Dia: 4 de fevereiro de 2021

Condeúba: Caiu uma bela de uma chuva no final da tarde desta quinta (4/2)

 

 

Av. 14 de Maio – Bairro Divino Espírito Santo

No final da tarde e começo de noite desta quinta-feira dia 4 de fevereiro de 2021, por volta das 17:00 horas em Condeúba sede e algumas regiões da zona rural, caiu uma bela chuvada, ela veio com um pouco de ventos brandos e alguns trovões e já dura por volta de uma hora e meia, porém tipo inverno, só no começo que foi mais forte.

Toda chuva em nossa região é sempre bem vinda, principalmente essa de hoje, pois, os dois meses de dezembro e janeiro não choveu praticamente em toda a região, portanto estamos praticamente a 60 dias sem chuva em algumas região do município, o que causou de certa forma prejuízos à agricultura familiar, uma vez que são poucos os agricultores que possuam irrigação para molhar os plantios da época.

Mais de 90% das lavouras foram dizimadas pelo sol escaldante que ficou por muitos dias consecutivos acima dos 30º centígrados e por falta de chuva, causando grandes prejuízos aos pequenos agricultores que não dispõe de irrigação com poços semi-artesianos. Mas o nordestino é persistente e hoje estivemos conversando com alguns agricultores que já se planejam a fazer uma nova plantação de milho e feijão no local onde perderam a primeira plantação deste ano.

Fotos: Oclides/JFC e Gilmar Garcia Continue lendo

Condeúba: Morreu o Sr. Aparecido Evangelista de Souza conhecido como “Chupeta” aos 51 anos de idade

 

Sr. Aparecido Evangelista de Souza conhecido como “Chupeta” aos 51 anos de idade

Morreu na manhã desta quinta-feira dia 4 de fevereiro de 2021 às 10h40min., o Sr. Aparecido Evangelista de Souza conhecido como “Chupeta” aos 51 anos de idade. segundo informações dos familiares, ele vinha já algum tempo lutando contra um câncer, porém hoje não resistiu mais e foi a óbito. Sr. Aparecido deixou viúva a Sra. Maria de Jesus e dois filhos Edinaldo e Edileide além de um netinho. Seu corpo está sendo velado na sua residencia na Fazenda Lagoa Grande próximo ao Bandarra. O sepultamento será amanhã cedo dia (5/4) às 10:00 horas no Cemitério Municipal da localidade

Atendimento: PAX ETERNA FUNERÁRIA

Nós do jornal Folha de Condeúba deixamos nossos profundos sentimentos aos queridos familiares do Sr. Aparecido, por eles estarem passando essa terrível dor, pela perca irreparável desse ente tão querido! Que o bom Deus o tenha ao seu lado para eternidade. Descanse em paz Sr. Aparecido.

INSS: prova de vida de aposentados é suspensa até fevereiro

Os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que não fizeram a prova de vida entre março de 2020 e fevereiro deste ano não terão seus benefícios bloqueados.A Portaria nº 1.266/2021, do Diário Oficial da União, prorroga a interrupção do bloqueio de benefícios para as competências de janeiro e fevereiro, ou seja, para pagamentos até o fim de março.

A prorrogação vale para os beneficiários residentes no Brasil e no exterior. De acordo com a portaria, a rotina e obrigações contratuais estabelecidas entre o INSS e a rede bancária que paga os benefícios permanece e a comprovação da prova de vida deverá ser realizada normalmente pelos bancos.

Realizada todos os anos, a comprovação de vida é exigida para a manutenção do pagamento do benefício. Para isso, o segurado ou algum representante legal ou voluntário deve comparecer à instituição bancária onde saca o benefício. O procedimento, entretanto, deixou de ser exigido em março de 2020, entre as ações para o enfrentamento da pandemia do novo coronavírus, e a medida vem sendo prorrogada desde então.

Desde agosto do ano passado, o a prova de vida também pode ser feita por meio do aplicativo Meu INSS ou pelo site do órgão por beneficiários com mais de 80 anos ou com restrições de mobilidade. A comprovação da dificuldade de locomoção exige atestado ou declaração médica. Nesse caso, todos os documentos são anexados e enviados eletronicamente.

Caixa aumenta em 20% oferta de crédito rural no primeiro semestre

A Caixa Econômica Federal ampliou para R$ 6,5 bilhões o volume de crédito rural disponível para o primeiro semestre. O valor representa crescimento de 20% em relação ao ano agrícola anterior.

Entre as modalidades contempladas nas linhas de crédito rural do banco, estão o financiamento da safra verão 2021/2022 e empréstimos para o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), para o Programa Nacional de Apoio ao Médio Produtor Rural (Pronamp) e para investimentos no campo.

Segundo a Caixa, as principais culturas financiadas serão soja, milho, algodão, arroz, feijão, mandioca e café, bem como atividades pecuárias.

A linha para a safra verão 2021/2022 permite ao produtor de grãos antecipar o custeio do plantio e da colheita. Os financiamentos permitirão o planejamento melhor da aquisição de insumos, antes do início da safra.

Com prazo de até 15 anos de pagamento e carência de até três anos, as linhas de investimento financiam a compra de máquinas e equipamentos novos, de animais, formação ou recuperação de pastos e construção de cercas e demais instalações, como galpões e currais. A modalidade também inclui empréstimo para a construção de armazéns e de sistemas de irrigação.

Com juros a partir de 2,75% ao ano, variando conforme o empreendimento, as linhas do Pronaf financiam a aquisição de insumos e o pagamento de serviços por pequenos produtores. O Pronamp tem uma linha de custeio, para cobrir os gastos da produção agrícola, e uma linha de investimento, para financiar melhorias nas propriedades ou compra de máquinas.

Desde 2013, a Caixa atua na concessão de crédito rural. Em oito anos, o banco emprestou R$ 44 bilhões a 52 mil empreendimentos rurais.

Brumado: Carreta carregada com milho tombou na rotatória da BA-262 com a BR-030

Na manhã desta quinta-feira (04), uma carreta bitrem carregada com milho tombou na rotatória da BA-262 com a BR-030, trecho na saída de Brumado para Vitória da Conquista.

Segundo informações, o motorista perdeu o controle do veículo ao fazer a manobra e com isso veio a tombar em seguida. Com o tombamento, a carga ficou espalhada na lateral da pista e alguns populares saquearam parte desta.

A Polícia Rodoviária Estadual (PRE) foi acionada e fez o controle do tráfego no trecho. Não há informações sobre o estado de saúde do motorista.

Fonte: AgoraSudoeste.com.br

Municípios baianos têm até o dia 16 de fevereiro para adesão ao Programa Saúde na Escola

As prefeituras municipais têm até o próximo dia 16 de fevereiro para aderir ao Programa Saúde na Escola. Com o objetivo de orientar e mobilizar os municípios, uma webpalestra na plataforma TelessaúdeBA foi realizada, nesta terça-feira (2), para representantes das gestões municipais da Educação e Saúde, dos Núcleos Territoriais de Educação e profissionais das duas áreas.

No encontro virtual, o coordenador de Educação Ambiental e Saúde da Secretaria Estadual da Educação (SEC), Fábio Barbosa, debateu sobre o programa e apresentou suas diretrizes e seus desafios. Em seguida, representando a diretoria de Atenção Básica da Secretaria Estadual da Saúde, a fonoaudióloga Nilma dos Santos ressaltou os programas NutriSus e Crescer Saudável.

Fonte: Agora Sudoeste

BA-142 que interliga cidades da Chapada passa a ter nome de ex-prefeita

Ex-prefeita de Barra da Estiva, na Chapada Diamantina, Dona Lúcia de Aguiar Viana

A rodovia BA-142 recebeu o nome da ex-prefeita de Barra da Estiva, na Chapada Diamantina, Dona Lúcia de Aguiar Viana. A denominação se tornou oficial a partir de um decreto publicado nesta quarta-feira (3). Dona Lúcia, como era conhecida, governou a cidade de 2005 a 2008 e de 2009 a 2012.

Mãe do deputado estadual Marquinho Viana (PSB), a ex-gestora veio a óbito no dia 28 de novembro do ano passado. Ela tinha 75 anos e chegou ainda a concorrer como vice-prefeita na chapa de Alessandro Santos Pereira nas eleições 2020, mas não se elegeu.

O autor da iniciativa que homenageia a ex-prefeita é o presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), Adolfo Menezes (PSD). A BA-142 interliga os municípios de Barra da Estiva, Ibicoara, Mucugê, Andaraí, Ituaçu e Tanhaçu.

Fonte: 97news

STJ prorroga por mais um ano afastamento de magistrados baianos envolvidos na Faroeste

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) prorrogou, na tarde desta quarta-feira (3), o afastamento de seis magistrados do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) investigados na Operação Faroeste, que apura um esquema de venda de decisões no judiciário baiano que sustentava a grilagem de terras no oeste do estado.

Conforme a decisão da Corte Especial do STJ, tomada por unanimidade, os desembargadores Gesivaldo Britto, José Olegário Caldas, Maria da Graça Osório, Maria do Socorro Santiago, Marivalda Moutinho e Sérgio Humberto ficarão mais 12 meses afastados de suas funções no TJ-BA.

Fonte: Bahia Notícias

‘Valeu a pena a batalha da Bahia pela Sputnik V’, celebra Rui Costa

Governador celebrou a decisão da Agência de Vigilância Sanitária em flexibilizar a exigência de testes clínicos no país

POR Adriano Villela

Governador da Bahia Rui Costa

O governador Rui Costa comemorou nesta quarta-feira (3) a decisão da Agência Nacional de Vigilância Sanitária em atualizar as regras para o uso emergencial de vacinas contra a Covid-19.

“Valeu a pena a batalha da Bahia pela Sputnik V”, afirmou o gestor, em postagem no Instagram. A nova diretriz foi antecipada pelo secretário da Saúde, Fábio Vilas-Boas, durante o dia e confirmada pelo órgão federal no começo da noite.

O estado move uma ação no Supremo Tribunal Federal onde pede autorização para importar a vacina russa, com a qual o governo estadual tem uma garantia de recebimento de 50 milhões de doses – 10 milhões até março. A Anvisa veta até então este imunizante, dentre outros motivos por não haver testes clínicos no país.

” Uma vitória importante nesta nossa luta para garantir mais doses para vacinar brasileiros e brasileiras. Parabéns à Procuradoria Geral do Estado da Bahia pelo trabalho até aqui junto ao STF. Seguimos confiantes no Supremo. Seguimos confiantes na ciência que salva vidas”, completou Rui, na rede social.

O governador baiano, via assessoria, agradeceu ao STF “pela postura firme, determinante na defesa da saúde pública e da vida humana”. Rui avalia que a reconsideração pela Anvisa “significa a retomada da imagem da Anvisa que tinha prestígio no passado e vinha perdendo essa imagem positiva no exterior e se arriscando a entrar no caminho da anticiência”, afirma Rui.