Morreu em Cordeiros hoje dia 7 de agosto de 2018, pela manhã por volta das 7:00 horas, o Sr. Marcionilo Ricardo de Oliveira – Pai do vereador Izauro, aos 88 anos de idade, ele era conhecido por “SU”, deixou 5 filhos. Seu corpo está sendo velado na residencia do vereador Izauro na cidade de Cordeiros. O sepultamento será amanhã cedo dia 8/8 às 7h30 min., no Cemitério Municipal da sede.
Nós do Jornal Folha de Condeúba deixamos nossos sentimentos à família enlutada por essa perda irreparável deste ente tão querido. Que o bom Deus o tenha ao seu lado para a eternidade. Descanse em paz amigo “Marcionilo”!!!
Hoje, 07 de agosto de 2018, uma figura importante no cenário municipal de Condeúba, completa 90 anos, bem vividos. Dona Djalma Alves de Sousa. Nascida aos 07 dias do mês de agosto do ano de 1928 nesta cidade de Condeúba – Bahia, filha de Alcides Felinto de Souza Cordeiro e de Anna Alves de Souza, Dona Djalma começou a laborar muito cedo, estudou até a 5ª serie, que era o curso máximo oferecido pela municipalidade naquela época, passou então a trabalhar ajudando a sua mãe Dona “Naninha” nos trabalhos domésticos, quando aprendeu a ser uma excelente dona de casa, boa cozinheira e uma arrumadeira exigente.
Dois anos depois de ter parado de estudar, Dona Djalma foi trabalhar no Tabelionato de Notas com seu pai Alcides Cordeiro, que era na época o Oficial do Cartório, passou a confeccionar traslado de escritura e outros documentos, juntou o seu dinheiro e adquiriu uma máquina de datilografia, seu sonho, ao mesmo tempo que trabalhava no cartório, passou a ser sócia de sua cunhada “Nazinha” num comercio de tecidos, quando conheceu o comercio e seu lado comercial, algum tempo depois, foi nomeada pelo Governo do Estado da Bahia para o cargo de Sub Oficial do Cartório de Registro de Imóveis, onde exerceu o cargo por alguns anos, com o falecimento de seu pai, Dona Djalma passou a ser ajudante de sua cunhada “Nazinha” que foi nomeada Tabeliã, nos mandatos dos prefeitos Osmar Sousa e de Parmênio Ferreira Dona Djalma também exerceu cargos de confiança.
Enamorou-se com Antonio Terencio, um exímio comerciante e apaixonado pela politica partidária e por Condeúba e resolveram por volta dos anos de 1960 expandir o comercio e se mudaram para Vitoria da Conquista, que era um polo comercial promissor, e lá criaram a rede de mercado “Armazém Cruzeiro” que tinha filiais em toda a região, nasceram desta união os filhos Ana Maria de Sousa Terencio e Antonio Farias Terencio Filho. Morando em Vitoria da Conquista, mas com o sentido na política em Condeúba, Antonio Terencio foi eleito prefeito de Condeúba em 1970.
Quando Dona Djalma retornou ao convívio do povo condeubense, passou a ser assessora do prefeito Terencio, despontando como uma liderança política séria e comprometida, foi nomeada pelo Governo Federal a Representante do FUNRURAL, onde trabalhou muitos anos aposentando pessoas, com toda esta experiência e dedicação Dona Djalma foi convocada pelo povo a ser sua prefeita, sendo eleita em 1982 administrando 1983 a 1988, tendo ao seu lado o seu assessor e líder político Antonio Terencio, após o termino de seu mandato Dona Djalma passou a exercer o cargo de Presidente do Sindicato Rural de Condeúba, quando se dedicou também a criação e comercialização de bovinos, em 1993 quando seu filho Toinho Terencio assumiu o mandato de prefeito municipal até 1996, assessorou o governo municipal de forma voluntária. Aposentou-se, vive feliz em sua casa na Rua João da Silva Torres onde recebe constantemente visitas de amigos, adora falar principalmente sobre a política partidária.
Dona Djalma tem um genro Dr. José de Sousa Neto Junior Engenheiro Civil, casado com Ana Maria e tem como nora Mara Rubia Ramos de Queiroz, atual vice prefeita do Município de Condeúba, casada com Toinho Terencio que atualmente exerce o cargo de vereador, destes enlaces nasceram os netos Daniela Terencio, Ana Gabriela Terencio, Diana Terencio, Antonio Terencio Neto, Isabella Terencio e a bisneta Ana Sofia Terencio Brito.
A esta grande mulher os nossos sinceros agradecimentos, quando a parabenizamos por alcançar estes 90 (noventa) anos dedicados ao povo de Condeúba.
Nós do Jornal Folha de Condeúba desejamos um feliz aniversário a Sra. Djalma Alves de Sousa, rogamos ao bom Deus que lhe dê muitos anos de vida com bastante saúde física, pois, sabemos que a Senhora tem uma mente sadia e privilegiada, amém!!!
Ao longo da nossa história, desde o Brasil colônia até o período republicano mais recente, tem prevalecido no nosso país, algo que alguns historiadores e sociólogos chamam de mandonismo político local. Vítor Nunes Leal, autor do livro Coronelismo, Enxada e Voto, diz que coronelismo é um conceito para a Primeira República.
Tanto o mandonismo quanto o coronelismo nos municípios não sobrevivem sozinhos. Eles precisam dos governadores dos estados, precisam de um legislativo com deputados federais e estaduais, e até do presidente da República. E ainda tem os senadores. Por que um país precisa de um legislativo com Senado e Câmara dos Deputados? Isso onera o erário público e permite que políticos parasitas vivam da política, o que a empobrece. Verdadeiros representantes do povo não conseguem se eleger. Isso faz que a cultura política do país seja cruel acarretando grandes problemas para a sociedade.
Na época das eleições há uma parafernália que até cidadãos escolarizados e com curso superior caem na armadilha. E ainda temos que presenciar as pessoas ouvirem que vão votar em branco, anular seus votos ou votar no time de Bolsonaro. No Brasil essa questão de time funciona? Na Bahia estão tirando o direito da senadora Lídice da Mata se candidatar para reeleição ao senado, por que é preciso agradar a outro político e grupo ou ampliar uma cooptação, às vezes desnecessária. A ex-presidente Dilma corre o risco de ser umas das poucas senadoras mulheres naquela casa legislativa.
Em Cuba, as pessoas são cidadãs e votam em suas províncias. Os eleitos são acompanhados de perto pela população. Convivi com pessoas felizes que aceitam e respeitam seus líderes e o presidente. Os brasileiros preferem chamar isso de ditadura. Esse individualismo e egoísmo que existe no Brasil deveriam irritar a cristãos e não cristãos. Antes de ver o interesse coletivo, as pessoas olham para o seu umbigo. Isso é falta de humanidade.
Parabenizo publicamente o Sr. Oclides Ribeiro da Silveira, uma pessoa de bem e com o sonho de ver o progresso da terra em que nascemos. Lançou recentemente em Condeúba um livro “Governo popular para todos – O povo em busca do bem comum”. Sugiro que a gente leia e compartilhe em pequenos grupos as ideias que estão no livro e nesse texto, ambos valioso.
A paróquia de Santo Antonio de Pádua da cidade de Condeúba celebra a festa em honra ao glorioso Senhor Bom Jesus, desde 1945. Nesse tempo,Mons. Waldemar Moreira da Cunha, vigário da freguesia, construiu a capela do Bom Jesus no bairro do mesmo nome. Talvez, ele tenha observado que a estrada para Caculé fica no referido bairro, e que romeiros vindos do norte de Minas Gerais, passam por Condeúba rumo à Lapa do Bom Jesus, cuja festa é também é dia 6 de agosto, dia da Transfiguração do Senhor.Foram nove noites de novena bem animadas e bem celebradas pelos padres do vicariato que aqui compareceram e que contou os fiéis em grande número durante as celebrações.
O tema geral teve por base orientações do CPD, acontecido em Caetité no ano passado para todas as paróquias.Desde a primeira noite, dia 28.07 já se falava em “Iniciação à vida crista:fonte e origem do discipulado e da missão”, com missa de abertura pelo Pe. José Silva Figueiredo, pároco local. Na segunda noite, recebemos a visita de Pe. Manoel Queiroz, da paróquia de Cordeiros. Ele discorreu sobre o tema: “A vivência cristã; frutos da iniciação”. Na terceira, o grupo da RCC de Condeúba,tendo como palestrante a teóloga leiga – Eva Guimarães, já nos falava sobre:“Carismas, serviços e ministérios da Igreja”. Na quarta, Pe Nilson, da paróquia de Pres. Jânio Quadros lembrava-nos com muita precisão sobre o “perfil mariano na Igreja”. Noite em que contou com a participação maciça dos homens do Terço e da Legião de Maria. Continue lendo
No dia 4 de agosto de 2018, foi realizado em Vitória da Conquista, a corrida em comemoração aos 3 anos da TEAM ANDRADE, onde o grande atleta condeubense Gilberto (Beto), participou dos 14 km de corrida e conquistou o 4º lugar no pódio da categoria geral.
Comentários