Morreu na noite deste sábado dia 1º de maio de 2021 por volta das 23:00 horas no Hospital AMEC de Camacan/BA., o Sr. Júlio Ribeiro Soares aos 80 anos de idade. Segundo informações de familiares, Julio testou positivo ao coronavírus, foi transferido para Camacan por não ter vaga em Conquista, uma sema depois ele não resistiu as complicações da covid-19 e foi a óbito. Julio era viúvo da Sra. Dalva Soares da Silva e deixou 4 filhos Idalina, Maria, Vanilda e José além de 7 netos e 3 bisnetos. Não haverá velório, seu sepultamento será no Cemitério Municipal Barão José Egídio de Moura e Albuquerque na sede, ainda sem dia e horário definido.
Atendimento: FUNERÁRIA SÃO MATHEUS
Nós do jornal Folha de Condeúba deixamos nossos profundos sentimentos aos queridos familiares do Sr. Julio, por eles estarem passando essa terrível dor, pela perca irreparável desse ente tão querido! Que o bom Deus o tenha ao seu lado para eternidade. Descanse em paz amigo Julio.
De acordo com informações obtidas pela reportagem do Destaque Bahia, Meneir Vieira de Oliveira, 35 anos, natural de Presidente Jânio Quadros, foi morta pelo companheiro, João Antônio dos santos. A polícia apura a motivação do crime. O corpo de Mineir foi encaminhado para o IML (Instituto Médico Legal ) de Brumado para ser feita a necropsia e, posteriormente, ser liberado aos familiares para sepultamento.
Segundo o gráfico divulgado pela Coordenação da Vigilância Epidemiológica, informa que aumentou de 725 para 730 os pacientes infectados pelo covid-19 no município sede de Condeúba. Sendo 12 óbitos, 682 já foram curados e 36 estão em tratamento. Suspeitos 2.390, aguardam coleta 11, aguardam resultado 9 e descartados laboratorialmente 1.640.
É com profundo pesar que a Folha de Condeúba informa o falecimento de Lúcia de Jesus Porto. Ela faleceu neste sábado (01), no Hospital de Base, em Vitória da Conquista, em decorrência de complicações do Coronavírus.
Extremamente ativa na Paróquia Nossa Senhora das Graças, juntamente com o Padre Gerson, Lúcia deixa uma grande quantidade de amigos e um legado de muito carinho e amor.
O corpo saiu em cortejo do Hospital de Base até o Cemitério do Kadija.
Aos amigos, familiares e especialmente ao Padre Gerson, os sinceros sentimentos da Folha de Condeúba por essa perda irreparável desse ente tão querido que foi Lúcia Porto.
O frio característico de Vitória da Conquista “deu às caras” neste fim de semana. Neste sábado (01), maio chegou trazendo chuva, que veio acompanhada de uma queda nas temperaturas que não era sentida há muito tempo pelos conquistenses.
Para o domingo (02), a previsão é de sol entre nuvens e não deve chover, mas a mínima deve ficar na casa dos 17 graus.
Durante a semana as temperaturas devem cair ainda mais. Na segunda e terça-feira o sol aparece entre nuvens e a temperatura mínima será de 14 graus, com sensação térmica de 12 graus.
Entre quarta e quinta-feira, deve chover à tarde e à noite. A temperatura varia entre a mínima de 17 e a máxima de 26 graus.
Na sexta-feira (07), o sol volta a aparecer, mas a temperatura volta a ficar na casa dos 14 graus.
A partir da próxima segunda-feira (03), o Colégio da Polícia Militar da Bahia, vai abrir as inscrições para o processo seletivo de novos alunos para escolas da instituição nas cidades onde possuem unidades do Colégio, como é o caso de Vitória da Conquista e Jequié, aqui, na região Sudoeste.. Ao todo, são 1.903 vagas para Ensino Fundamental e 266 para Ensino Médio. A inscrição é até 7 de maio.
Nos colégios localizados nos municípios de Alagoinhas, Candeias, Feira de Santana, Ilhéus, Itabuna, Jequié, Juazeiro, Teixeira de Freitas, Vitória da Conquista, Barreiras, 50% por cento das vagas são para os filhos de militares estaduais e servidores públicos. A outra metade é para filhos de outros cidadãos.
Já para os colégios localizados em Salvador: 70% das vagas serão destinadas aos filhos de militares estaduais e servidores públicos civis da PMBA e CBMBA, professores e demais servidores públicos civis da Secretaria de Educação do Estado da Bahia colocados à disposição das unidades do CPM/BA e 30% demais estudantes.
Todas as informações do processo seletivo foram disponibilizadas no edital. As inscrições devem ser realizadas por meio do site da Policia Militar.
Com a inclusão dessa categoria de profissionais como grupo prioritário, a Uesb esclarece que o corpo administrativo da Instituição que poderá receber a vacina é composto por servidores efetivos, comissionados, Reda e terceirizados. “A relação foi enviada na primeira quinzena de abril, contendo dados de identificação, idade, campus e cidade de lotação dos servidores e terceirizados. Na última sexta-feira, 23, foi solicitado que os órgãos reenviassem categorizando por faixa etária”, explica Manuela Cajaíba, assessora de Gestão de Pessoas da Universidade.
A Secretaria de Educação do Estado conduz o processo de fornecimento dos dados, mas a responsabilidade pela vacinação é das Secretarias Municipais de Saúde, e ocorrerá, por etapas, dentro do calendário de cada município. A Assessoria de Gestão de Pessoas (AGP) confirmou que em Jequié, a imunização dos profissionais da Uesb, com idade superior a 55 anos, começou nessa quinta-feira, 29. “A expectativa é que, em breve, os municípios de Itapetinga e Vitória da Conquista também iniciem a vacinação dos profissionais da Educação Superior”, reforça Cajaíba.
Retorno às aulas – A Uesb reconhece os esforços das autoridades e salienta que a Instituição continua buscando medidas para o retorno das aulas presenciais, com todos os cuidados e protocolos sanitários que o momento atual exige. Assim, a Universidade reafirma o seu compromisso com o ensino público de qualidade e, acima de tudo, com a saúde e a vida das pessoas que se dedicam à Educação.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou, nesta sexta-feira (30), a produção do Insumo Farmacêutico Ativo (IFA) da vacina contra covid-19 Astrazeneca pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Com isso, a Fiocruz está autorizada a iniciar a produção de lotes pilotos em escala comercial da vacina com o IFA produzido no Brasil.
Após a realização dos testes, a Fiocruz deve solicitar a inclusão do insumo no registro ou fazer um pedido de autorização de uso emergencial. A produção será destinada ao SUS. As informações foram divulgadas pela Anvisa.
A aprovação técnica veio após a inspeção que verificou as Boas Práticas de Fabricação da linha de produção e concluiu que Bio-Manguinhos cumpre os requisitos das Condições Técnico-Operacionais (CTO) para iniciar a produção de lotes.
De acordo com o secretário da Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, a decisão será publicada no Diário Oficial da próxima terça-feira (4), mas já vale para todo o território baiano neste domingo (2) . “Esses grupos representam mais de 1,7 milhão de baianos e, no Brasil, 28 milhões de pessoas. Diante desse quantitativo expressivo, se faz necessário escalonar, por faixa etária, a imunização desse público”, afirma o secretário.
Na primeira fase, a vacinação ocorrerá em pessoas com doenças crônicas de 59 a 55 anos e pessoas com deficiência permanente cadastradas no Programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC) de 59 a 55 anos. Também está autorizada a imunização das gestantes e puérperas que comprovem a existência de comorbidades, independentemente da idade, ressalvada a indicação clínica dos fabricantes dos imunobiológicos, que são para maiores de 18 anos.
É importante ressaltar que a gestante com comorbidade deverá comprovar a condição de risco, conforme recomendações do Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19, do Ministério da Saúde, a exemplo de exames, receitas, relatório médico, prescrição médica, dentre outros.
Adicionalmente, poderão ser utilizados os cadastros já existentes dentro das Unidades de Saúde. A vacinação poderá ocorrer independentemente da idade gestacional. No caso da puérpera, ao ser vacinada, na condição de lactante deverá ser orientada a não interromper o aleitamento materno.
Ainda ficou pactuado que a ampliação da faixa etária de outros públicos anteriormente aprovados, como trabalhadores da educação, forças de segurança, rodoviários, dentre outros, se dará na medida que forem vacinadas todas as pessoas com doenças crônicas e deficiência permanente com mais de 40 anos.
Comentários