Dia: 7 de maio de 2021

Condeúba: A Secretaria Municipal de Saúde informa o Boletim Epidemiológico de hoje (7), aumentou SEIS casos

Segundo o gráfico divulgado pela Coordenação da Vigilância Epidemiológica, informa que aumentou de 740 para 746 os pacientes infectados pelo covid-19 no município sede de Condeúba. Sendo 12 óbitos, 710 já foram curados e 24 estão em tratamento. Suspeitos 2.461, aguardam coleta 25, aguardam resultado 44 e descartados laboratorialmente 1.646.

Confira o boletim desta sexta-feira (7):

Governador da Bahia Rui Costa (PT), tomou a 1ª dose da vacina contra a Covid-19

Com 58 anos e diagnóstico de hipertensão arterial, o governador Rui Costa foi vacinado contra a Covid-19, na tarde desta sexta-feira (7), em uma Unidade de Saúde da Família, no bairro da Federação, em Salvador.

Com essa comorbidade, Rui cumpre os requisitos previstos pelo Programa Nacional de Imunização, do Ministério da Saúde, para ser imunizado.

Ao receber a dose da Pfizer, o governador comentou que deseja que esse momento chegue o mais rápido possível para toda a população. “Hoje é um dia muito especial para mim e vou continuar trabalhando dia após dia para proporcionar essa emoção para todas as pessoas. Só com mais vacinas para voltar à normalidade”, afirmou Rui.

Condeúba: Morreu o Sr. Joaquim Lima de Freitas aos 71 anos de idade

 

Sr. Joaquim Lima de Freitas morreu aos 71 anos de idade, na foto com seu netinho Emanoel Cardoso de Freitas Silva

Morreu na noite desta quinta-feira dia 6 de maio de 2021 às 23h45min., o Sr. Joaquim Lima de Freitas aos 71 anos de idade. Segundo informações de familiares, a causa morte foi um AVC hemorrágico. O Sr. Joaquim deixou viúva a Sra. Doralice Cardoso de Freitas e 7 filhos, Gilberlânio Cardoso de Freitas, Vanderlan Cardoso de Freitas, Giovani Cardoso de Freitas, Fabiano Cardoso de Freitas, Rafael Cardoso de Freitas, Isabel Cardoso de Freitas e Isadora Cardoso de Freitas além de 15 netos. Seu corpo está sendo velado no Memorial São Matheus e será sepultado hoje a tarde (7) no Cemitério Municipal Barão José Egídio de Moura e Albuquerque na sede.

Atendimento: FUNERÁRIA SÃO MATHEUS

Nós do jornal Folha de Condeúba deixamos nossos profundos sentimentos aos queridos familiares do Sr. Joaquim Lima, por eles estarem passando essa terrível dor, pela perca irreparável desse ente tão querido! Que o bom Deus o tenha ao seu lado para eternidade. Descanse em paz Sr. Joaquim.

Conquista: Sem oportunidade, venezuelanos seguem nas ruas da cidade pedindo dinheiro para sobreviver

Foto: César Bronca

Com o agravamento da crise econômica e social na Venezuela, o fluxo de cidadãos venezuelanos para o Brasil cresceu maciçamente nos últimos anos. Entre 2015 e maio de 2019, o Brasil registrou mais de 178 mil solicitações de refúgio e de residência temporária.

Diante dessa crise, uma cena triste tem se repetido em várias ruas de Vitória da Conquista: vindos da Venezuela, imigrantes têm ficado pelas vias da cidade com cartazes pedindo ajuda. Eles pedem doações para se alimentar, conseguirem uma moradia e restabelecer a vida por aqui.

Na tarde desta quinta-feira (06), uma mulher foi vista segurando uma placa pedindo ajuda. Mulheres, crianças e até idosos têm sido vistos pelas ruas. Eles se misturam à população socialmente vulnerável que teve sua situação agravada pela pandemia.

Sensibilizada pela situação dos venezuelanos, a população contribui e ameniza a situação, que está longe de ser de fato resolvida.

Recém-nascido tem alta após 18 dias intubado com Covid-19 em Contagem

Gustavo Henrique Barbosa, de 1 mês e 12 dias – Foto: Arquivo Pessoal

A operadora de caixa Glenda Stefany Cata Preta Barbosa, de 23 anos, recebeu um presente de Dia das Mães antecipado. Seu filho caçula, Gustavo Henrique Barbosa, de 1 mês e 12 dias, teve alta do Hospital Municipal de Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, no dia 30 de abril, depois de ficar um mês internado para tratamento da Covid-19.

O bebê chegou ao hospital no dia 30 de março e já foi intubado um dia após a internação, no dia 1º de abril. Mãe e filho foram separados depois de oito dias do nascimento do pequeno. “A dor de ouvir que você não pode ficar com seu filho é inexplicável, eu me desesperei, comecei a chorar quando o médico disse que eu não podia acompanhar meu filho na internação, foi desesperador”, contou Glenda.

A mãe ainda explicou que durante o parto de Gustavo, no dia 23 de março, seu filho mais velho, Bernardo Henrique Barbosa, de 3 anos, estava em uma consulta com sintomas gripais. Ele não chegou a ser testado, foi medicado e liberado pelos médicos para ir para casa no bairro Morada Nova, também em Contagem.

“Quando fomos embora do hospital, o meu filho mais velho estava com sintomas gripais, mesmo não sendo testado, a gente acredita que o bebê foi contaminado em casa”, contou Glenda. No dia 29 de março, o recém-nascido começou apresentar sintomas como tosse, coriza e cansaço.

“Tudo aconteceu muito rápido. Eu só orava, pedia a Deus para curar meu filho que estava naquele hospital. Uma vez por dia eu recebia ligação ou um vídeo dele internado, ver um filho intubado foi a pior coisa que me aconteceu”, disse ela.

No dia 18 de abril, ele foi extubado e passou por um período ainda no oxigênio, antes de conseguir respirar sem nenhuma ajuda. Gustavo precisou de acompanhamento com neurologista pediátrico após ter tido episódios de convulsões.

Suplente tentou matar vereadora para assumir cargo no interior da Bahia

Nesta quinta-feira (6), a Polícia Civil identificou os autores da tentativa de homicídio contra a vereadora do município de Itapebi, no sul da Bahia, em fevereiro deste ano. De acordo com a investigação, a motivação do crime foi o desejo do seu suplente na Câmara Municipal de Vereadores de ocupar o cargo da vítima.

De acor com as informações, o suplente segue foragido da Justiça. Já o sobrinho do fugitivo, um dos autores do crime, foi preso. “O tio, que buscava o cargo, foi o mandante do crime. Já o sobrinho tentou executar a vereadora na porta de casa”, disse o coordenador da 23ª Coorpin, o delegado Moisés Damasceno.

Também foi identificado o carro utilizado para a ação: foi comprado em Porto Seguro nove dias antes do crime e abandonado na zona rural de Santa Maria Eterna. De acordo com o delegado, o veículo custou R$ 4.400, valor pago através de transferência bancária pelo suplente.

Justiça Eleitoral cassa 4 vereadores do DEM por forjar candidaturas de mulheres em Macaúbas

Quatro vereadores do Democratas (DEM) de Macaúbas, tiveram os mandatos cassados. A medida atinge os legisladores Ricardo Azevedo Longa, Rosenilto Defensor Santana, Marcelo Antônio Nogueira e Jurandi de Souza Amaral.

Em decisão, o juiz eleitoral Flávio Ferrari julgou procedente uma ação que acusava a chapa do DEM de usar candidaturas femininas fictícias, como forma de atender o exigido em lei. “Com base no art. 22, XIV, da LC n° 64/90, julgo procedente a presente representação e declaro a inelegibilidade, por 08 (oito) anos, subsequentes as eleições municipais do ano de 2020, de todos os impugnados que esta sentença determina a cassação dos mandatos, bem como de José Carlos Novato Bomfim, Presidente Municipal de Democratas de Macaúbas, por se beneficiarem da medida fraudulenta”, sentenciou o juiz.

Conforme a acusação de vereadores suplentes, a chapa usou candidaturas de três mulheres – uma delas esposa de um vereador agora cassado – que sequer fizeram campanha. As três estavam entre as sete inscritas nas eleições do ano passado na disputa do DEM para a Câmara Municipal de Macaúbas.

Ferrari ainda destacou que não há necessidade de um novo cálculo do quociente eleitoral, uma vez que, quando realizada a votação, o Partido Democratas de Macaúbas tinha registro deferido, razão pela qual, naquele momento, o eleitor votava validamente.

Logo, o número de votos válidos, considerando o dia da eleição, continua o mesmo e, por conseguinte, também o mesmo quociente eleitoral e os quocientes partidários de cada um dos demais partidos/coligações concorrentes. A cidade tem 15 vereadores.

acheisudoeste

Caetité: Adolescente grávida de 6 meses morre eletrocutada em máquina de lavar

Uma adolescente grávida de 6 meses morreu eletrocutada na noite desta quarta-feira (05), na cidade de Caetité. A fatalidade aconteceu no quintal da própria casa, no Bairro Nossa Senhora da Paz. Ramona dos Santos Santana Brito, de 17 anos, estava lavando roupa quando recebeu a descarga elétrica na máquina de lavar.

A jovem chegou a ser socorrida por familiares, mas já deu entrada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) sem sinais vitais. O corpo foi levado para o Instituto Médico Legal (IML) de Guanambi.

Câmara de Itapetinga elege novo presidente após morte de Léo Matos

Valquírio Santos Lima (PSD), o Valquirão, tomou posse nesta quinta-feira (6) para o seu terceiro mandato como vereador e também foi eleito presidente da Câmara Municipal de Itapetinga, no sudoeste baiano, para o biênio 2021-2022, assumindo a vaga deixada pelo ex-presidente Leonardo Rodrigues Matos, conhecido como Léo Matos (PSD), que foi encontrado morto no últido dia 24 de abril.

Foram realizadas duas sessões. A primeira foi uma sessão ordinária de posse do vereador suplente do PSD, para o exercício de 2021-2024. Já a segunda sessão foi especial de eleição e posse do cargo de presidente. A eleição para o cargo de presidente teve o nome único do vereador Valquírio, o qual obteve 14 votos favoráveis e um voto branco.

A Mesa Diretora da Câmara Municipal de Itapetinga passa a ter a seguinte composição: Valquírio (presidente), Anderson Alves Cruz, o Anderson da Nova (vice-presidente), Antônio Ferraz Silva Neto (primeiro-secretário) e Antônio Carlos Gomes, o Tuca (segundo-secretário).