Dia: 19 de junho de 2021
Impossível falar sobre o tempo que castiga quem pede
POR Edtattoo
Impossível falar sobre o tempo que castiga quem pede. Apesar de não compreendermos a profundidade disso continuamos a busca fantasiosa nas áridas de nossa alma.
Precisamos com urgência estabelecer a paz que precisamos para ver além dos muros,
Os pensamentos existem para dar forma a vida.
Sobre os trilhos defeituosos andamos, sobre o sol ardente sentimos o transe quando a noite fria cai.
Morreram os sábios, foi para um tempo de vida vivendo a fantasia de sua busca.
Essa divisão entre “espírito e matéria nos transforma”,
Molda o momento para confortar o coração que sofre.
Fomos de um tempo distante,
A morte, essa inimiga castradora ceifa a vida nos dando a certeza da inutilidade esta sempre mal interpretada por aqueles que não a compreende.
Precisamos observar além da pele, compreender na essência do micro a existência do macro. Ninguém além de nós sabe o conteúdo além Dos olhos.
Revela se ao contemplar as batidas do peito que por intermédio sentimos,
O entardecer nos traz brilho que por entre o riso vestimos a máscara.
Tudo com tempo tem tempo,
(No afago dos cabelos lisos o riso chega o brilho e na tentativa de proteger a dúvida perde força,
Na sala de conversas entre amigos os projetos são feitos),
É preciso que nós continuemos consertando os trilhos defeituosos que deixamos no caminho,
a vida se renova a cada amanhecer, com tempo fé se muda e até mesmo as dores se curam.
Condeúba: A Secretaria Municipal de Saúde informa o Boletim Epidemiológico de hoje (19), aumentou CINCO casos
Segundo o gráfico divulgado pela Coordenação da Vigilância Epidemiológica, informa que de 1171 subiu para 1176 os casos de infectados pelo covid-19 no município sede de Condeúba. Sendo 19 óbitos, 1137 já foram curados e 20 estão em tratamento. Suspeitos 3.122, aguardam coleta 10, aguardam resultado 21 e descartados laboratorialmente 1.915.
Saiba como franqueados podem renegociar contratos na pandemia
P. Livre
Na pandemia, muitos franqueados precisaram pedir socorro às franqueadoras. Custos previstos em contratos, que incluem pagamento de royalties e taxas de marketing, tiveram de ser renegociados com adiamentos de prazos e parcelamentos.
Algumas marcas concederam descontos ou até mesmo isenção em alguns meses. Com maior poder de negociação, representantes das franqueadoras também têm sentado à mesa com os empreendedores para ajudá-los na negociação com os donos dos imóveis.
Confira a seguir o que dizem especialistas sobre questões contratuais e cobranças de dívidas na pandemia. Continue lendo
Malhada de Pedras já imunizou mais de 30% da população contra o coronavírus
Mais de 30% da população da cidade de Malhada de Pedras, já foi vacinada contra a Covid-19. Em entrevista o secretário municipal de saúde, Cleyderson Aguiar Caetano, salientou que o município tem procurado avançar no processo de imunização dos públicos previamente determinados pelos órgãos de saúde. “Considerando a população geral, já vacinamos mais de 30% das pessoas com a primeira dose. Estamos acima da média estadual”, informou.
Os números refletem na taxa de contaminação e no número de casos graves da Covid-19 na cidade, os quais caíram drasticamente. Segundo o secretário, a pasta tem feito um trabalho de conscientização da população chamando a atenção para importância das medidas não farmacológicas de prevenção, como o uso da máscara, o distanciamento social e a higienização constante das mãos.
“Muitas pessoas ainda não compreendem a real situação da pandemia, insistem em descumprir as medidas preconizadas pelos órgãos de saúde. Estamos trabalhando para que a população entenda”, destacou o secretário.
ANS: suspensão da venda de oito planos de saúde entra em vigor
Começou a valer dia (18/6) a proibição da venda de planos de saúde que tiveram sua comercialização suspensa pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), devido a problemas na cobertura assistencial relatados pelos clientes no 1° trimestre de 2021.
Com base em mais de 20 mil queixas analisadas, a ANS determinou a suspensão de oito planos de saúde vendidos por cinco operadoras. A lista completa dos planos penalizados pode ser conferida na página da ANS. (Veja aqui).
A medida faz parte do Monitoramento da Garantia de Atendimento, que atua na proteção dos consumidores e acompanha o desempenho dos planos. Segundo a ANS, 35.080 beneficiários ficam protegidos com a medida, já que esses planos só poderão voltar a ser comercializados para novos clientes se as operadoras apresentarem melhora nos resultados.
A agência também divulgou que seis planos de quatro operadoras voltaram a ter suas vendas liberadas devido à melhora no monitoramento. (Veja aqui).
Rede clandestina de eletricidade é achada em casa de vereador de Paulo Afonso, no norte da Bahia
A casa de um vereador de Paulo Afonso, no norte da Bahia, estava funcionando com rede de energia clandestina. A informação foi divulgada pela Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba) nesta quinta-feira (17). De acordo com a Coelba, a irregularidade ocorria há mais de seis meses e dívida da unidade passava dos R$ 17 mil.
A rede clandestina representou um desvio de 100 mil kWh que, segundo a Coelba, é energia suficiente para abastecer o município de Macururé, cidade do norte baiano com aproximadamente 10 mil habitantes, durante uma semana. O vereador, que não teve o nome divulgado, não chegou a ser preso, pois fez a negociação da dívida durante a ação da Coelba realizada na quarta-feira (16), no bairro Jardim Aeroporto.
Segundo a Coelba, o furto na unidade do vereador, abastecia também outras duas unidades que pertencem a familiares. A operação em Paulo Afonso foi realizada após mapeamento da concessionária de energia, que através da análise em softwares, associados a sensores inteligentes que controlam o fluxo de energia elétrica, identificou a rede clandestina em investigação de campo.
A irregularidade encontrada representava, ainda, um risco a segurança para a população local, uma vez que a ligação foi feita fora dos padrões técnicos. A Coelba ressaltou que o furto de energia é crime e conta com pena de até oito anos de reclusão.
Sancionada lei que prorroga medidas emergenciais para aviação
A.BrasilO presidente Jair Bolsonaro sancionou a lei que prorroga por 12 meses as medidas emergenciais adotadas para o setor de aviação civil em razão da pandemia da covid-19. Publicada no Diário Oficial da União de hoje (18), a Lei 14.174 altera a Lei nº 14.034, sancionada em 5 de agosto de 2020, que teve como origem a Medida Provisória nº 1024/2020, que conferiu aos usuários do transporte aéreo maior flexibilidade para desistência do voo e prorrogou as medidas de alívio ao fluxo de caixa das empresas aéreas.
“Independentemente do número de passageiros, as companhias aéreas têm que arcar com os altos custos fixos associados à propriedade ou arrendamento de aeronaves, despesas de terminais e instalações de manutenção”, informou por meio de nota o Ministério da Infraestrutura, ao apontar que a pandemia gerou impactos significativos nos resultados financeiros da indústria.
“Diante desse cenário, entendeu-se que a prorrogação da autorização aos operadores aéreos para o reembolso em 12 meses, nos casos de cancelamento de voos, seria uma medida relevante para a redução do impacto imediato no caixa das empresas e, assim, reduzir o risco de insolvências que poderiam ocasionar efeitos disruptivos na oferta de transporte aéreo no país”, acrescentou.
O presidente Bolsonaro, no entanto, decidiu vetar uma das alterações feitas durante a tramitação da matéria no Legislativo. No caso, o artigo que estabelecia que o pagamento à União de contribuições fixas previstas em contrato de concessão de infraestrutura aeroportuária federal poderia ser antecipado.
A alteração previa que, para o cálculo do valor atual das contribuições fixas vincendas a serem antecipadas, deveria ser utilizada exclusivamente a taxa vigente do fluxo de caixa marginal adotada pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para processos de revisão extraordinária aplicáveis ao respectivo contrato de concessão, acrescida de cinco pontos percentuais para a concessionária que optasse por antecipar, no mínimo, 50% do valor total das contribuições fixas remanescentes.
“Apesar de meritória, a propositura contraria interesse público pois reduziria as receitas da União nos exercícios seguintes – devido à redução do valor presente líquido das outorgas- e a previsibilidade das receitas, o que impactaria não apenas a programação financeira anual, mas também o fluxo de caixa mensal e a disponibilidade de fontes para o caixa do Tesouro, tendo em vista que prejudica o alcance das metas fiscais e não atende aos requisitos previstos na Lei de Diretrizes Orçamentárias 2021, impactando o equilíbrio econômico de contratos já firmados”, justifica o Ministério da Infraestrutura.
Trabalhadores de Aracatu são resgatados no interior paulista em situação análoga à escravidão
Ao menos 56 funcionários de uma fazenda de café de Pedregulho (SP), dentre eles dez menores de idade, foram encontrados em situação análoga à escravidão nesta quarta-feira (16). Os trabalhadores foram resgatados e levados à sede do Ministério do Trabalho em Franca (SP). Eles são de Aracatu/BA., e foram conduzidos em um ônibus acima da lotação permitida contratado pelo dono da fazenda sem formalização da atividade.
Eles trabalhariam na safra do café, mas não havia prazo para retorno à cidade de origem. Sem dinheiro, os trabalhadores ficaram endividados em um comércio local para poder garantir o alimento e produtos de uso diário. O dono da fazenda responderá pelos crimes de sonegação, aliciamento de trabalhadores e tráfico de pessoas.
Unidade de processamento de mandioca será inaugurada em comunidade rural de Acajutiba neste mês de junho
Está tudo pronto para a inauguração da unidade de processamento de mandioca e derivados da comunidade rural de Pau de Candeia, localizada no município de Acajutiba, prevista para o dia 30 de junho. A agroindústria foi implantada pelo Governo do Estado, por meio do projeto Bahia Produtiva, no valor de R$466,7 mil, com capacidade de processamento de 750 quilos de farinha por dia.
Nesta quinta-feira (23), representantes da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) e da prefeitura realizaram uma visita técnica na unidade, que deu início aos testes das máquinas e equipamentos. O chefe de gabinete da SDR, Jeandro Ribeiro, anunciou que, além da inauguração da unidade, será construído um maniveiro e serão entregues mil mudas de mandioca à comunidade.
Implantada pelo Governo do Estado, por meio do projeto Bahia Produtiva, a agroindústria vai atender diretamente 130 agricultores familiares da região, que poderão beneficiar a mandioca produzida por eles.
O prefeito de Acajutiba, Alexandro Menezes de Freitas, destacou que a entrega das mudas será muito importante para a região: “São mudas de qualidade para aumentar a produtividade da mandioca no município, que, somadas ao investimento da casa de farinha, vão alavancar a economia e autonomia dos nossos agricultores”.
A agricultora Edna Reis dos Santos é uma das beneficiadas: “Ter uma unidade de processamento de mandioca na nossa comunidade é um sonho, pois antes tínhamos um processo todo manual, que necessitava de muito esforço braçal. A nossa casa de farinha marca uma nova conquista para as famílias da comunidade, que vai melhorar nossa renda e gerar empregos”.
O Bahia Produtiva é um projeto executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), cofinanciado pelo Banco Mundial.
Assessoria de Comunicação SDR/CAR
Contato de Whatsapp: (71) 3115-6766
Telefone: (71) 3115-6766
Comentários