Natal nas Comunidades do Olho D’água e Cerquinha
Por Oclides da Silveira
Na noite de 24 de dezembro de 2017, a Comunidade do Olho D’água se reuniu como de costume, nesta data as famílias se juntaram primeiramente fez a celebração do Culto, sendo que na hora da homilia foi feito uma apresentação sobre o nascimento de Jesus com os garotos da própria comunidade que interpretaram os seguintes personagens: Gabriel – Velho Semeão, Aialas – São José, Fabíola – Maria Santíssima, Raquel – Santa Izabel, Vanessa – Profetiza Ana, Kawane – Anjo Gabriel, Elto, Natan e Ediones – os três Reis Magos.
Logo após o término do Culto, foi servido na cobertura anexa a Igreja, a Ceia Natalina partilhada pelos próprios membros da comunidade, mais de 100 pessoas comeram e ainda sobrou comida que daria para alimentar outro tanto. Muita fartura e diversidade numa alimentação natural feita a capricho por algumas famílias da comunidade.
O grande destaque do jantar ficou por conta do poder de criatividade das mulheres que prepararam a salada e a sobremesa fazendo lindos desenhos, uma verdadeira obra de arte com os próprios alimentos, entre os quais ilustramos com algumas fotos.
Em seguida foi a vez do Terno de Reis da própria comunidade entrar em ação, composto pelos membros Sr. Juvenal Pardinho, acompanhado por José de Moisés, Dãozinho, Tony, Tonhão Pardinho, Tio Tó e a galera em geral que cantaram os Reis da Lapinha e de morador dentro da Igreja a frente do Presépio.
Na sequencia foi rezado uma Ladainha que teve como guia as Sras. Dinalva, Fia de Titó e Zé de Moisés, que foi respondida por Tony Moises, Juvenal e Fabinho, Izabel de Gervásio, Zé de Juvenal, Sônia, Elpídio e Florência além dos demais que assistia a Ladainha.
Por último foi a vez de cantar e dançar a frente do Presépio. Já atingia meia noite foi a vez de todos se cumprimentarem e desejar um ao outro feliz Natal.
Terno de Reis da Comunidade da Cerquinha
“Começamos ontem a folia dos Santo Reis cantando apenas nas residências que tem presépios armados na Comunidade da Cerquinha. As casa visitadas foram de Manoel, “Tota”, Luíza de Zé Conrado e Leonice”, afirmou o vereador Regis que é da própria Comunidade, inclusive faz parte do Terno de Reis local.
Fotos: JFC – Comunidade do Olho D’água
Comentários