Jacaraci: Completa hoje 138 anos de emancipação política, parabéns ao povo jacaraciense

O Jornal Folha de Condeúba parabeniza Jacaraci e seu povo pelo seu 138º aniversário  de emancipação política, muito progresso e bastante paz para todos. Salve!!! Dia 7/6.

Por Thiago Braga – DESTINO JACARACIIgreja Matriz

07 de Junho é uma data especial para nós, jacaracienses, que ajudamos a construir um município cada vez melhor para se viver. Sua história começou a 138 anos atrás, quando não passava de uma vila na divisa dos Estados de Bahia e Minas Gerais. De lá para cá cresceu, tornando – se um lugar agradável com todos os motivos para orgulharmos de nossa terra.

A cidade cresceu, se fez bonita e ganhou presença. Possui um comércio de “encher os olhos” pela fartura de produtos encontrados na feirinha e nas casas de negócio. Destaca – se pelo plantio de feijão, milho, mamona, além da criação de gado gordo e de recria para revenda, abate e produção de leite. Produz cachaça artesanal numa tradição passada de pai para filho, sendo fabricada após a moagem da cana e apurada nos velhos alambiques no interior das fazendas.

Falar de Jacaraci é lembrar dos Reisados, Festa do Bom Jesus, corrida de cavalos ou boa montaria, Praça da Bandeira, Clube Litero – Recreativo, Igreja Matriz, Teatro Centenário, “Banheirão”, Ponte da Amizade, Morro da Areia Branca, Rio Gavião, Pedra Furada e outros.

Hoje, Jacaraci é uma cidade moderna, servida pela nova rodovia que tem como rota principal a BR 116.

Jacaraci conta com quase um século e meio de história, trabalho, liberdade e cultura.

Thiago Braga

Fotos: Rafael Domingues

 

Facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedinmail

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *