“Atividade Física e Exercício Físico na Promoção à Saúde”!

Por Willian Tolentino

Diabetes, como vocês sabem, é uma doença caracterizada por altos níveis de açúcar no sangue, o que pode ser devido à deficiência na produção (tipo 1) ou ação da insulina (tipo 2). A tipo 2, principalmente, está associada a diversos outros problemas, como hipertensão e alterações nas gorduras do sangue, o que é conhecido como dislipidemias. O problema de aparecer tanta coisa junta é que são necessários diversos remédios para trata-las, resultando em diversos efeitos colaterais e elevado encargo financeiro. Mas será que não haveria um remédio que pudesse tratar, simultaneamente, diversas doenças, com um custo baixo e sem efeitos colaterais??Seria demais, né?

Para testar essa mágica, Alvarez et al. (2018) em um grupo incluindo Rodrigo Ramirez-Campillo, que estará aqui em setembro, testou os efeitos do exercício em mulheres com diabetes, dislipidemia+hiperglicemia ou dislipidemia. O “remédio” foi dado 3x semana por 16 semanas e começou com 8 tiros de 30 segundos a 90-100% da frequência cardíaca de reserva com 2 minutos de intervalo abaixo de 70%.

Para ver os detalhes da progressão dá uma olhada no protocolo do estudo. Como resultado, houve redução nos triglicerídeos e no LDL (“colesterol ruim”) em quem os tinha alto, com aumento do HDL (“colesterol bom”). Como “efeito colateral”, a glicemia basal e a pressão arterial diminuíram. Em consequência, a quantidade de remédios usados pelas diabéticas caiu de 24 no começo do estudo e para apenas 11. Todas pararam de tomar remédio para pressão e a dosagem de metformina caiu pela metade. Além disso, elas reduziram a circunferência da cintura e perderam gordura.

Olha que coisa bacana, com menos de meia hora de exercício realizados 3 vezes por semana, foi possível tratar, de uma só vez, diversos problemas de saúde, além de promover melhoras na composição corporal e capacidade física. Essa é a Educação Física que a sociedade precisa conhecer e valorizar, a que tem a capacidade melhorar a saúde a vida das pessoas!

(Fisiologista Willian Tolentino)

Alvarez C, Ramirez-Campillo R, Martinez-Salazar C, Castillo A, Gallardo F, Ciolac EG. High-Intensity Interval Training as a Tool for Counteracting Dyslipidemia in Women. Int J Sports Med. 2018 May;39(5):397-406.

Facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedinmail

Um comentário sobre ““Atividade Física e Exercício Físico na Promoção à Saúde”!

  1. Parabéns pela pesquisa e incentivo as atividades físicas. Uma vez, que sabemos que para termos uma boa saúde com mais qualidade de vida é essencial praticarmos atividades físicas, é tão necessária, quanto se alimentar e ter uma boa noite de sono. Com uma alimentação balanceada e com a prática de atividades físicas, podemos dizer que muitas doenças são controladas, ou até mesmo desaparecerão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *