Dia: 15 de março de 2017

Monitores escolares querem ser reconhecidos como profissionais da educação

CartazDurante as manifestações que aconteceram na manhã desta quarta-feira (15), o monitores escolares de Vitória da Conquista, além de protestarem contra a Reforma da Previdência, foram às ruas reivindicar o reconhecimento como profissionais da educação. De acordo com a categoria, apesar de exercerem uma função tão importante para a educação infantil, os monitores ainda não são reconhecido como profissionais da área.

Esses profissionais apresentaram uma tabela mostrando que, assim como os professores, eles atuam diretamente com os alunos, exercendo atividade pedagógica, mas não são reconhecidos pela Secretaria Municipal de Educação como profissionais da educação.

“A luta dos monitores é pelo reconhecimento desses profissionais dentro do quadro do magistério, porque, além de ter sido exigido no último concurso, como requisito para a admissão do cargo, o curso de magistério, quem já estava na rede recebeu a formação por meio do Pró-infantil, ou seja, o próprio município reconhece a importância da formação pedagógica desses profissionais para exercerem tal função”, afirma a categoria.

Conforme os monitores, esta é uma luta antiga, que foi negligenciada pela gestão anterior, que não demonstrou interesse em elaborar um plano de carreira para o grupo, instrumento que oferece ao trabalhador o suporte e condições necessárias de desenvolvimento profissional.

Agora, a categoria busca junto ao novo governo esse reconhecimento, que já é realidade em outros municípios do Brasil, pois, segundo a Lei de Diretrizes e Base, “são considerados profissionais da educação escolar básica os que nela estando em efetivo exercício e tendo sido formados em cursos reconhecidos”.
FacebookTwitter

Trabalhadores vão às ruas contra a Reforma da Previdência em Vitória da Conquista

ProtestoFotos: Rafael Gusmão

Na manhã desta quarta-feira (15), centenas de trabalhadores de Vitória da Conquista foram às ruas para protestar contra a Reforma da Previdência, que tramita na Câmara dos Deputados, por meio da Proposta de Emenda Constitucional (PEC 287). O ato está vinculado a uma série de mobilizações que estão acontecendo simultaneamente em diversas parte do país.Protesto IEm Vitória da Conquista, o movimento teve início por volta das 9 horas, na Praça Barão do Rio Branco e também na Praça Nove de Novembro, ambas no Centro da Cidade. Com cartazes, faixas e carros de som, os manifestantes criticam as ações do Governo Federal que visam mudar os critérios de aposentadoria no Brasil.Protesto IIParticipam da manifestação movimentos sociais e sindicatos de diversas categorias, entre eles o de docentes do Ensino Fundamental, Médio e Superior.

Brumado: PT deve punir vereador José Carlos de Jonas por apoiar Projetos de Lei do Executivo

jose-carlos-marques-pessoa-brumado-noticias-38         Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O vereador José Carlos Marques Pessoa (PT), popular José Carlos de Jonas, deve ser punido pela diretoria do Partido dos Trabalhadores (PT) no município de Brumado por ter apoiado os projetos de lei do prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB).

Os projetos, que visam à extinção e terceirização de cargos administrativos do cargo efetivo do município e a redução da licença maternidade, foram aprovados em segunda votação na última sessão legislativa, ocorrida na segunda-feira (13).

Por telefone ao site Brumado Notícias, José Luiz Alves Ataíde, vice-presidente da diretoria da legenda no município, declarou que o vereador “agiu com rebeldia”, desrespeitando o que havia sido acordado em reunião interna da agremiação.

“O partido entende que os projetos de lei do prefeito ferem os direitos constitucionais dos trabalhadores, tanto que publicamos uma nota repudiando os projetos do gestor e o vereador agiu contrário à decisão do diretório.

Vamos nos reunir para tomar medidas punitivas contra a ação isolada do vereador, que não representou o partido em sua postura na votação”, disse o petista, que aguarda o retorno de outros membros da mesa diretora para que sejam tomadas as decisões quanto à punição do parlamentar.

Secretaria de Saúde da Bahia inicia distribuição de repelentes contra Aedes a municípios

repelente-81          Foto: Reprodução/TV Bahia

Após o atraso na entrega dos repelentes pelo Ministério da Saúde para gestantes beneficiárias do programa Bolsa Família na Bahia, a Secretaria de Saúde do Estado (Sesab) informou que deu início nesta quarta-feira (15) à distribuição para os municípios dos produtos contra o Aedes aegypti, pernilongos e outros mosquitos que também transmitem doenças.

De acordo com o G1, a entrega dos repelentes já tinha começado em outros estados do país desde fevereiro, mas só agora, a Bahia recebe o produto. Em todo o estado, 54 mil gestantes cadastradas no Bolsa Família têm direito a receber o produto.

Só este ano, a Sesab registrou 259 casos de dengue na Bahia, com quatro mortes, e quase 600 casos de chikungunya, com duas mortes. Outras 12 pessoas foram diagnosticadas com zika.

Além disso, a Bahia está entre os primeiros da lista no número de casos de microcefalia do Brasil, malformações em bebês causadas pela zika. Até dezembro do ano passado, 433 bebês foram diagnosticados com o problema no estado.

Brumado: Agentes comunitários de saúde e de endemias também aderem à greve nacional

Agentes Comunitários         Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Os agentes comunitários de saúde e de endemias de Brumado também aderiram ao movimento grevista nacional contra a PEC 287/2016, que propõe a reforma da previdência com a extensão da aposentadoria por tempo de serviço para 49 anos.

Os agentes contaram com o apoio e representação do sindicato da categoria. A manifestação foi pacífica, apenas com cartazes expondo a insatisfação dos manifestantes na Praça Coronel Zeca Leite, a Praça da Prefeitura.

O texto da Pec do governo federal é considerado uma agressão aos direitos dos trabalhadores. “Muitos de nossos agentes vão morrer antes de se aposentarem por conta das condições que envolvem nossas atividades.

Então, o governo está querendo matar a aposentadoria com essa PEC maldita”, argumentou Jicélia Santos Ribeiro, presidente da sub-sede do Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde e Endemias da Serra Geral da Bahia (Sindacs-ACE).

Condeuba: Morreu “Zezão” Conhecido também como “Zé de Renero”

Por Oclides da Silveira

Fenero
“Zezão” na formatura da sua filha Marli em 2004

Morreu ontem dia 14 de março de 2017 às 20h30min., José Barbosa da Silva popular “Zezão ou Zé de Renero” aos 92 anos, ele faleceu em sua residência na Praça Bom Jesus ao lado da Igreja de Bom Jesus local onde está sendo velado seu corpo. “Zezão” estava acamado há 5 anos e veio a falecer ontem.

“Zé de Renero” deixou viúva a Sra. Adelina Maria de Jesus (Dila) e 4 filhos, Juvenil, Maria (Lia), Marli e Isabel além de um neto Vinicius e deixou também uma infinidade de amigos. Seu sepultamento será hoje às 18:00 horas no Cemitério Municipal de Condeúba.

Nós do Jornal Folha de Condeúba, deixamos aqui os nossos mais profundos sentimentos à família enlutada pela perca irreparável desse ente tão querido. Que o bom Deus lhe dê o descanso eterno.