O Governador de MG Fernando Pimentel foi a Janaúba após tragédia em creche com mortos

samuPor G1 MG, Belo Horizonte

Um vigia de uma creche ateou fogo em crianças e nele mesmo na manhã desta quinta-feira; quatro crianças e uma professora morreram e há dezenas de feridos. Outros feridos na tragédia em Janaúba são levados para hospital, em Belo Horizonte. O governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel (PT), foi a Janaúba, no Norte do estado, acompanhar o socorro às vítimas e as investigações sobre a tragédia em uma creche com cinco mortos.

O chefe do Executivo determinou a criação de um posto de comando emergencial na cidade. Nesta quinta-feira (5), quatro crianças e uma professora morreram queimadas após um vigia jogar álcool em crianças e nele mesmo e, em seguida, atear fogo. A tragédia aconteceu no Centro Municipal de Educação Infantil Gente Inocente, no Bairro Rio Novo.

O governador saiu de Aimorés, no Leste do estado, e seguiu de helicóptero para Janaúba. Pimentel determinou que todas as forças de segurança e de saúde do estado trabalhem no atendimento às vítimas e na investigação.
A professora morta na tragédia foi identificada como Heley de Abreu Silva Batista. Os outros mortos no crime, todos eles crianças, não tiveram suas identidades divulgadas.
De acordo com a assessoria do Hospital Regional de Janaúba, cerca de 40 pessoas deram entrada na unidade de saúde – 25 foram internadas com queimaduras e 15, que entraram em estado de choque foram libradas.
Entre os pacientes internados, 14 são crianças com idades entre quatro e cinco anos, e todos eles tiveram mais de 20% do corpo queimado. Também há funcionários da creche entre os feridos. Quinze pessoas respiram com a ajuda de aparelhos.
Segundo o Corpo de Bombeiros, seis crianças em estado grave serão transferidas em duas aeronaves de Janaúba para Belo Horizonte para o Hospital João XXIII, na capital mineira, que é referência em tratamento de queimaduras em Minas.
Segundo informações da Polícia Civil, o autor do crime foi identiticado como Damião Soares dos Santos, 50 anos, e trabalhava como vigia noturno do local há oito anos. Ele está em estado grave no hospital da cidade.
Corpo de Bombeiros transfere vítima de ataque em Janaúba para Montes Claros
Manifestação de luto
A presidente do Serviço Voluntário de Assistência Social (Servas), Carolina Pimentel, lamentou, por meio de nota, a tragédia em Janaúba e colocou à disposição a equipe do Servas para ajudar as famílias da vítimas.
“Meu coração está de luto. Recebi, com profunda tristeza, a notícia da tragédia na creche “Gente Inocente” em Janaúba. Às famílias e aos amigos, minha solidariedade. Estamos colocando toda equipe do Servas à disposição para que possamos ajudar essas famílias, amigos e comunidade. Que Deus conforte a todos neste momento de dor”, diz a nota.

Facebooktwitterredditpinterestlinkedinmail