Dia: 27 de março de 2018

Condeúba: ADCC – Associação de Desenvolvimento Comunitário de Condeúba, fez o 3º Mutirão

Por Manoel Neto, Ângela Cruz e Jueli/ADCC

A ADCC – Associação de Desenvolvimento Comunitário de Condeúba, uma entidade sem fins lucrativos, ligada diretamente a igreja católica. Neste sábado, 24 de Março do corrente ano, realizou o terceiro mutirão, com atividades práticas no Viveiro de Mudas. Projeto financiado pelas Cáritas Diocesana.

Contamos com a presença de pessoas das pastorais e dos diversos grupos, foram feito as seguintes atividades: preparar embalagens, encher de terra, organizar e plantar.
Além do propósito de reflorestamento, o projeto visa o envolvimento da comunidade e da sociedade, mostrando que a contribuição de cada um, é essencial para transformar a realidade local.
Atualmente já existe plantada no viveiro: as seguintes espécies:
ESPÉCIE QUANTIDADE/PLANTADA
Baraúna 042 unidades
Barriguda 121 unidades
Barba de Velho 035 unidades
Gonçalo-Alves 120 unidades
Ipê Roxo 470 unidades
Ipê Amarelo 120 unidades
Jatobá 163 unidades
Moringa 036 unidades
Mulungu 161 unidades
Pau Ferro 077 unidades
Tamboril 162 unidades
Tamarindo 052 unidades
Umburana 110 unidades
Total de mudas plantadas 1.669 unidades.

Fotos Jueli/ADCC

Condeúba: Pauta de Reunião Ordinária do COMDEMA – Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico do Meio Ambiente

Pauta de Reunião Ordinária do COMDEMA

Dia quatro de abril de Dois Mil e Dezoito (04.04.2018) as 08:30hs na sala de reunião da Secretária de agricultura de Condeúba, haverá reunião com a seguintes pauta:
> Leitura das Atas de Reuniões Anteriores;
> Momento de Educação Ambiental (vídeo)
> Leitura do Termo de Compromisso de Ajustamento de Conduta da Promotoria de Justiça Especializada em Meio Ambiente;
> Poluição Sonora na Cidade;
> Ocupação da Feira Livre por Comerciantes (Autônomos) de Fogos na “Praça do Leão” no mês de Junho;
> Uso de Tribuna Livre Escritos:
> Encaminhamentos.

Condeúba, 26 de março de 2018

________________________________
Manoel J.Pereira Neto
Presidente do COMDEMA

________________________________
Agnério Evangelista de Sousa
Secretário

Aviso

O Presidente do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente de Condeúba-COMDEMA avisa todos os membros conselheiro que dia 04.04.2018 haverá reunião ordinária as 8:30hs na sala de reunião da Secretaria de Agricultura conforme calendário programado em 2018.
Desde já agradece a presença de todos.

Condeúba, 26 de março de 2018

Manoel J. Pereira Neto
Presidente do COMDEMA

Lista de Órgãos de Representantes do COMDEMA
Titular nome: Agnério Evangelista de Sousa Entidade: Secretaria de Educação
Suplente nome: Jennifer Rodrigues Dias Entidade: Secretaria de Educação
Titular nome: Adão Guimarães Novaes Entidade: Secretaria de Saúde
Suplente nome: José Aparecido Gomes da Silva Entidade: Secretaria de Saúde
Titular nome: Ed Marcio Alves dos Santos Entidade: Secretaria de Agricultura
Suplente nome: Rogério Fábio Santos da Silva Entidade: Secretaria de Agricultura
Titular nome: Danilo Gardel Amorim Novais Entidade: Banco do Brasil
Suplente nome: Edgar Severiano de Almeida Entidade: Banco do Brasil
Titular nome: Antônio Alves Soares Neto Entidade: Associação de moradores do Bairro São Vicente de Paula
Suplente nome: Maria Aparecida Ferreira Oliveira Entidade: Associação de moradores do Bairro São Vicente de Paula
Titular nome: José Carlos Batista dos Santos Entidade: Associação de Moradores do Bairro Divino Espírito Santo
Suplente nome: Neaci Rodrigues Dias Entidade: Associação de Moradores do Bairro Divino Espírito Santo
Titular nome: Nilson José Ribeiro Entidade: Associação das Ceramistas de Malhada de Areia
Suplente nome: Claudionor José Moreira Entidade: Associação das Ceramistas de Malhada de Areia
Titular nome: Manoel José Pereira Neto Entidade: Associação de Desenvolvimento Comunitário de Condeúba
Suplente nome: Eudes Guerra Sobrinho Entidade: Associação de Desenvolvimento Comunitário de Condeúba
Titular nome: titular Manoel Antônio Soares Entidade: Central das Associações de Pequenos Produtores de Condeúba
Suplente nome: Antônio José da Rocha Entidade: Central das Associações de Pequenos Produtores de Condeúba
Titular nome: Eliana Maria dos Santos Entidade: Sindicado dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares de Condeúba
Suplente nome: Manoela Messias Madalena Rocha Entidade: Sindicado dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares de Condeúba
Titular nome: Luzia Rocha Brito Entidade: Sindicato dos Trabalhadores da Agricultura Familiar de Condeúba
Suplente nome: José Marques de Brito Entidade: Sindicato dos Trabalhadores da Agricultura Familiar de Condeúba
Titular nome: Jenivaldo Farias da Silva Entidade: Loja Maçônica Filhos da Luz
Suplente nome: Paulo Sérgio Costa Gomes Entidade: Loja Maçônica Filhos da Luz

Governador Rui Costa anuncia que virá a Conquista assinar a ordem de serviço da Policlínica Regional

O governador Rui Costa dedicou boa parte do seu programa semanal nas redes sociais para interagir com profissionais de imprensa e internautas da capital do Sudoeste. O novo aeroporto, investimentos em saúde e a reforma do Centro de Cultura Camilo de Jesus Lima foram os assuntos mais comentados. Rui confirmou nova visita à cidade em abril para assinar a ordem de serviço para início das obras da Policlínica Regional de Saúde.

Os jornalistas Fralei nascimento (Blitz Conquista), Maciel junior (Redação Brasil, da Brasil FM) e Fábio Sena (Siga News), mandaram erguntas sobre a reforma do Centro de Cultura Camilo de Jesus Lima. Com informações atualizadas pela secretária de Cultura, Arany Santana, Rui Costa assegurou a conclusão da reforma e reabertura do equipamento nos próximos meses.

Daniel Silva, repórter da TV Aratu e também do programa Redação Brasil, foi o porta-voz de muitos internautas, questionando a conclusão do Aeroporto Glauber Rocha ainda em 2018. O governador conclamou internautas e jornalistas a “mudarem o astral” em relação a esta e outras obras. “Eu sei que a maré no Brasil não está pra peixe, mas vamos mudar o astral porque este governador cumpre compromissos e o aeroporto será entregue, tanto que nós já estamos licitando a empresa que vai administrar, após a inauguração”, disse o governador.

Respondendo ao jornalista e blogueiro Rodrigo Ferraz, Rui Costa, comentou os investimentos recentes na saúde de Vitória da Conquista e da região Sudoeste, a exemplo da nova emergência do Hospital de Base, inaugurada no final de janeiro, a ampliação da oferta de leitos de UTI em Brumado e Bom Jesus da Lapa, a reinauguração do Prado Valadares, em Jequié e a Policlínica de Jequié. O governador disse ainda que vai aproveitar a próxima visita a Vitória da Conquista, quando assinará a ordem de serviço para começar as obras da Policlínica, ao ado do Hospital de Base, para conferir o andamento da ampliação da UTI.

Professora leva tapa no rosto, tem óculos quebrados, cai no chão e sofre pontapés de aluna de 13 anos na Bahia

Foto: imagens TV Sudoeste

Escola Municipal Clélia das Graças Figueiredo Pinto

Uma aluna de 13 anos agrediu uma professora com tapas, socos e pontapés no município de Teixeira de Freitas, extremo sul da Bahia. A agressão teria ocorrido após a professora ter pedido para que a estudante não se sentasse no braço da cadeira escolar.

A situação ocorreu na sexta-feira (23), na Escola Clélia das Graças Figueiredo Pinto, e provocou um ato simbólico na unidade ensino, que fica no bairro de Santa Rita, na manhã desta segunda-feira (26). Na ocasião, estudantes e professores deram um abraço simbólico na escola pedindo paz.

A Secretaria Municipal de Educação e Cultura diz que a professora agredida, que não teve o nome divulgado, é titular do turno da manhã e que, no dia da agressão, estava cobrindo uma colega que estava sob atestado médico no turno da tarde.

Ao pedir para que a estudante se levantasse do braço da cadeira, a professora foi atacada pela aluna e recebeu um tapa no rosto. Os óculos dela acabaram quebrando com a agressão. Após o tapa, a professora de Português caiu e continuou sendo agredida com socos e pontapés.

A estudante, que também não teve o nome divulgado, foi expulsa e o caso foi remetido ao Ministério Público da Bahia (MP-BA). A professora, que com a quebra dos óculos acabou sofrendo algumas escoriações no rosto, está sob atestado e afastada da sala de aula até a quarta-feira (28).

Por meio de nota, a secretário municipal de Educação e Cultura, Hermom Lopes, divulgou nota prestando solidariedade à professora e disse que ela foi “violentamente agredida por uma estudante em sala de aula”.

Na nota, Lopes falou sobre os papéis da escola e da família. “A escola ensina português, matemática, história, geografia, inglês, artes e educação física. É responsabilidade da família ensinar valores morais, éticos, o respeito e dar amor às crianças. A escola ensina, a família educa”.

Juros médios sobem apesar da queda na inadimplência, diz Banco Central

Foto: iStock

A inadimplência no mercado de crédito brasileiro caiu ligeiramente em fevereiro, apesar de as condições de financiamento terem ficado mais apertadas mesmo em meio ao ciclo de cortes nos juros conduzido pelo Banco Central. Os dados, divulgados pelo BC na segunda-feira (26), dizem respeito ao segmento de recursos livres, no qual as taxas de juros são livremente definidas pelos bancos.

Neste caso, a inadimplência foi a 5%, sobre 5,1% em janeiro. Num quadro de fraca inflação e retomada lenta da economia, o BC prosseguiu o ciclo de afrouxamento monetário na última semana, quando reduziu a Selic ao mínimo histórico de 6,50% ao ano. No início de fevereiro, havia promovido outro corte de 0,25 ponto na taxa básica de juros.

Mesmo assim, os juros médios no segmento de recursos livres foram a 42,2% ao ano em fevereiro, acima do patamar de 41,1% em janeiro. De acordo com a Veja, ao mesmo tempo, o spread bancário –diferença entre o custo de captação e a taxa cobrada pelos bancos ao consumidor final– subiu a 34,1 pontos percentuais em fevereiro no mesmo segmento, ante 32,9 pontos em janeiro.

Prefeito de Paulo Afonso tem o maior salário da Bahia

Jairo Costa Júnior, com Luan Santos / Correio

O prefeito de Paulo Afonso, Luiz de Deus (PSD), tem o maior salário entre os chefes de executivos municipais da Bahia. Ele recebe mensalmente R$ 33.763, valor do teto constitucional. Empatados na segunda posição estão Manoel Sidônio Nilo – irmão do deputado estadual Marcelo Nilo (PSB) -, de Antas, e Fernando Gomes (PSD), de Itabuna, com R$ 30.000 mensais. Dinha Tolentino (MDB), de Simões Filho, é quarto, com R$ 26.880, seguido por Moema Gramacho (PT), de Lauro de Freitas, e Beto do Axé Moi (PP), de Porto Seguro, ambos com R$ 26.000. O levantamento foi realizado pela filial em Santo Antônio de Jesus do Observatório Social do Brasil (OSB), com base em dados do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM). A entidade é voltada para o monitoramento das contas públicas.

Na outra ponta
O menor salário é o do prefeito de Maetinga, Edcarlos Oliveira (PT), que recebe R$ 6.300. Gilson de Souza (PSD), de Cristópolis, e Hémerson Eloi (PT), de Santa Inês, completam o top 3 com remunerações de R$ 7.000 e R$ 7.500.

Nos grandes municípios
Entre as dez maiores cidades da Bahia, quatro prefeitos aparecem no top dez dos salários mais elevados. Além de Fernando Gomes e Moema Gramacho, Paulo Bonfim (PCdoB), de Juazeiro, e Timóteo Brito (PSD), de Teixeira de Freitas, integram a lista e ganham R$ 25.502 e R$ 25.000 respectivamente. Já os gestores dos três maiores municípios baianos não estão nem entre as 30 remunerações mais altas. Deles, o que ganha mais é Herzem Gusmão (MDB), de Vitória da Conquista, com R$ 19.132, seguido por ACM Neto (DEM) R$ 18.038,10 e Zé Ronaldo (DEM), de Feira de Santana, R$ 8.441.

Supervalorizados
No ranking dos dez maiores vencimentos para prefeitos baianos, somente um dos municípios figura entre os 50 maiores do estado. Trata-se de Campo Formoso, 28ª cidade com maior população do estado, onde a prefeita Rose Menezes (PSD) recebe R$ 22.680. Deles, o menor é Antas. A gestora de Maragojipe, Vera Lúcia dos Santos (PR), ganha R$ 24.513 e aparece em sétimo na lista. O prefeito de Riacho de Santana, Alan Vieira (PSD), tem salário de R$ 25.000, sexto maior, enquanto o de Curaçá, Pedro Oliveira (PSC), recebe R$ 22.790, está em nono.