protocolos de saúde, respeitando as escolhas das famílias, mas que não se prive as crianças desse direito”, disse.

Na conversa, o secretário também abordou sobre os 31 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) comemorados neste mês. Segundo ele, o ECA foi um marco na legislação que trata desse público com a inauguração da doutrina da proteção integral, na qual a criança passa a ser vista como sujeito de direitos e não apenas objeto de intervenção.

O estatuto também trouxe o conceito da criança em especial situação de desenvolvimento: ela tem de ser protegida e amada. “A criança não é um pequeno adulto. Ela não tem de ser submetida às regras do mercado de trabalho. Ela tem de estudar, ser protegida e brincar. Temos de semear para que ela floresça na vida adulta”, disse.

Covid-19: Anvisa recebe pedido para uso de novo imunizante

A.Brasil

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recebeu, nesta segunda-feira (26), uma nova solicitação de autorização temporária de uso emergencial para vacina contra covid-19. Dessa vez, o pedido foi feito pelo laboratório chinês Sinopharm e apresentado pela empresa Blau Farmacêutica, que representa o imunizante no Brasil.

A vacina da Sinopharm é produzida a partir de um vírus inativado. O imunizante é aplicado em duas doses, com um intervalo de três a quatro semanas entre elas. O produto é recomendado para pessoas acima de 18 anos de idade, de acordo com os dados conhecidos até o momento.

“O desenvolvimento da vacina não teve estudos clínicos conduzidos no Brasil, o que não impede a submissão do pedido de autorização para uso emergencial ou registro na Anvisa. As pesquisas foram desenvolvidas em países como Argentina, Peru, Emirados Árabes, Egito e China”, explicou a Anvisa em nota.

Em maio, esse imunizante foi aprovado para uso emergencial pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Secretaria de Educação de Brumado faz avaliação positiva do retorno das aulas presenciais

O secretário municipal de educação de Brumado João Nolasco

Cerca de 20% dos alunos retornaram para as salas de aula nesta segunda-feira (26), na rede municipal de ensino de Brumado. Em entrevista, o secretário municipal de educação, João Nolasco, fez uma avaliação positiva desse primeiro dia de retomada das aulas presenciais nas escolas.

“Estamos surpresos e muito contentes porque o retorno está muito além das nossas expectativas. Ainda estou concluindo o balanço, mas já tenho a estimativa de que voltaram para as escolas 920 alunos. Após 1 ano e meio parado, retomamos as aulas hoje e muitos pais justificaram que não tinham comprado a farda, material. É muito gratificante e uma vitória para a administração”, salientou.

Nolasco afirmou que, ao longo dos próximos dias, o número deve aumentar em razão da confiança dos pais nos protocolos de segurança estabelecidos nas escolas. “Nessas duas semanas, iremos acompanhar e monitorar diariamente a quantidade de alunos. Vai ser um teste para, a partir da terceira semana, voltarmos em tempo integral”, completou.

Policial ganha medalha em campeonato internacional de Jiu-jitsu

Fonte: A.SertãoO soldado da Polícia Militar Diego Macedo Santos, lotado na 46ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM), conquistou na última nesta sexta-feira (23), a medalha de bronze, no Campeonato Sul-americano de Jiu-jitsu, na Arena da Juventude, Parque Olímpico da Vila Militar, em Deodoro (RJ).

O policial pratica o esporte há dois anos e não esconde a emoção ao ganhar um lugar no pódio, pela categoria master. “Venho me preparando há bastante tempo, mas para mim foi uma surpresa. Fico feliz em chegar até aqui e pretendo ir ainda mais longe”, contou o soldado.

Apesar de pouco tempo praticando jiu-jitsu, ele já coleciona seis medalhas em disputas municipais realizadas em sua terra natal, Vitória da Conquista, sudoeste da Bahia. Agora ele se prepara para a próxima disputa, em Porto Seguro, pelo Campeonato Baiano, em setembro.

“Resta menos de dois meses para meu próximo desafio, por isso preciso manter minha disciplina nos treinos. Durante a semana não descuido dos treinos, além de trabalhar a musculação e o condicionamento físico”, disse.

Ele revelou que o grande sonho nas artes marciais é participar do mundial, em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes, que deve acontecer em novembro “Estou em buscas de patrocínios para tentar trazer essa medalha”, contou Diego, acrescentando a satisfação em ser acompanhado pelo mestre Izaias Correia da Escola da Luta HG.