Dia: 27 de julho de 2018

Mineração em Caetité – Bahia: Contradições de uma tragédia anunciada

 

Por Fernanda Oliveira Rodrigues
De Caetité (BA).

O Projeto de Mineração Pedra de Ferro pertencente à mineradora Bahia Mineração S.A, cuja maioria de seu capital é de uma empresa com sede no Cazaquistão e outra parte com sede em Luxemburgo, se tornou muito conhecido e propagandeado no Estado da Bahia, principalmente nos municípios de Caetité e Pindaí.

Aqueles que se dedicam à implantação do Projeto tem anunciado as boas novas que os municípios de Caetité e Pindaí receberiam com a implantação de tão “gloriosa” obra, essas exaltações situam-se principalmente no discurso da geração de emprego e renda. O poder público de Caetité incluindo seu prefeito e maioria dos vereadores prometem que a operação da mina Pedra de Ferro gerará mais de 20 mil empregos para a cidade.

No entanto, como em todos os grandes projetos estruturais construídos com o objetivo de atender a realização das demandas do mercado financeiro, o Projeto Pedra de Ferro propagandeia um conto de fadas, que como todos já sabem, inexiste na vida real. E portanto, os reais impactos e degradações que vem sendo ocasionados e podem se alastrar com o prosseguimento desta exploração mineral tem sido escondidos da população caetiteense, pindaiense e guanambiense que seriam os maiores impactados pelo empreendimento, caso se consolide o projeto de instalação da Barragem de Rejeitos requisitada pela empresa. Continue lendo

Existe idade certa para a criança ter celular?

 Netfuturama recomenda

Um smartphone é um item indispensável nas relações cotidianas de jovens e adultos, em casa ou no trabalho. A cada lançamento, um recurso é adicionado, aprimorado ou substituído. Os influenciadores digitais, mídia televisiva e nossos vizinhos são exemplos de que é “necessário” ter um aparelho. No entanto, quando se trata dos pequenos, qual é a idade ideal para ingressarem no meio digital através de um celular próprio?

Tudo varia de acordo função do aparelho na vida da criança. Se a função é passar o tempo com joguinhos ou tirar fotos, isso pode ser feito com o celular dos pais, sob supervisão e em horário limitado e em qualquer idade. Contudo, se for para fazer e receber ligações, criar perfil em redes sociais, acessar a internet sem consentimento dos responsáveis, o melhor não dar um telefone ao seu filho antes do 14 anos (idade, inclusive, indicada pela maioria das redes sociais para criar um perfil). Isso porque o aparelho deve ser um acessório e não parte integrante da rotina. Então, seu filho pode ter um celular a partir do momento que ele entenda que o passatempo novo não vai alterar seu cotidiano.

As crianças precisam de sol, ar livre, contato físico, passeios com o pet, dentre outras atividades que vão auxiliar em seu desenvolvimento. Gravar momentos, publicar rotina, atualizar fotos de perfil é coisa de adulto. Preservem a inocência dos pequenos e deixem as crianças serem crianças.

PIS/PASEP: Abono Salarial ano-base 2017 já começou a ser pago

Os pagamentos do Abono Salarial do PIS/Pasep ano-base 2017 começou a ser liberados nesta quinta-feira (26) em todo o país. Uma escala foi montada para evitar tumultos nas agências bancárias e garantir que os trabalhadores sejam atendidos com agilidade. Os primeiros a receber o benefício serão os empregados da iniciativa privada nascidos em julho e os servidores públicos com final de inscrição zero (veja as datas dos demais pagamentos na tabela abaixo). A previsão é de que 24,4milhões de trabalhadores recebam o Abono Salarial de 2017. O valor destinado a esses pagamentos é de R$ 18,1 bilhões.

O Abono Salarial é financiado por recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), que é vinculado ao Ministério do Trabalho, mas mantido principalmente pelas contribuições mensais de empresas e órgãos públicos. Ele é pago todos os anos aos trabalhadores que se enquadram nas regras do PIS/Pasep como complemento de renda.

Para ter direito ao benefício é necessário ter trabalhado formalmente durante pelo menos 30 dias no ano-base (neste caso, 2017), com renda mensal média de até dois salários mínimos. Além disso, é preciso estar inscrito no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos e ter tido seus dados declarados corretamente pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (Rais). Continue lendo

Mulher de Guanambi morre ao cair de andaime durante montagem de palco no interior de São Paulo

Foto: Reprodução/Facebook

Na tarde da última quinta-feira (26), uma mulher de 35 anos, natural do Distrito de Morrinhos, zona rural de Guanambi, morreu após sofrer um grave acidente durante a montagem de um palco no município de São José do Rio Preto, interior de São Paulo. Lúcia Pereira, conhecida como Lúcia de Tiazinha, caiu de cima de um andaime a uma altura de cerca de 10 metros.

O acidente aconteceu no dia 16 de julho. Ela chegou a ser socorrida para a Unidade de Terapia Intensiva do Hospital de Base de São José do Rio Preto, onde ficou internada por 10 dias, mas não resistiu aos ferimentos. Em nota, os familiares informaram que o corpo será transladado para o distrito de Morrinhos, onde será velado e sepultado.

Brumado: Morre o empresário Luciano Caíres, vítima de acidente na BR-430 em Bom Jesus da Lapa

Morreu na noite da última quinta-feira (26), o empresário brumadense Luciano Correia Caires, vítima de um acidente na BR-430, na cidade de Bom Jesus da Lapa, na região oeste da Bahia. Luciano que estava acompanhada de sua esposa, capotou o seu veículo SW4 na rodovia após realizar uma ultrapassagem, quando foi chocado por um automóvel e jogado para fora da pista.

Ele foi encaminhado para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h) em Bom Jesus da Lapa, mas devido a gravidade de seus ferimentos precisou ser transferido para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI), na cidade de Barreiras, mas já chegou lá sem vida. O acidente chocou a população de Brumado. O estado de saúde da mulher de Caíres ainda não foi divulgado.