Dia: 19 de agosto de 2017

Lídice condena distritão: uma anomalia política, uma aberração

Lidice
Senadora Baiana Lídice da Mata, Presidente Estadual do PSB

Pronta para ser votada no plenário da Câmara dos Deputados, de onde deve seguir para o Senado, a reforma política divide opiniões. A senadora baiana Lídice da Mata, presidente do PSB na Bahia, diz ser contra o sistema eleitoral do distritão, onde serão eleitos para o Legislativo os candidatos mais votados, descartando o quociente eleitoral existente hoje.

“Não concordo com o distritão. É uma anomalia política mundial. É uma aberração do ponto de vista da representação popular”, disse a congressista em conversa com o BNews em Feira de Santana neste sábado (19), durante evento do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva com sindicalistas, militantes e trabalhadores da agricultura familiar no espaço Estação da Música.

Outro ponto da reforma em discussão é a criação do fundo de financiamento público de campanha. “Embora concorde com fundo de financiamento público de campanha, não posso concordar com o absurdo da quantia que está sendo proposta. Primeiro, temos que identificar de onde tirar, e devemos tirar do funcionamento do Legislativo, das multas pagas por corrupção”, sugeriu a senadora socialista.

Inscrições para o processo seletivo do IFBA são prorrogadas

ifba14-300x201Foram prorrogadas até p dia 31 de agosto as inscrições para o processo seletivo 2018 do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (Ifba). O processo seletivo é para o preenchimento de vagas dos cursos técnicos do instituto, nas modalidades integrado e subsequente.

Com a mudança no prazo de inscrição, os candidatos terão até o dia 1º de setembro para efetuar o pagamento da taxa de inscrição, no valor de R$ 35. Ao todo, são oferecidas 5.185 vagas, nos 19 campi da instituição, inclusive em para Vitória da Conquista.

Em caso de dúvidas, os candidatos podem entrar em contato com o IFBA por meio do email [email protected].

Ministério da Saúde amplia vacinação de HPV para homens e mulheres até 26 anos

Vacina-red2-585x399O Ministério da Saúde ampliou a faixa etária de vacinação de HPV pelo Sistema Único de Saúde. A partir de agora, homens e mulheres entre 15 e 26 anos devem receber a imunização.

A medida tem caráter temporário e foi aprovada nesta quinta-feira (17) em Brasília, durante a reunião da Comissão Intergestores Tripartite (CIT). A iniciativa terá validade para os municípios que ainda tenham vacina em estoque, com prazo até setembro de 2017.

Conforme o Ministério, as coberturas vacinais continuam abaixo da meta preconizada de 80%. Isso se dá porque a vacinação na adolescência tem uma série de dificuldades, como a resistência desse grupo etário de buscar uma unidade de saúde, especialmente para vacinar-se, e o baixo conhecimento sobre a importância da vacinação.

Para a faixa etária de 15 a 26 anos, o esquema vacinal deverá ser com três doses, com intervalo de zero, dois e seis meses. As pessoas que tomarem a primeira dose neste período, excepcionalmente, terão as duas doses subsequentes garantida pelo SUS.