Dia: 29 de abril de 2018

MAIQUINIQUE: MST INVADE FAZENDA DE GEDDEL VIEIRA LIMA

A 8ª Companhia Independente de Polícia Militar informou, na tarde deste domingo (29), que a Fazenda Vale do Caraim, de propriedade do ex-ministro Geddel Vieira Lima, situada no município de Maiquinique, foi ocupada por militantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).

Segundo o major Edmário José Britto Araújo, comandante da 8ª CIPM, sediada em Itapetinga, as informações foram colhidas junto a Valério Sampaio, gerente da fazenda de Geddel em Potiraguá.

De acordo o gerente, os funcionários da fazenda em Maiquinique mantiveram contato com ele no começo da manhã deste domingo, informando que pelo menos 40 (quarenta pessoas) ocuparam a sede da fazenda.

“Desde o meio dia Valério não consegue manter contato com os funcionários da referida propriedade invadida (que são o total de 10 pessoas) e, por volta das 13h40 o senhor Valério estava se deslocando para Itapetinga para registrar ocorrência sobre a invasão”, informou o major Edmário.
Fonte: Sudoeste Hoje

Oeste: mulher morre após atear fogo contra o próprio corpo

A dona de casa Zélia Alves de Sena, de 46 anos, morreu no Hospital do Oeste de Barreiras, por volta das 19h desse sábado (28), após 24h internada em estado grave, com queimaduras generalizadas em todo o corpo.

A mulher atentou contra a própria vida, ateando fogo ao próprio corpo, em sua residência na cidade de Barra, Oeste da Bahia, na última sexta-feira (27).

Ela foi socorrida por uma equipe do SAMU e encaminhada ao hospital municipal daquela cidade. Em seguida, a equipe médica determinou a sua transferência para o HO, devido à gravidade do estado de saúde.

Não foi divulgado a causa do suicídio. Após a morte, o corpo foi transferido para o Instituto Médico Legal (IML) e submetido à necropsia. A Polícia Civil iniciou as investigações sobre o caso. Informações do Blog Sigi Vilares

Rui Costa anuncia obra de abastecimento de água e investimentos em Riacho de Santana

Foto: Mateus Pereira/GOVBA

O governado do Estado anunciou no sábado (28) uma série de entregas e obras em Riacho de Santana, a 177 km de Brumado. Presente no município, o governador Rui Costa (PT) disse que o governo já licitou a obra, orçada em R$ 6,2 milhões, para a ampliação do sistema de abastecimento de água na sede do município.

Rui também sinalizou a realização de estudos hidrológicos e locação de poços tubulares para complementação da demanda do sistema. Na cidade, o chefe do executivo baiano ainda assinou a publicação do edital de licitação para restauração dos cinco quilômetros do Acesso Sul à BR-430, no valor de R$ 1,2 milhão. Rui também assinou a licitação para obras de pavimentação de ruas e a construção de uma praça no distrito de Vesperina. Continue lendo

Suspeito de participar do assassinado do delegado de Barra da Estiva está em Conquista; ele foi identificado

Já está sob custódia da Polícia Civil da Bahia o assaltante de bancos, carros-fortes e sequestrador Júlio Carlos Pereira Rocha. O criminoso foi capturado ontem em São Paulo numa operação conjunta das policiais civis da Bahia, Minas Gerais e São Paulo.

No momento da prisão, Júlio Carlos resistiu e foi ferido na perna. Socorrido, foi encaminhado ao DEIC e na tarde de hoje foi apresentado no Disep por Policiais Civis do Draco e da Delegacia de Homicídios de Vitória da Conquista. A operação que culminou com a prisão de Júlio Carlos é um esforço conjunto das Polícias Civis dos três estados e contou com um grande aparato de apoio em logística e inteligência, em integração das três forças policiais estaduais.

Júlio Carlos também é suspeito de ter participado da morte do Delegado Marco Torres, no último dia 12, sendo investigado pela Força Tarefa criada pela Secretaria de Segurança Pública da Bahia. O criminoso tem dois irmãos presos em Itabuna por sequestros de bancários. O local de custódia de Júlio Carlos não será divulgado pela Polícia Civil por questões de segurança. Durante a operação, ontem em São Paulo, o criminoso Thales Deivisson Souza Lelis, reagiu à prisão e acabou morto durante o confronto.

Política: Recuo de Neto ainda causa prejuízos: 14 prefeitos engrossam fileiras do PP e fortalecem base de Rui

O Partido Progressistas na Bahia (PP-BA) passou a contar com 14 novos filiados, todos eles prefeitos do interior do Estado. Os dissidentes seguem o passo do deputado federal Claudio Cajado, que desembarcou recentemente na sigla comandada pelo vice-governador João Leão.

A debandada, que fortalece a base do governador Rui Costa (PT), ocorre em meio ao abalo pós-recuo do prefeito ACM Neto pela disputa pelo Palácio de Ondina. O ato de filiação dos prefeitos ocorreu nesta sexta-feira (27).

Entraram no PP os gestores de Caem, Cândido Sales, Presidente Dutra, Rio de Contas, Santo Amaro, São Gonçalo dos Santos, São José do Jacuipe, Seabra, Tanquinho, Valença, Maracás, América Dourado, Jussiape e Mulungu do Morro.

Juizados reforçam direito de ter revisão após dez anos

Clayton Castelani
do Agora

Aposentados e pensionistas do INSS que recorrem aos Juizados Especiais Federais ganharam um reforço para conseguir revisões após o fim do prazo de dez anos.

Uma decisão da TNU (Turma Nacional de Uniformização), do último dia 7 de março, permitiu a um aposentado de São Paulo o direito de rever o valor inicial do seu benefício, mesmo a concessão tendo ocorrido há mais de uma década.

Na decisão do relator, o juiz federal Daniel Machado da Rocha considerou que o INSS havia deixado de analisar, na concessão, provas do tempo especial –regra que permite contagem vantajosa do período de contribuição de quem coloca a própria saúde em risco no trabalho.

Pela primeira vez, genéricos lideram em número de prescrições

Foto: Germano Lüders/Veja

Levantamento realizado pela Associação Brasileira das Indústrias de Medicamentos Genéricos (PróGenéricos) revela que, pela primeira vez, os genéricos são os remédios mais receitados por médicos brasileiros. No período de doze meses encerrado em fevereiro deste ano, 34% das 115 milhões de receitas emitidas foram de drogas genéricas. Fármacos similares e de referência somaram 33% das prescrições cada um.

O estudo levou em consideração dados do Close-Up International, instituto que faz auditoria do receituário apresentado em farmácias de todo Brasil. No total, foram emitidas 38.763.225 de receitas que apontavam os genéricos como primeira indicação. Os similares marcaram 38.210.558 e os de referência, 38.094.583. De acordo com a Veja, a diferença é pequena, mas histórica.

Desde que os primeiros registros de fármacos genéricos foram concedidos, em fevereiro de 2000, esse tipo de medicamento sempre esteve atrás das marcas de referência e de similares no receituário. O que ocorria na maioria dos casos era o médico receitar o remédio de referência, e cabia ao paciente solicitar o genérico na farmácia, caso houvesse a opção.