Dia: 7 de fevereiro de 2018

Choveu forte em Brumado e região na madrugada desta quarta-feira (07)

Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Choveu bastante na madrugada desta quarta-feira (07), em Brumado, a capital do minério. Os serviços de meteorologias previam 11 mm de chuva durante todo o dia, mas certamente o volume foi atingido na madrugada. Na cidade, a chuva teve início no último dia 31 de janeiro e o clima segue mudando a rotina dos brumadenses.

As previsões meteorológicas apontam que a semana continuará chuvosa. O site Achei Sudoeste apurou que chove também nos três distritos e várias comunidades rurais do município, formando espelhos d’água em algumas localidades que estavam totalmente secas.

CONDEÚBA

Choveu toda a noite de terça para quarta-feira e continua agora cedo caindo uma chuvinha mansa, as vezes mais forte dá uma parada de meia hora, depois torna continuar, tem chovido bastante como há muito tempo não chovia assim no mês de fevereiro, que continue assim para que junte bastante água e encham nossas barragens para garantir 6 a 7 meses de seca.

PF apura ação de seita religiosa que ‘escravizava’ fiéis na Bahia

Com apoio do Ministério do Trabalho (MTE), a Polícia Federal (PF) deflagrou a Operação “Canaã – A Colheita Final”, na manhã desta terça-feira (6). Foram 22 mandados de prisão preventiva, 17 de interdição de estabelecimento comercial e 42 de busca e apreensão nos municípios de Ibotirama, Luiz Eduardo Magalhães, Wanderley e Barra, na Bahia, além de outras cidades nos estados de Minas Gerais e São Paulo.

De acordo com a PF, a operação, cujo nome é uma referência bíblica à terra prometida, investiga crimes de redução de pessoas à condição análoga à de escravo, de tráfico de pessoas, estelionato, organização criminosa, falsidade ideológica e lavagem de dinheiro. Esses delitos teriam sido cometidos por líderes de uma seita religiosa com atuação nos 13 municípios.

A investigação, desenvolvida com a participação do Grupo Especial de Fiscalização Móvel do MTE, já está na sua terceira fase. Ela aponta que dirigentes da seita teriam aliciado pessoas em sua igreja, em São Paulo, as convencendo a doarem todos os seus bens para as associações controladas pela organização criminosa.

Para isso, eles teriam utilizado de ardis e doutrina psicológica, sob o argumento de convivência em comunidades, onde todos os móveis e imóveis seriam compartilhados. Assim, esses fiéis teriam sido levados para zonas rurais e urbanas das cidades citadas, onde teriam sido submetidos a extensas jornadas de trabalho sem nenhuma remuneração.

Os trabalhos eram feitos em lavouras e em estabelecimentos comerciais, a exemplo de oficinas, postos de gasolina, pastelarias, confecções e outros serviços. Com a apropriação do patrimônio dos fiéis, a seita teria acumulado casas, fazendas e veículos de luxo.

Jovem é assassinado a tiros próximo ao Hospital de Base em Conquista

Vitória da Conquista voltou a registrar ondas de violência. Após um homicídio registrado no final da tarde de ontem dia 6 de fevereiro no bairro Jardim Guanabara, desta vez os tiros assustaram moradores da Rua Panamá, no bairro Jurema. O fato ocorreu por volta das 20:30 hrs da noite desta terça-feira (06).

Segundo informações, um adolescente de prenome Patrick, com algumas passagens pela policia, foi alvejado por mais de 6 tiros de pistola, quando se encontrava na porta de sua residência. Os atiradores fugiram sem deixar rastros.

A vitima foi socorrida pelo SAMU 192 e encaminhada em estado grave para o Hospital de Base, porém não resistiu aos ferimentos e veio a óbito.

Esse é o 2º homicídio registrado no mês de fevereiro (o 2º em menos de 24 horas), e o 10º no ano em Vitória da Conquista.

Com informações: Blog do Léo Santos

Mulher morre após ser atingida por raio, durante colheita de tomates na Bahia

Na tarde desta terça-feira, 06 de fevereiro de 2018, Luzimar Lelis de Jesus, 21 anos, conhecida como Kena, veio a óbito, após ter sido supostamente atingida pela queda de um raio na comunidade de São Bento no município de Ourolândia.

Segundo informações, Luzimar que estava trabalhando na colheita de tomates passava por uma cerca de arame farpado, quando foi atingida pela descarga, sendo socorrida por populares para atendimento no Hospital Municipal de Ourolândia, onde não resistiu aos ferimentos e veio a óbito.

Ainda de acordo com informações, outras três pessoas que estavam nas proximidades sofreram leves queimaduras.

Ainda de acordo com informações, o corpo da jovem que deixa três filhos, natural de Várzea Nova, deverá ser recolhido para o Instituto Médico Legal de Jacobina. // Com informações: Augusto Urgente