Dia: 13 de maio de 2021

Tragédia: Homem morre esmagado por caçamba em Tancredo Neves

O trabalhador Gerson, morador de Presidente Tancredo Neves, morreu em um acidente de trabalho, nesta sexta-feira dia 13 de maio de 2021, conforme informações de populares, ele estava consertando a caçamba do colega quando o basculante caiu sobre seu corpo.

Gerson vem de uma família muito querida no município, ele sempre trabalhou como motorista em Caçamba, firmas e trabalhos particulares, filho único, casado e pai de uma criança.

A família aguarda a chegada do IML, onde fará a necropsia e depois a família e amigos darão um último adeus.

Que Deus possa confortar os corações dos familiares e amigos que tanto sofrem neste momento.

PTN NEWS

Condeúba: A Secretaria Municipal de Saúde informa o Boletim Epidemiológico de hoje (13), aumentou DEZ casos

Segundo o gráfico divulgado pela Coordenação da Vigilância Epidemiológica, informa que aumentou de 776 para 786 os pacientes infectados pelo covid-19 no município sede de Condeúba. Sendo 13 óbitos, 732 já foram curados e 41 estão em tratamento. Suspeitos 2.549, aguardam coleta 12, aguardam resultado 60 e descartados laboratorialmente 1.691.

Confira o boletim desta quinta-feira (13)

A Prefeitura Municipal de Condeúba, por meio da Secretaria de Saúde, vem alertar a toda a população condeubense a fim de intensificar as medidas de cuidados, prevenção e atenção nos protocolos determinados pelos órgãos competentes de saúde. O município está passando por um momento delicado no aumento dos casos e é pertinente manter a atenção e os cuidados para evitar um colapso no sistema municipal de saúde.

#governo #saude #prevenção #covid #enfrentamento

Programa FazAtleta abre inscrições para patrocínios em 2021

Entre os dias 13 e 21 de maio, projetos de atletas e equipes esportivas podem ser apresentados ao Programa Estadual de Incentivo ao Esporte Amador do Estado da Bahia (FazAtleta).

Os interessados devem enviar, em um único e-mail, cópias digitalizadas individualmente, identificadas e em formato PDF dos formulários preenchidos e assinados e dos demais documentos exigidos na Resolução n° 01/2021 do programa, para o e-mail [email protected]. De acordo com a nova resolução, o programa volta a oferecer verba para a participação em competições, que estavam suspensas por causa da pandemia de Covid-19. Para este ano, o investimento previsto é de R$ 4,5 milhões.

O secretário executivo do Programa FazAtleta, Rodrigo Souza Faria, explica que o programa é destinado aos atletas amadores olímpicos e paralímpicos, nas modalidades olímpicas reconhecidas e cadastradas no Comitê Olímpico Brasileiro (COB). “Se a modalidade não for olímpica, não for reconhecida e não for cadastrada no COB, o atleta precisa apresentar ranking de nível mundial para ser patrocinado”, informou.

A Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), vinculada à Secretaria do Trabalho e Esporte (Setre), oferece apoio anualmente a cerca de 80 atletas e também a uma média de 13 eventos. “Esses atletas ganham um apoio, um patrocínio, para custear todas as despesas durante todo o ano de treinamento.

O mais difícil hoje no esporte de alto rendimento é você custear suas despesas porque é caro, os equipamentos são caros, são caras as viagens para participar dos campeonatos nacionais, internacionais. Então, o FazAtleta possibilita o financiamento desse custo”, destacou Rodrigo.

Brasil já tem mais de cem linhagens do novo coronavírus em circulação

Foto: Getty Images

Desde o início da pandemia, 110 formas diferentes do novo coronavírus circulam ou circulavam pelo Brasil. As informações são de um levantamento feito a partir de dados inseridos por pesquisadores na plataforma genômica da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), que inclui resultados de sequenciamentos genéticos feitos por outras instituições. As informações são da CNN.

Pesquisadora do Laboratório de Vírus Respiratórios e do Sarampo do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), unidade de referência para o coronavírus, Paola Serra entende que o aumento é natural.

“É da biologia do coronavírus apresentar alterações genéticas ao longo do tempo. Temos uma diversidade enorme de circulação mundial, algumas têm importância, outras não. As que têm importância hoje no Brasil são as variantes de interesse ou de preocupação”, explica a virologista.

Há três variantes classificadas como de preocupação pela Organização Mundial da Saúde (OMS): a de Manaus (P.1), do Reino Unido (B.1.1.7) e da África do Sul (B.1.35). Além da amazonense, nativa, as outras também foram detectadas no Brasil.

As variantes de interesse são acompanhadas de perto pelos pesquisadores e podem ter impacto importante no cenário epidemiológico, mas estão restritas a poucas áreas, casos da P.2 e da N.9, ambas descobertas pelo LNCC no Brasil.

Atualmente, de acordo com a Fiocruz, a linhagem P.1, de preocupação, é prevalente em todo o país. A segunda mais frequente é a P.2, de interesse. E a terceira mais comum é a B.1.1.28, da qual a P.2 teve origem.

As mutações que, com um tempo, fazem com que os vírus de uma linhagem desenvolvam novas características e sejam interpretados como um novo grupo impulsionam esse aumento.

Esse comportamento, de acordo com o vice-presidente da Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI) e professor de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Alberto Chebabo, é comum e afetado pela circulação de pessoas e pelo amplo contato entre elas, diante de ausência de medidas restritivas mais severas.

Prefeita Sheila Lemos leva pautas da saúde e infraestrutura para audiência com governador

Nesta quarta-feira (12), às 15h30, a prefeita de Vitória da Conquista, Sheila Lemos, teve a primeira audiência com o governador Rui Costa, na Governadoria, em Salvador.

Na pauta, maior participação do governo estadual no financiamento da saúde e em obras de infraestrutura. Este é o primeiro encontro entre a autoridade estadual e um gestor conquistense desde maio de 2019, quando o ex-prefeito Herzem Gusmão foi recebido por Rui Costa.

A prefeita entregou ao governador nove demandas específicas, incluindo projetos e obras que ele anunciou no ano passado, durante a campanha eleitoral. “O que levamos são reivindicações justas, merecidas pela cidade e que visam a melhoria da qualidade de vida e o bem-estar da nossa população”, explica Sheila.

Ela acrescenta que Rui Costa analisará as demandas com espírito republicano, considerando que o governador afirmou o interesse em realizar obras importantes no município e ajudar Vitória da Conquista.

“Assim como nós entendemos que é nosso papel dialogar e buscar benefícios para a população, independentemente de posicionamentos políticos, cremos que o governador tem o mesmo nível de compromisso, especialmente pela importância de Vitória da Conquista para o estado”, ressaltou a gestora.

Veja as demandas levadas pela prefeita Sheila Lemos ao governador Rui Costa: Continue lendo

Vereador é baleado em atentado e entra em carro-forte para escapar de atirador em Teixeira de Freitas

Foto: Divulgação

O vereador Antônio Marques Ferreira da Silva (PC do B), de Teixeira de Freitas, cidade no sul da Bahia, foi baleado durante um atentado na tarde de terça-feira (11), no bairro Caminho do Mar. Nesta quarta (12), ele passa bem e já teve alta médica.

De acordo com a delegacia da cidade, a tentativa de homicídio aconteceu enquanto Antônio, que tem 46 anos, passava de moto na rua, falando ao celular. Ele foi abordado por um homem, que começou a disparar contra ele.

O vereador tomou cinco tiros, sendo dois nas costas, um em um dos ombros e dois que atingiram a cabeça de raspão. Antônio conseguiu correr por cerca de 300 metros, e entrou em um carro-forte que estava parado para manutenção, para conseguir escapar do atirador.

O suspeito fugiu do local. A vítima foi levada para o Hospital Municipal de Teixeira de Freitas, onde passou por cirurgia e foi liberada.

A polícia investiga o caso, mas não sabe o que motivou o crime, nem identificou o suspeito. Nesta quarta-feira (12), a sessão da Câmara de Vereadores da cidade foi suspensa por causa do episódio.

No DNCOS, Sheila garante sistemas simplificados de água para a zona rural

No início da tarde desta quarta-feira (12), a prefeita Sheila Lemos esteve na Coordenadoria Estadual do Departamento Nacional de Obras Contra a Seca, em Salvador, quando discutiu com o coordenador Lucas Maciel Lobão Vieira investimentos do órgão na zona rural de Vitória da Conquista.

A prefeita apresentou dados sobre as consequências da falta de chuvas na maior parte do interior do município e reivindicou a parceria do DNOCS em ações para mitigar o problema e ajudar, principalmente, os pequenos agricultores das regiões atingidas pela estiagem.

Para Sheila, “com a parceria, fica mais fácil reduzir o sofrimento da população das áreas onde falta água, por isso viemos ao DNOCS, por sua atuação histórica no combate aos efeitos da seca”.

Lucas Lobão mostrou-se sensível aos pleitos apresentados pela prefeita de Vitória da Conquista e assegurou que o órgão coordenado por ele na Bahia se prontifica a ajudar o município. Para começar, ele autorizou a entrega de dez sistemas simplificados de abastecimento de água para a zona rural.

Os sistemas, compostos de poço artesiano, bomba e caixa d’água, vão atender centenas de pessoas e aliviar a demanda por carros-pipas, meio utilizado para garantir água potável nas localidades do interior do município.

Projeto “Adote uma Unidade Básica de Saúde” é apresentado ao Governo Municipal

A coordenação do curso de Medicina da Universidade Federal da Bahia (Ufba), Campus Anísio Teixeira, propôs ao Governo Municipal a ampliação e a otimização do atendimento da população nas unidades básicas de saúde do município.

A parceria proposta entre a Prefeitura e as instituições de ensino superior públicas e privadas, tem o objetivo de ser um espaço para ampliar os campos de prática em saúde, bem como ser fonte de pesquisa científica para agregar ao processo de formação dos alunos.

Além de possibilitar oferecer um serviço de saúde mais ampliado à população conquistense, ajudando a reduzir ao máximo as demandas reprimidas nas unidades de saúde.

O projeto “Adote uma UBS” foi pensado para atender as unidades de saúde tanto da zona urbana quanto rural, e poderá possibilitar a doação de equipamentos e materiais para as unidades adotadas por parte das instituições privadas, além de oferecer suporte no atendimento dos usuários por meio de recursos humanos na gestão compartilhada por parte das instituições públicas.

Cabe ao Município oferecer estrutura mínima de trabalho nas unidades para prestação de serviço das instituições de ensino superior públicas.

Em reunião realizada na última segunda-feira (3) no Gabinete Civil, o projeto foi apresentado pelo Dr. Vinícius de Brito Rodrigues, professor e coordenador do curso de Medicina da Ufba, à prefeita Sheila Lemos que avaliou positivamente o projeto.

“É uma iniciativa importantíssima, que só quem ganha é a população de Vitória da Conquista. Queremos estreitar esse diálogo para possibilitar a implantação desse projeto em nosso município”, destacou a gestora.

Polícia Federal cumpre mandados em Ilhéus contra advogado investigado por retenção de autos processuais

Foto: Divulgação/Polícia Federal

Uma operação da Polícia Federal (PF) foi deflagrada na manhã desta quarta-feira (12), em Ilhéus, sul da Bahia, contra advogado investigado por retenção de autos processuais.

A PF não informou a identidade do profissional e nem se é homem ou mulher. De acordo com informações da PF, a “Operação Restituir” cumpre dois mandados de busca e apreensão, tendo como alvo documentos e elementos informativos, em especial autos de processos (ações penais) que não foram restituídos por um advogado.

A polícia destacou que o profissional foi devidamente intimado judicialmente. Na ação desta quarta, policiais federais deram cumprimento aos mandados na residência da pessoa de interesse e em um Cartório de Registro Civil, onde o alvo trabalha.

Os mandados foram expedidos pela Vara Única da Justiça Federal em Ilhéus. Ainda de acordo com a PF, a pena prevista para o Crime contra a Administração da Justiça pela sonegação de objeto de valor probatório (retenção de autos) é de detenção de seis meses a três anos, e multa.

Dengue potencializa chance de uma pessoa ter sintomas na Covid-19, diz estudo

Foto: Divulgação

A dengue potencializa a possibilidade de uma pessoa desenvolver sintomas caso seja infectada pelo coronavírus. Pessoas que já tiveram a doença transmitida pelo aedes Aegypti têm um risco duas vezes maior de desenvolver sintomas da Covid, mostra um estudo do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (ICB-USP).

Os resultados foram publicados na revista Clinical Infectious Diseases. Durante o estudo, amostras sanguíneas de 1.285 pessoas foram analisadas pelos pesquisadores.

Os resultados sugeriram uma interação entre as epidemias de dengue e Covid-19, uma agravando a outra. A situação é chamada de “sindemia” pelos cientistas.

“Ambas afetam os setores mais vulneráveis da população”, afirmou o coordenador da pesquisa, Marcelo Urbano Ferreira. A pesquisa também apontou que a idade é outro fator relevante.

Os dados mostraram que quanto mais velho, maior a chance de ter Covid-19 sintomática e maior a probabilidade de ter sido exposto à dengue. A pesquisa foi desenvolvida com voluntários do município de Mâncio Lima, no Acre.

Os resultados obtidos pelo ICB-USP vão de encontro a um outro estudo realizado em 2020, que sugeriu que a infecção prévia por dengue poderia ter um fator protetor contra o coronavírus. Marcelo Urbano ressalta que a diferença nos resultados pode ser explicada pela diferença na abordagem.

Em um estudo o trabalho foi feito com dados já existentes e agregados, ou seja, não foram analisados de acordo com diferentes características.

Já no outro estudo, os dados coletados dependem da memória dos pacientes sobre ter tido ou não a doença e de um diagnóstico que não necessariamente foi preciso, explicou o cientista.