Guanambi: Em alerta vermelho, Vigep atua e convoca populares a combater a dengue
A cidade de Guanambi entrou em alerta vermelho devido ao crescimento do número de casos de arboviroses.
Eugênia Cotrim, diretora da Vigilância Epidemiológica Municipal (Vigep), informou que o índice de infestação em Guanambi é de 7.5, quando o preconizado pelo Ministério da Saúde é menor que 1.
Alguns bairros chegam a 20% de positividade e, segundo a diretora, a situação é preocupante.
“Nos últimos dias tem positivado muita gente. Já temos 237 casos notificados de dengue, sendo 36 positivos. De chikungunya, são 92 casos notificados e 3 positivos. Para zika, temos 40 notificações e 4 positivos. Temos as três doenças circulando no município e casos com complicação internados. Isso preocupa o poder público, a gestão e toda população”, afirmou.
Para o combate ao mosquito transmissor, a Vigep tem atuado com maior intensidade nas visitas casa a casa.
Além do trabalho focal nos domicílios, Cotrim destacou a atuação perifocal dos agentes, que consiste na borrifação em focos do mosquito localizados em pontos estratégicos da cidade, onde há acúmulo de lixo, e o bloqueio costal nos bairros em que foram registrados casos suspeitos de arboviroses.
“Estamos na luta com várias atividades. Para semana que vem já temos programado um mutirão com a equipe dos Bombeiros, atenção básica e escolas dos bairros. A cada semana vamos programar atividades nos bairros com alto índice de infestação”, completou.
O carro fumacê também já foi solicitado pela secretaria municipal de saúde para reforçar o combate ao mosquito na cidade. Por fim, a diretora alertou à população que as doenças podem causar complicações e ser letais em alguns casos.
“Pedimos à colaboração da população para receber bem o agente de endemias a fim de que ele possa fazer bem o seu trabalho”, finalizou.
Comentários