Morreu nesta tarde de domingo dia 18 de julho de 2021 às 16:00 horas, a Sra. Luzia Silvia Sousa Hermes aos 44 anos de idade. Segundo informações de familiares, a causa morte foi natural. Luzia deixou viúvo o Sr. Emílio popular “Gandula” e duas filhas Monique e Michelle. Seu corpo está sendo velado na sua residencia no Bairro Alto da Bela Vista, o sepultamento será amanhã a tarde (19), às 15:00 horas no Cemitério Municipal Barão José Egídio de Moura e Albuquerque na sede.
Atendimento: FUNERÁRIA SÃO MATHEUS
Nós do jornal Folha de Condeúba deixamos nossos profundos sentimentos aos queridos familiares da Sra. Luzia, por eles estarem passando essa terrível dor, pela perca irreparável e precoce desse ente tão querido! Que o bom Deus a tenha ao seu lado para eternidade. Descanse em paz Sra. Luzia.
O Brasil já aplicou mais de 122 milhões de doses de vacinas contra a Covid-19 até este sábado (17). A população totalmente imunizada contra Covid no país –aqueles que tomaram a segunda dose ou a dose única de vacinas contra a doença– chegou a 15,93%.
O balanço da vacinação deste sábado aponta que 88.707.871 pessoas já receberam a primeira dose de vacina contra a Covid-19, segundo dados divulgados até as 20h. O número representa 41,89% da população brasileira. Os dados são do consórcio de veículos de imprensa e foram divulgados às 20h deste sábado (17).
Desde o início da vacinação contra Covid no Brasil, em janeiro, foram aplicadas 122.422.812 doses aplicadas no país, levando em conta as primeiras e as segundas doses, além das vacinas de dose única. Neste sábado, o país completa seis meses de imunização contra o coronavírus.
Segundo o gráfico divulgado pela Coordenação da Vigilância Epidemiológica, informa que NÃO HOUVE aumento de casos permaneceu os 1250 infectados pelo covid-19 no município sede de Condeúba. Sendo 22 óbitos, 1222 já foram curados e 6 estão em tratamento. Suspeitos 3.280 aguardam coleta 15, aguardam resultado ZERO e descartados laboratorialmente 2.015.
Confira o boletim deste domingo (18):O Jornal Folha de Condeúba, vem acompanhando no dia a dia, todo o processo pandêmico a partir das contaminações, dos casos curados e dos óbitos, que foram provocados pelo coronavírus em nosso município, desde há oitava semana atrás, que foi registrado o maior índice de contaminados do início da pandemia até aqui com 103 pessoas infectadas.
Ficou muito claro para todos, que as medidas duras tomadas pelo Comitê Gestor que é formado pela Vigilância Epidemiológica, Administração e com o reconhecimento da maioria da população, foi e está sendo decisivo para buscar esse resultado tão satisfatório até aqui.
O que não pode em hipótese alguma, é se acomodar e deixar rolar as normas de segurança, temos todos que nos cuidar de nós e dos outros. Esperamos que seja mantida por mais algum tempo, essas medidas de contenção para baixar ao máximo essas contaminações da coronavírus, ao mesmo tempo, em que o processo de vacinação vai se ampliando e imunizando mais pessoas.
O nosso plano como comunidade é zerar essa contaminação, para isso acontecer é preciso que todos estejam vacinados, enquanto isto não aconteça, temos que nos precaver, vacinados e não vacinados, vamos todos usar máscara, lavar sempre as mãos, usar álcool em gel e evitar aglomerações, só depende de nós.
Acompanhe abaixo nesta 1ª planilha os resultados desta última semana
Dias da semana
Data
Quantidade de casos
Domingo
11
0
Segunda-feira
12
2
Terça-feira
13
0
Quarta-feira
14
1
Quinta-feira
15
1
Sexta-feira
16
2
Sábado
17
3
Total
9
Acompanhe abaixo nesta 2ª planilha os resultados das últimas 8 semanas
Aconteceu na manhã deste domingo dia 18 de julho de 2021 com início às 9:00 horas a segunda reunião ordinária da Associação dos Trabalhadores Rurais das Fazendas Canabrava e Olho d’Água – ATRACANA. O presidente Juari Francisco, saudou a todos pela presença e justificou que as ausências das reuniões nos meses anteriores foi por conta da pandemia e que só agora houve uma flexibilização por parte da Vigilância Epidemiológica, fazendo com que doravante seja permitido essas reuniões ainda que com algumas restrições.
Juari disse que mesmo neste período de pandemia, as atividades da entidade não pararam, haja visto, essa conquista no valor de R$ 5.848,24 (cinco mil oitocentos e quarenta e oito reais e vinte quatro centavos) que conseguimos para a Frota de Reis da nossa Comunidade, fomento este oriundo do Governo Federal através da Lei Aldir Blanc que a Prefeitura de Condeúba por intermédio da Secretaria Municipal de Cultura, Desporto e Lazer repassou às entidades.
O presidente da ATRACANA nas suas prestações de contas da entidade, relatou também, que parte do dinheiro vindo para o Terno de Reis das Comunidades Olho d’Água e Higino já foi gasto um valor de R$ 1.293,30 (hum mil duzentos e noventa e três reais e trinta centavos) com aquisição de instrumentos sendo: 1 agogô, 2 tambores (caixa), 1 flauta (gaita), 1 pandeiro, 1 reco-reco (porca) 1 zabumba, 1 triangulo, e 1 chocalho (meia lua) com os demais acessórios. O restante do dinheiro continua na conta da Associação que será usado em favor da Frota de Reis.
Foi discutido também a sucessão da entidade para os próximos dois anos, tendo em vista, que o mandato da atual diretoria termina em setembro próximo, porém não ficou definido nomes para a disputa da referida eleição. Que ha princípio ficou definido para acontecer no próximo dia 15 agosto. Continue lendo
Bacharel em Direito, Jornalista, Sertanista, Comendador, Poeta, Editor de Livros e Revistas e Designer Gráfico. Leandro é autor dos livros “Sorriso de Pedra – A outra face de um Poeta” e “Portfólio: Traços e Conceitos”.
É membro-fundador da Academia de Letras do Sertão Cultivista, membro da CAPPAZ – Confraria Artistas e Poetas pela Paz, além de outras instituições Acadêmicas pelo país. Também é Coordenador e Idealizador do Movimento Cultivista Brasileiro e do Projeto Cartas e Depoimentos. Já fez participações em dezenas antologias poéticas, além de ORGANIZAR e AUXILIAR outras publicações.
Recebeu o Título de Doutor Honoris Causa em Letras pela Reitoria Acadêmica do Seminário Teológico BOU-Bonhoeffer Open University e diversos outros PRÊMIOS NACIONAIS E INTERNACIONAIS.
Leandro começou a sua carreira literária em abril de 2008 e, desde então, passou a escrever sobre diversos temas, sendo, inclusive, um dos poetas mais reproduzidos na internet, citado por juízes, acadêmicos (1, 2, 3, 4, 5, 6), poetas, (1) políticos (Vereadores, Deputados, Prefeitos e até Ministro de Estado (aqui)), além de personalidades como Anderson Silva (confira aqui) e outros atletas pelo país. Sua frase mais famosa é: “O esporte é a ferramenta de inserção social mais eficaz, pois o resultado é imediato e as transformações são surpreendentes.”
Reconhecido por exaltar o sertão, em 2009, recebeu da Câmara de Vereadores de Condeúba/BA sua terra natal, uma Moção de Congratulação pela participação em projetos na área da Literatura, pela promoção de eventos de propagação da arte e da cultura nessa região e em outros cantos do Brasil.
Em 2015, lançou em Belo Horizonte, pela Revista Café com Poemas, o MANIFESTO AO CULTIVISMO, resultado de alguns encontros, debates, estudos e pesquisas acerca da cultura e da arte CONTEMPORÂNEA no país.
O Movimento cresceu e se estendeu em diversas cidades do país, como Cordeiros, Condeúba, Itapetinga, Rio de Janeiro, Blumenau, etc. (…)
A criação da Frente Integra Sudoeste (FIS) é uma proposta da prefeita de Vitória da Conquista, Sheila Lemos, e do prefeito de Guanambi, Nilo Coelho, que tem o objetivo de unir o Sudoeste da Bahia em torno das grandes demandas regionais.
A ideia vem sendo discutida há algum tempo por Sheila e Nilo e foi batizada com o nome Integra Sudoeste. Em entrevista, a prefeita da maior cidade da região sudoeste da Bahia, explicou que o movimento visa trazer desenvolvimento para as 72 cidades que fazem parte da região.
“É um dever fazer com que a região sudoeste se desenvolva. Então, eu conversei com o prefeito Nilo, que é a segunda maior cidade da região sudoeste, e nós pensamos em fazer um movimento. Na verdade, uma frente, uma frente Integra Sudoeste. Trazer as 72 cidades da região sudoeste, para que a gente pense o desenvolvimento de toda essa região, de todas essas cidades”, disse Lemos.
A proposta da Frente será apresentada para os demais gestores regionais acontecerá em reunião no próximo dia 30, em Vitória da Conquista, com a participação do prefeito de Petrolina (PE), Miguel Coelho, que também é secretário-geral da Frente Nacional de Prefeitos (FNP). De acordo com Sheila Lemos, ele vai apresentar os benefícios da integração dos municípios para o desenvolvimento regional e compartilhar sua experiência.
“Então no dia 30 de julho nós vamos receber aqui o secretário nacional da Frente Nacional de Prefeitos, o Miguel Coelho, que é prefeito de Petrolina, uma cidade que se desenvolveu bastante e que se parece muito com Vitória da Conquista. Nós vamos escutar o Miguel, a experiência dele com o desenvolvimento da região de Petrolina e vamos discutir com os prefeitos dessas 72 cidades como a gente pode fazer também um desenvolvimento regional aqui na região sudoeste”, declarou a prefeita.
Ainda de acordo com Sheila Lemos, entre as pautas que serão debatidas estão a duplicação da BR-116, a Barragem do Rio Pardo, a ferrovia, polo têxtil e a agricultura de toda região. Ela também ressaltou, que o movimento é apartidário já que envolve todos os prefeitos da região e de diferentes partidos políticos. “É um movimento apartidário, apolítico, porque a gente sabe que a gente sabe que têm prefeitos de vários segmentos políticos, tem de esquerda, de direita, então nós vamos juntar em prol da região sudoeste”, esclareceu Lemos.
Questionada se o movimento irá mostrar a força política de Vitória da Conquista, Sheila Lemos, explicou que o Integra Sudoeste tem o objetivo de mostrar força de toda região sudoeste. “Demonstra uma força política da região sudoeste, né? A região é que é forte, a gente está fazendo o movimento aqui em Vitória da Conquista porque é a cidade que tem uma infraestrutura melhor para receber os prefeitos, mas é um fortalecimento da região sudoeste”, concluiu.
Banco Central prepara o lançamento de uma versão inteligente da moeda brasileira. Ela pode revolucionar nossas transações financeiras.O Banco Central do Brasil (BC) tem sido o principal vetor de modernização da economia brasileira. As iniciativas mais visíveis são o Pix e o Open Bank. O Pix é um sistema de transações gratuitas e instantâneas. O Open Bank (ou Open Finance, em sentido mais amplo) tornará o perfil financeiro dos cidadãos acessível a todos os bancos, aumentando a concorrência do setor. Agora, o BC prepara uma autêntica revolução, com o lançamento do real digital. É mais simples explicá-lo por meio de uma comparação com o que já existe. Ele não será nem como os reais que estão na carteira e na conta corrente do banco. Tampouco será como o bitcoin.
“O real digital ainda está em fase de discussão, e ele pertencerá a uma nova categoria de moedas, as Central Bank Digital Currencies (CBDCs)”, disse à DINHEIRO o coordenador dos trabalhos do real digital do BC, Fabio Araujo. Como o assunto ainda está em discussão, não há muitos pormenores de como será o funcionamento no dia a dia. O que já se sabe é que o real digital vai “conversar” com os sistemas que já existem e poderá servir também para a internacionalização da economia brasileira (leia mais no quadro “Perguntas e respostas”).
A principal diferença entre o real digital e o bitcoin está na produção. O bitcoin é minerado, ou seja, emitido por qualquer pessoa. O real digital será fabricado no Banco Central e só será entregue aos cidadãos em troca de reais “tradicionais”. Ele terá funções como permitir pagamentos na internet das coisas (IoT). Explicando. Eletrodomésticos “inteligentes”, como uma máquina de lavar ou uma geladeira, podem “perceber” que os estoques domésticos de sabão em pó ou de leite estão baixos. Pela IoT, elas podem “conversar” com varejistas e encomendar esses produtos, que serão entregues na residência do consumidor.Continue lendo
O Prêmio Jabuti é o mais tradicional prêmio literário do Brasil, concedido pela Câmara Brasileira do Livro. Criado em 1959, com o interesse de premiar autores, editores, ilustradores, gráficos e livreiros que mais se destacassem a cada ano, o Prêmio Jabuti em 2021 premiará as obras publicadas em 2020.
O livro de Paulo Esdras (Sadres – o Sábio, o Louco, o Poeta), publicado pela Editora Kalango, em 31 de janeiro de 2020, concorre na categoria Romance Literário. A obra narra a história de um jornalista que busca conhecer um sábio que vive escondido no sertão nordestino e acaba se encontrando com a sua própria história, num realismo mágico e poético. “Uma homenagem ao sertanejo, aos cordelistas e aos nordestinos. Estou muito feliz em saber que está concorrendo na principal premiação literária do país”, disse Esdras ao saber da participação no prêmio.
A primeira edição de Sadres se esgotou em março do mesmo ano, mas o livro virtual pode ser adquirido na Amazon: (Veja aqui).
Secom/PMVCNa manhã desta sexta-feira (16), a prefeita Sheila Lemos recebeu autoridades públicas do município de Itapetinga. O vice-prefeito Renan Pereira e o vereador Anderson Cruz fizeram uma visita de cortesia, na qual reforçaram as intenções de parceria entre as administrações em prol do desenvolvimento regional.
“Todas as secretarias da Prefeitura de Vitória da Conquista estão de portas abertas para receber a administração pública itapetinguense, seja para conhecer nossa experiência com projetos nas mais diversas áreas, seja para receber a sua expertise. Esse diálogo foi muito importante para arquitetar ações para o crescimento da nossa região”, afirmou Sheila.
O vice-prefeito de Itapetinga, Renan Pereira, também falou sobre a importância desse estreitamento de laços. “Nós tivemos a felicidade de encontrar a prefeita, que vem desenvolvendo um bom trabalho em Vitória da Conquista, eu tenho constatado isso nas minhas visitas. E hoje nós selamos um pacto de bom relacionamento”, avaliou.
Para o vereador Anderson Cruz, a administração conquistense pode inspirar as políticas públicas de Itapetinga: “Queremos fazer essa cópia das ações positivas, para que a gente possa transformar em ações nossas. Estou grato, e é dessa forma que a gente pensa em uma Bahia cada vez melhor.”
Fonte: Ascom/ SaebOs cidadãos baianos já podem usar o SAC Digital para solicitar primeira via do título de eleitor, justificar ausência a eleições e realizar alistamento militar on-line. As facilidades oferecidas pela Justiça Eleitoral e pela Diretoria do Serviço Militar acabam de ser incorporadas à cartela de serviços da plataforma eletrônica do governo estadual, que pode ser acessada por meio do endereço www.sacdigital.ba.gov.br e do aplicativo SAC Digital, disponível nas lojas de app para celulares Android e iOS.
Para ter acesso às facilidades via SAC Digital, basta o usuário digitar o nome do serviço desejado no campo de busca do site ou do aplicativo que o sistema irá redirecioná-lo. No caso da 1a via do Título de Eleitor, além de informar ao sistema do Tribunal Superior Eleitoral seus dados pessoais – como nome completo, e-mail, número do RG e local de nascimento – o usuário deve anexar uma foto sua (selfie) com o documento oficial de identificação ao lado do rosto, imagens do próprio documento, comprovante de residência atualizado e, para homens com idade entre 18 e 45 anos, também certidão de serviço militar.
A justificativa para ausência às eleições, por sua vez, deve ser realizada num prazo de até 60 dias após a votação, mediante preenchimento de formulário eletrônico. O sistema do Tribunal Superior Eleitoral permite ainda que o cidadão acompanhe o processo, consultando virtualmente o requerimento da justificativa.
Já o alistamento on-line – que é obrigatório para todo brasileiro do sexo masculino no ano em que completa 18 anos – é realizado via redirecionamento para a plataforma digital do governo federal. Lá, é preciso preencher um formulário e informar o número do CPF para validação dos dados pessoais. No mesmo ambiente, ainda é possível acompanhar o processo após o alistamento militar e requerer o Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI).
Lançada em 2018, a plataforma SAC Digital contabiliza 3,5 milhões de cidadãos cadastrados e aproximadamente 6 milhões de serviços executados desde sua implantação. Atualmente, a ferramenta disponibiliza aos cidadãos mais de 370 opções de serviços de agendamento e 48 digitizados, ou seja, que não geram a necessidade do usuário se deslocar até um órgão para conseguir atendimento. Entre os serviços disponíveis, estão RG Expresso, CNH Definitiva, Segunda via da carteira de habilitação, CTPS Digital e Matrícula escolar digital, entre outros.
Comentários