Hospital Municipal Esaú Matos promove palestra sobre prevenção do câncer de próstata aos seus servidores

O mês de novembro é marcado com atividades voltadas à conscientização e a importância do diagnóstico e prevenção do câncer de próstata. O “Novembro Azul”, é um movimento que incentiva ações voltadas à saúde do homem.

Nesta quarta-feira (24), o Hospital Municipal Esaú Matos promoveu aos seus funcionários do sexo masculino, uma palestra esclarecedora com o intuito de levar informações e conhecimentos sobre este mês de prevenção e cuidado.

”A campanha do “Novembro Azul” está comemorando 10 anos, e é uma campanha que consegue incutir na cabeça do homem, não só ideia da prevenção do câncer de próstata, mas do cuidado geral em sua saúde. Diferentemente da mulher, o homem deixa para mais tarde, perto de se aposentar, a realização de exames e o cuidado com a saúde, o que leva a descoberta tardia de doenças. O diagnóstico precoce eleva as chances de cura para o câncer e outras doenças, possibilitando um tratamento menos agressivo”, explicou o médico urologista, Marcelo Gomes.

A principal forma de combater o câncer de próstata é com a detecção precoce da doença. Mesmo na ausência de sintomas, homens a partir dos 45 anos que apresentarem fatores de risco, com histórico familiar de câncer de próstata, sobrepeso ou obesidade. Homens a partir dos 50 anos sem esses fatores, devem ir ao urologista para conversar sobre o exame de toque retal.

O diretor-geral da Fundação de Saúde Pública, Diogo Azevedo, destacou a importância da realização de eventos que promovam o cuidado e atenção com seus colaboradores .”A gente vem realizando eventos que proporcionem aos colaboradores, momentos de aprendizado, formação e também de integração. Com o “Novembro Azul”, nós buscamos conscientizar os homens de todas as idades, da importância de se cuidar. O nosso papel é cuidar de gente, que cuida de gente então, quanto mais as pessoas tiverem melhores, elas vão cuidar melhor dos nossos pacientes.

Facebooktwitterredditpinterestlinkedinmail