Vitória da Conquista conta desde maio com uma unidade do Núcleo de Acesso ao Crédito da FIEB que apoia empresários na contratação de crédito
Seis municípios do interior do Estado contam desde maio com um novo serviço da Federação Indústrias do Estado da Bahia (FIEB). Em parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o Núcleo de Acesso ao Crédito (NAC/FIEB) está funcionando nos municípios de Vitória da Conquista, Feira de Santana, Ilhéus, Jequié, Barreiras e Juazeiro. A iniciativa faz parte das ações do Projeto de Apoio à Competividade das Micro e Pequenas Empresas na Bahia, desenvolvido pelas duas entidades, e marca a interiorização do acesso ao crédito e a ampliação do NAC/FIEB, que até então funcionava apenas em Salvador.
O objetivo do NAC é potencializar o acesso ao crédito pelas micro e pequenas empresas e assessorá-las para que tenham acesso a todas as informações, incluindo documentação, linhas de crédito disponíveis no mercado, dentre outras. Além disso, a FIEB realiza capacitações, distribui cartilhas informativas e atua na interlocução com as instituições financeiras parceiras.
A implantação de unidades do NAC/FIEB no interior chega em um momento crucial para os pequenos empreendimentos, face ao recrudescimento da crise econômica gerada pela pandemia. Ana Paula Almeida, gestora do NAC, destaca o papel do crédito para as micro e pequenas indústrias. “No atual contexto econômico, é crucial para suprir as necessidades do dia a dia, para girar o negócio e ampliar perspectivas de investimento, em especial, na manutenção e expansão das atividades industriais”, lembra.
De acordo com Ana Paula, a necessidade de crédito se acentuou de maneira vertiginosa, ao mesmo tempo em que a dificuldade de acesso ao crédito tornou-se um dos principais entraves à sobrevivência dos micro e pequenos empreendimentos baianos.
O gerente da Unidade de Projetos Especiais Mercado e Internacionalização do Sebrae Bahia, Vitor Lopes, ressalta a importância de o empresário, aliado ao acesso a crédito, ter também acesso a capacitação para que possa aplicar o recurso da melhor maneira. “Sabemos da relevância do crédito para as micro e pequenas empresas, sobretudo nesse período de pandemia. Nesse sentido, a aproximação entre as instituições financeiras e o empresário é fundamental”, pontua.
Comentários