Conquista: Xandó critica moção de repúdio e dispara: “Infelizmente nós tivemos um avanço terrível do conservadorismo ” na Câmara
A aprovação de uma moção de repúdio de autoria dos vereadores Edvaldo Ferreira Júnior (PTB) e Ivan Cordeiro (PL) na Câmara de Vereadores de Vitória da Conquista contra o presidente Lula, após sua fala comparando as ações militares de Israel na Faixa de Gaza ao Holocausto contra judeus da 2ª Guerra Mundial, está repercutindo na cidade.
A Moção de Repúdio foi aprovada pelos vereadores da situação na sessão dessa sexta-feira (23). Já os vereadores de oposição que estavam presentes na sessão foram todos contrários à moção. Em entrevista, o vereador Alexandre Xandó (PT) denunciou a falta de debate dentro da Câmara Conquistense, antes da votação de moções e requerimentos. Segundo ele, tem sido uma prática recorrente.
“O primeiro problema da Câmara de Vereadores de Conquista é que não existe mais discussão. Por exemplo, as moções, requerimentos não pode mais discutir. Então, uma votação como essa se faria necessário toda uma série de discussão e a gente simplesmente votou contra e a favor”, disse Xandó.
Para Xandó, além da falta de diálogo, a Câmara também apresenta o crescimento do conservadorismo. “Infelizmente nós tivemos um avanço terrível do conservadorismo, aqui nessa Câmara já tentaram aprovar moção de repúdio contra Paulo Freire. O que a gente ver são absurdos cotidianamente. Infelizmente a gente ver aqui muita coisa de conveniência”, declarou Xandó.
Xandó ainda defendeu a fala do presidente e explicou que o povo da Palestina é vivenciando um genocídio. “Essa invasão da Palestina não é simplesmente contra o Hamas, nós precisamos separar o Hamas dos Palestinos. O Hamas é uma organização política que utiliza de estratégias e práticas terroristas. E por isso eu condeno veementemente o que aconteceu no ano passado, isso é um posicionamento nosso. Mas, nós precisamos separar o que é o Hamas da Palestina. E hoje, o que está em curso naquele território é uma tentativa de extermínio. Por isso o presidente Lula foi muito firme em fazer essa denúncia”, explicou Xandó.
Apesar da fala do presidente Lula está sendo usada para críticas pela Oposição, inclusive em Vitória da Conquista, Xandó ressaltou que a declaração de Lula está trazendo bons resultados, como a possibilidade do cessar fogo.
“ O presidente Lula vem buscando a paz desde o início dessa situação. Vem clamando que nós tenhamos um cessar fogo. E a gente tem visto que os Estados Unidos têm vetado na ONU a postura de cessar fogo. Mas, após a fala do presidente Lula a União Europeia e os Estados Unidos já estão falando em cessar fogo naquela região. Então, o que o presidente Lula trás é a busca pela paz e é isso que nós queremos. E não dá para negar que o que está acontecendo é genocídio”, pontuou.
Comentários