Existe idade certa para a criança ter celular?

 Netfuturama recomenda

Um smartphone é um item indispensável nas relações cotidianas de jovens e adultos, em casa ou no trabalho. A cada lançamento, um recurso é adicionado, aprimorado ou substituído. Os influenciadores digitais, mídia televisiva e nossos vizinhos são exemplos de que é “necessário” ter um aparelho. No entanto, quando se trata dos pequenos, qual é a idade ideal para ingressarem no meio digital através de um celular próprio?

Tudo varia de acordo função do aparelho na vida da criança. Se a função é passar o tempo com joguinhos ou tirar fotos, isso pode ser feito com o celular dos pais, sob supervisão e em horário limitado e em qualquer idade. Contudo, se for para fazer e receber ligações, criar perfil em redes sociais, acessar a internet sem consentimento dos responsáveis, o melhor não dar um telefone ao seu filho antes do 14 anos (idade, inclusive, indicada pela maioria das redes sociais para criar um perfil). Isso porque o aparelho deve ser um acessório e não parte integrante da rotina. Então, seu filho pode ter um celular a partir do momento que ele entenda que o passatempo novo não vai alterar seu cotidiano.

As crianças precisam de sol, ar livre, contato físico, passeios com o pet, dentre outras atividades que vão auxiliar em seu desenvolvimento. Gravar momentos, publicar rotina, atualizar fotos de perfil é coisa de adulto. Preservem a inocência dos pequenos e deixem as crianças serem crianças.

Facebooktwitterredditpinterestlinkedinmail