Dia: 17 de abril de 2018

Moro pode ser exonerado por divulgar conversa entre Lula e Dilma

O juiz federal Sérgio Moro pode ser punido no Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em um processo movido pelo PT, PSB e PCdoB.

O conselho julga nesta terça-feira (17) o pedido feito pelas legendas para que o magistrado seja punido por divulgar sem autorização a conversa entre o ex-presidente Lula e a então presidente Dilma Rousseff (PT). A interceptação telefônica ocorreu durante movimentação em que Dilma pretendia nomear Lula como ministro do seu governo.

Segundo a coluna Estadão, do jornal O Estado de S. Paulo, Moro pode ser exonerado do cargo, ser advertido, sofrer censura, remoção compulsória ou aposentadoria compulsória.

Política: Governo pede autorização à AL-BA para empréstimo de R$ 1 bilhão

O governador Rui Costa (PT) enviou um Projeto de Lei para a Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), pedindo autorização da Casa para obter um empréstimo de um bilhão de reais. A urgência da proposta será colocada em votação já nesta quarta-feira (18), após a votação do último veto que sobrestava a pauta. O veto integral do governador refere-se a PL do deputado Hildécio Meireles (PSC), que pede transparência na política estadual de regulação do Sistema Único de Saúde (SUS). Na sessão de hoje, o deputado Sidelvan Nobrega (PSC) pediu vista do projeto. A votação do empréstimo, no entanto, será em regime de urgência e deve ocorrer somente no dia 3 de maio, após o feriadão do dia 1º de maio.

“Fica o Poder Executivo autorizado a contratar, junto a instituição financeira autorizada a operar no país, em nome do Estado, operação de crédito até o montante de R$1.000.000.000,00 (um bilhão de reais), observadas as disposições legais em vigor para contratação de operações de crédito. Os recursos resultantes do financiamento autorizado nesta Lei serão aplicados no pagamento dos precatórios submetidos ao regime especial de pagamento de que trata o art. 101 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias da Constituição Federal”, diz o trecho do projeto.

Nesta segunda-feira a Casa votou mais um veto para que na quarta (18) pudesse limpar as matérias que travam as votações. Conforme o líder do governo, deputado Zé Neto (PT), a AL-BA “recuperou o tempo perdido”. A AL-BA ficou dois meses sem votar projetos. “Nós estamos votando dia de segunda e quarta há três semanas seguidas e isso fez com que a gente colocasse em dia a pauta da Casa, porque realmente, no mês passado e após o Carnaval tivemos problemas com janela partidária , rearrumação das comissões e isso demandou um tempo e a Casa ficou sendo cobrada por não está votando como deveria. Recuperamos o tempo perdido. Agora nós estamos regularizando todo o fluxo de projetos, com isso vamos entrar nas pautas de urgência e ordinárias”.

MST invade sede da Rede Bahia

Integrantes do Movimento dos Sem Terra (MST) invadiram a sede da Rede Bahia na manhã desta terça-feira (17), em São Lázaro, no bairro da Federação. A emissora é a afiliada da Rede Globo no estado.

O grupo adentrou ao local com bandeiras e gritando palavras de ordem. Faixas levam o lema “Lula Livre”.

Os manifestantes chegaram ao local em ônibus.

Corpo de médica procurada na região de Conquista pode ter sido encontrado

Familiares suspeitam que o corpo de uma mulher encontrado no Rio Jucu, na região de Marechal Floriano, no Espírito Santo, seja da médica Jaqueline Colodetti, que está desaparecida desde o dia 3 de abril.

As primeiras informações obtidas pela família é que a médica teria entrado num caminhão na BR-116, e por meio de uma carona com um caminhoneiro e viajado para o interior baiano . Familiares chegaram a viajar para a Bahia, mas após a localização do corpo, os familiares retornaram para o Espírito Santo.

Os parentes da médica aguardam o resultado do exame da arcada dentária realizado pela polícia técnica para confirmar a identidade. O corpo foi localizado próximo a àrea onde o carro dela foi deixado.

A médica desapareceu quando retornava de uma consulta no Espírito Santo

Seleção Reda para professor da Educação Profissional é divulgada pela Secretaria da Educação do Estado

O Governo do Estado abriu seleção para 100 professores, para a Educação Profissional e Tecnológica no Regime Especial de Direito Administrativo (Reda), carga de 20 horas, . A iniciativa vai preencher as vagas originadas da nova estruturação da rede, que passou a oferecer 14 cursos só neste eixo, o dobro em relação a 2017. As inscrições encerram no próximo dia 23 e podem ser feitas pelo site da seleção.

Para participar os interessados devem possuir diploma devidamente registrado de conclusão de curso de nível superior em instituição reconhecida pelo Ministério da Educação, de acordo com a função ou área de atuação. O Processo Seletivo Simplificado será constituído de uma única etapa, avaliação curricular, de caráter eliminatório e classificatório. As vagas são disponibilizadas nos Centros de Educação Profissional, em todo o estado.

Os selecionados vão atuar, em programas estaduais e federais de Educação Profissional, e ainda em cursos em regime de alternância. Também irão participar da elaboração da proposta pedagógica e do plano de desenvolvimento do estabelecimento de ensino, além de elaborar e cumprir plano de trabalho e de aula, segundo a proposta pedagógica do estabelecimento de ensino.

O resultado provisório dos candidatos habilitados será divulgado no dia 25 deste mês, no Portal da Educação, com prazo para recursos abertos nos dias 26 e 27. A relação definitiva dos candidatos habilitados será divulgada no dia 4 de maio, para que encaminhem a documentação de comprovação da avaliação curricular.

Crescimento de 50,6% em acidentes com escorpião é registrado na Bahia

A Bahia teve um aumento de 50,6% no número de acidentes com escorpiões. Entre 2015 e 2017, as notificações foram de 10.136 para 15.265. As informações são da secretaria estadual de Saúde (Sesab) e do Sistema de Informação de Agravos de Notificação do Centro Antiveneno (Ciave). Segundo o Metro 1, nos três primeiros meses deste ano, foram 3.241 ocorrências no estado.

De acordo com o Metro 1, em Salvador, o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) também indica elevação dos casos. No primeiro trimestre de 2018, 22 aparições foram registradas e oito acidentes. Em 2017, 383 escorpiões foram capturados na capital baiana.