Luís Eduardo Magalhães: Cavalo ‘desmaia’ por não suportar peso de carroça e dono é detido
Um homem foi detido e indiciado por maus-tratos a animais em Luís Eduardo Magalhães, na região oeste da Bahia, após um cavalo de propriedade dele desmaiar no meio de uma rua da cidade por não suportar puxar uma carga de madeira em uma carroça. O dono do animal foi levado à delegacia após uma foto que mostra o animal caído no chão viralizar na internet, segundo informou ao G1, a Polícia Civil do município.
De acordo com o delegado Leonardo Mendes, que investiga o caso, a cena foi registrada no domingo (21), em uma rua do centro da cidade. O dono do animal foi preso na segunda-feira (22) e só liberado por volta das 14h desta terça da delegacia, após assinatura de um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO).
O TCO é um registro de um fato tipificado como infração de menor potencial ofensivo. Com isso, o homem responderá ao processo em liberdade. Segundo a polícia, ele ainda tem um outro cavalo que também utiliza para puxar a carroça com cargas na cidade.
Segundo o delegado, o homem ganha dinheiro transportando cargas de madeira, ferro e outros materiais. Os dois animais e a carroça foram apreendidos. O homem, que é morador do bairro Florais Lêa, foi detido em uma residência na localidade conhecida como Santa Cruz.
Não vamos mito além, aqui no nosso querido município de Condeúba constantemente esta pratica ocorre com frequência, este fato de maus trato conta os animais , por exemplo na época do aniversário da cidade que ocorre dia acordo com o calendário dia 14 de maio de cada ano ,onde acontece a cavalgada, os animais que participam da cavalgada não passa por uma avaliação médica veterinária pelos os organizadores do evento para saber qual o estado de saúde do animal, ocorre também que não há uma fiscalização dos órgão competente. Foi observado pelo o conselheiro do Conselho Municipal de Cultura de Condeúba, que a noite anterior do evento deste ano, foi visto animas amarrado em local desconfortável para o descanso dos mesmos que participaram do evento no dia seguinte, que ocorreu num horário impróprio. Pois durante a cavalgada, uma égua veio a óbito e o que os organizadores fizeram?