Dia: 16 de junho de 2021

A História e o autoritarismo brasileiro

Na condição de professor de História, sempre me preocuparam a disseminação de ideologias de extrema-direita no Brasil e o pendor autoritário de nossas instituições de Estado.

Nossa história tem sido um roteiro ininterrupto de golpes da elite racista e oligárquica, desde os tempos coloniais.

Os indígenas, negros, mestiços, pobres, trabalhadores e mulheres, sempre propositalmente esquecidos e deixados ao último plano, escravizados, oprimidos e torturados.

O nazismo já esteve entre nós. Atualmente, somos governados por um bando fascista de extrema-direita, boçais desorientados por teorias conspiratórias, racistas, supremacistas e por seitas religiosas que fogem ao senso do cristianismo autêntico.

Os constantes ataques do presidente da República à ciência e à democracia reacendem o temor de uma nova ditadura.

Ir às ruas em 19 de junho, com os devidos cuidados sanitários, é um dever de todos os que lutam contra o totalitarismo e as ditaduras. É civilizatório!

Maetinga: Morreu a jovem Jussara Sousa Santos aos 36 anos de idade, vítima da covid

 

A jovem Jussara Sousa Santos morreu aos 36 anos de idade

Morreu nesta tarde de quarta-feira dia 16 de junho de 2021 por volta das 15h30min., na cidade de Salvador/BA, a jovem Jussara Sousa Santos aos 36 anos de idade. Jussara morava em Maetinga e tem parentes em Condeúba, entre eles a Sra. Custódia esposa de Som, além da sua mãe Sra. “Zelza” Souza Queiroz Santos. Jussara estava gravida e contraiu o vírus da covid, mesmo assim ela foi internada no Hospital Esaú Matos em Conquista, onde nasceu a criança de parto Cesária e ela ainda amamentou o bebê por 8 dias, depois recebeu alta e veio para sua casa em Maetinga, dois dias depois passou a sentir muita falta de ar e teve que ser transportada para Vitória da Conquista e de lá foi de UTI aérea direto para Salvador, chegando lá foi entubada por 8 dias, hoje (16/6) Jussara não resistiu e foi a óbito. Jussara trabalhava como auxiliar de classe na Creche em Maetinga, a cidade está em estado de choque pelo ocorrido. Ela deixou viúvo o Jovem Ivoney Soares dos Santos Sousa e duas filhas Manoela (10 anos) e Heloísa (16 dias). Seu corpo está sendo transladado de Salvador para Maetinga, seu sepultamento será amanhã (17), no período da tarde no Cemitério Municipal de Maetinga.

Nós do jornal Folha de Condeúba deixamos nossos profundos sentimentos aos queridos familiares da jovem Jussara, por eles estarem passando essa terrível dor, pela perca precoce e irreparável desse ente tão querido! Que o bom Deus a tenha ao seu lado para eternidade. Descanse em paz Jussara.

Condeúba: A Secretaria Municipal de Saúde informa o Boletim Epidemiológico de hoje (16), aumentou VINTE casos

Segundo o gráfico divulgado pela Coordenação da Vigilância Epidemiológica, informa que de 1139 subiu para 1159 os casos de infectados pelo covid-19 no município sede de Condeúba. Sendo 19 óbitos, 1110 já foram curados e 19 estão em tratamento. Suspeitos 3.107, aguardam coleta 7, aguardam resultado 43 e descartados laboratorialmente 1.898.

Confira o boletim desta quarta-feira (16):

Malhada de Pedras: Aterro controlado dá nova destinação ao lixo

O Prefeito Carlos Roberto Santos da Silva (PSD), o Beto de Preto Neto, apresenta o novo aterro de lixo da cidade Foto: Lay Amorim

A prefeitura de Malhada de Pedras tem apostado na implementação de um aterro controlado para dar nova destinação ao lixo da cidade. Em entrevista, o prefeito Carlos Roberto Santos da Silva (PSD), o Beto de Preto Neto, explicou que, antes, havia um verdadeiro lixão no município, onde não era realizado nenhum tipo de aterramento. “Estamos fazendo o que deveria ter sido feito há muitos anos. Não por questões políticas ou partidárias, mas por questões ambientais”, asseverou.

Antigo aterro de lixo da cidade Foto: Lay Amorim

Neto colocou ainda que o lixo hospitalar é separado, bem como materiais como plástico e papel. “No quarto dia útil do meu governo resolvemos o problema, que parecia impossível de ser resolvido”, afirmou. A área possui 2 hectares e vida útil de seis anos. O gestor adiantou que está buscando novas possibilidades e parcerias para melhorar ainda mais o sistema do aterro.

acheisudoeste

Covid-19: 3ª onda deve acelerar mortes nas próximas semanas, alertam especialistas

Foto: Bruno Kelly/Reuters

Na semana em que o Brasil se aproxima das 500 mil mortes por Covid-19, epidemiologistas e cientistas de dados alertam para um novo agravamento da pandemia na maioria dos Estados e regiões do país.

Essa “terceira onda”, expressão popularmente aceita para descrever o agravamento dos números após uma relativa melhora, está relacionada a diversos fatores — entre eles, o relaxamento das medidas restritivas, que permitiu o retorno de atividades sociais e comerciais e o consequente aumento da circulação de pessoas pelas ruas.

Mas há algumas características próprias do atual agravamento, como seu local de “início” e o as faixas etárias dos atingidos. A preocupação é que essa retomada acontece num período em que os sistemas de saúde ainda estão bastante fragilizados e sem condições de dar vazão à chegada de milhares de novos pacientes.

“Estamos com uma transmissão comunitária do coronavírus extremamente alta e em patamares fora do controle. Para completar, temos cada vez menos intervenções para controlar isso”, interpreta o médico Marcio Sommer Bittencourt, do Centro de Pesquisa Clínica e Epidemiológica do Hospital Universitário da USP.

“Diante disso, não tem como a nossa perspectiva ser positiva”, diz. De acordo com as projeções do Instituto de Métricas em Saúde da Universidade de Washington, nos Estados Unidos, o Brasil pode contabilizar um total de 727 mil mortes por covid-19 até outubro de 2021.

Caso ocorra algum evento que piore ainda mais a situação da pandemia por aqui, esse número salta para 847 mil nas estimativas mais pessimistas feitas pelos especialistas americanos. Mas, para entender o provável futuro da pandemia no país, é preciso antes saber como chegamos até aqui.

Conquista: Vereadora é internada na UTI vítima do coronavírus

Aleciene Gusmão vereadora do município de Itambé

O coronavírus segue aumento os casos em Vitória da Conquista e região.

Está internada no Hospital Samur a vereadora da vizinha cidade de Itambé, Aleciene Gusmão, que já foi secretária municipal de educação da referida cidade.

Segundo informações de familiares, ela está na UTI da unidade hospitalar e seu marido, também vítima do coronavírus, está internado em um leito clínico.

Nas redes sociais, amigos, familiares e apoiadores da edil pedem orações.

Aleciene está no seu segundo mandato no legislativo itambeense.

Condeúba/Higino: Morreu a Sra. Adelina Costa Freitas aos 46 anos de idade

 

Sra. Adelina Costa Freitas morreu aos 46 anos de idade

Morreu na noite de ontem terça-feira dia 15 de junho de 2021 às 23:00 horas a Sra. Adelina Costa Freitas aos 46 anos de idade. Segundo informações de familiares, a causa morte deve ter sido um infarto fulminante. Adelina que trabalhava na feira de Condeúba vendendo balaios e outros. Ela deixou viúvo o Sr. Jesuíno Fernando Freitas e 5 filhos Giliarde, Jaqueline, Lemio, Rosimerica e Vinicio. Seu corpo será velado na sua residencia na Baixa do Higino e o sepultamento será ainda hoje no período da tarde no Cemitério Municipal do Higino.

Atendimento: FUNERÁRIA PAI-BAHIA

Nós do jornal Folha de Condeúba deixamos nossos profundos sentimentos aos queridos familiares da Sra. Adelina, por eles estarem passando essa terrível dor, pela perca irreparável desse ente tão querido! Que o bom Deus a tenha ao seu lado para eternidade. Descanse em paz Sra. Adelina.

Trabalho Infantil será tema de audiência pública na Câmara

Nesta sexta-feira, 18, a Câmara Municipal de Vitória da Conquista (CMVC) realizará uma audiência pública com o tema: “Uma infância protegida é uma infância sem trabalho”. O intuito é sensibilizar, informar, debater e dar destaque no combate a essa violação dos direitos de crianças e adolescentes.

A discussão, fruto de iniciativa do mandato do vereador Ivan Cordeiro (PTB), ocorrerá pelo Sistema de Deliberação Remota (SDR), às 19 horas. Na justificativa apresentada pelo parlamentar, ele ressalta a necessidade de aliar a oferta de educação de qualidade à superação da pobreza. “É preciso garantir que a educação formal de qualidade, aliada às ações da proteção social, contribua de forma efetiva para a superação do ciclo intergeracional de pobreza”.

A audiência será transmitida pela Rádio Web Câmara, pela Página da Câmara no Facebook e no YouTube.

Caixa antecipa pagamento de terceira parcela do auxílio emergencial

A Caixa Econômica Federal anunciou que vai antecipar os pagamentos da terceira parcela do auxílio emergencial. O novo calendário tem início no dia 18 de junho, com os depósitos para os nascidos em janeiro, e vai até o dia 19 de julho para os nascidos em dezembro.

Antes, os pagamentos seriam feitos até o dia 12 de agosto. De acordo com a Caixa, para os beneficiários do Bolsa Família, nada muda. Eles continuam a receber o auxílio emergencial 2021 da mesma forma e nas mesmas datas do benefício regular.

Em maio, a Caixa já havia antecipado o pagamento da segunda parcela em cerca de duas semanas.

A Caixa disse ainda que quem recebe o auxílio por meio da conta digital, poderá movimentá-los pelo aplicativo Caixa Tem e na Rede Lotérica. O benefício também poderá ser sacado por meio do Cartão Bolsa Família ou Cartão Cidadão.

Covid-19: Rui Costa pede renovação de estado de calamidade da Bahia até 31 de dezembro

O governador Rui Costa (PT) enviou para a Assembleia Legislativa do Estado, uma proposta que pede a renovação do decreto de estado de calamidade pública em todo território baiano.

Publicado no Diário Oficial do Legislativo desta terça-feira, 15, o pedido requer medida seja prorrogada até o dia 31 de dezembro.

De acordo com o gestor, “a segunda onda da Covid-19, cujos efeitos vêm sendo experimentados com crescimento das taxas de contaminação, adoecimento e morte, ainda impõe gravidade a este momento”.

Desde o início da pandemia o estado contabilizou 1.066.552 casos e 22.601 óbitos.