Vereador Edivaldo Ferreira Júnior quer transformar Vitória da Conquista na “Capital do Biscoito”

O vereador do Edivaldo Ferreira Júnior, do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), quer transformar Vitória da Conquista na “Capital do Biscoito”. A cidade possui 240 empresas especializadas na produção e a venda da iguaria, de diferentes sabores, gera milhares de empregos e cerca de R$ 46 milhões por ano.

Diante dessa realidade, o edil encaminhou a indicação para o deputado estadual Tiago Correia, do PSDB, para que parlamentar possa apresentar um Projeto de Lei (PL) na Assembleia Legislativa da Bahia. O título só é possível por meio de votação e aprovação dos deputados estaduais da Bahia.

O vereador justifica a solicitação afirmando que o título seria um reconhecimento da tradição culinária na cidade.“Seria uma forma justa e merecida de honrar a tradição culinária, a história e a contribuição cultural que Vitória da Conquista tem oferecido através da produção de biscoitos que são apreciados e reconhecidos em todo o estado da Bahia”, defendeu Júnior.

Edivaldo Júnior também destaca que os biscoitos conquistenses são iguarias que representam gerações de famílias. “São verdadeiras iguarias que refletem a riqueza gastronômica da região e a habilidade dos seus artesãos culinários. A produção de biscoitos remonta a tempos antigos, passando de geração em geração, mantendo viva a essência de receitas tradicionais que fizeram parte da vida de inúmeras famílias”, disse Júnior.

Além disso, o vereador destacou a importância dos biscoitos para a economia e a cultura da cidade. “Além da importância cultural, a produção e comercialização do Biscoito tem peso no PIB de Vitória da Conquista, que representa aproximadamente 5 bilhões (SEI, 2013). Considerando o perfil da economia de Vitória da Conquista, no qual encontram-se diversificados em muitos segmentos a indústria, comércio e serviço, é representativo o valor de R$ 70 milhões movimentado pelo negócio Biscoito, considerando apenas o seu elo de fabricação. Se englobarmos toda a Cadeia do Biscoito, incluindo o varejo, serviço e distribuição, bem como a parte de matéria-prima (polvilho), teremos um aumento substancial deste valor”, justificou Júnior

De acordo com Edivaldo Júnior, a concessão do título de “Capital do Biscoito” a Vitória da Conquista poderá proporcionar maus visibilidade a cidade e incentivar os turismos. “Certamente traria visibilidade adicional ao município, incentivando o turismo gastronômico e cultural e, por conseguinte, contribuindo para o desenvolvimento econômico e social da região. Além de ser uma forma de reconhecer o esforço da comunidade em manter vivas as tradições culinárias, preservando parte da história da Bahia”, explicou Júnior.

Facebooktwitterredditpinterestlinkedinmail