Parque Eólico de Brumado entra em operação comercial fornecendo energia para 36 cidades

eolico-de-brumado-em-funcionamento-achei-sudoesteFoto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O período de testes operacionais do Parque Eólico instalado na Serra das Araras, no Distrito de Cristalândia, em Brumado, foi concluído e o empreendimento agora opera em caráter comercial, fornecendo energia eólica para a Subestação II da Coelba, que gerencia o fornecimento para 36 municípios da região.

No total, são atingidos 586.547 consumidores em Brumado, Rio de Contas, Dom Basílio, Livramento de Nossa Senhora, Aracatu, Maetinga, Jânio Quadros, Condeúba, Tremendal, Belo Campo, Piripá, Cordeiros, Guajeru, Malhada de Pedras, Ibiassucê, Rio do Antônio, Caculé, Lagoa Real, Urandi, Licínio de Almeida, Jacaraci, Mortugaba, Jussiape, Érico Cardoso, Paramirim, Botuporã, Tanque Novo, Rio do Pires, Caturama, Tanhaçu, Contendas do Sincorá, Barra da Estiva, Ibicoara, Iramaia, Piatã e Abaíra.

Vale ressaltar que a energia eólica produzida no empreendimento é de reposição, pois a estatal ainda opera com a energia provinda das hidrelétricas que abastecem o estado.

eolica 1Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

São 21 km de extensão do complexo eólico, que começa na região do Distrito de Cristalândia, em Brumado, passando por Dom Basílio e pelo município de Rio de Contas. O site Achei Sudoeste registrou toda a estrutura das instalações, que já estão em sua capacidade total de 90 MW.

O parque conta com 45 torres aerogeradoras, capazes de gerar cerca de 350 GWh por ano, demanda suficiente para atender, anualmente, mais de 170 mil imóveis em todo o país. A subestação interna do complexo também está em pleno funcionamento.

Comprovando se tratar de energia limpa, os dados apontam que a energia fornecida pelo Parque Eólico evita a emissão de mais de 118 mil toneladas de gás carbônico na atmosfera, pois o movimento das hélices impulsionadas pelos constantes ventos da região gera energia por indução eletromagnética.

A expectativa é de que, assim que inaugurado o Parque Eólico, a Enel Green Power anuncie a expansão com a instalação de mais 45 aerogeradores.

Facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedinmail

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *