Condeúba: São Pedro no Olho D’água, festa para nunca mais ser esquecida
Por Oclides da Silveira
Ontem dia 29 de junho Dia Santo de São Pedro, a Comunidade de Olho D’água fez seu culto na Igreja Senhor dos Passos em parceria com a Comunidade do Riacho de Areia que ficou incumbida de celebrar o Culto. Logo após a celebração, foi feito uma homenagem da comunidade para a aniversariante do dia Laurita Prates, todos cantaram os parabéns pra ela.
Em seguida deu-se inicio a festa Pedrina promovida pela comunidade, especialmente para homenagear os condeubenses ausentes que se fizeram presentes em grande numero, foi uma festa requintada de bom gosto e com muito carinho da comunidade para com seus visitantes. Este evento contou com o Apoio da Prefeitura e da Secretaria Municipal de Cultura, Desporto e Lazer.
A primeira atração da festa foi a tradicional dança da saia feita pela jovem Milena que esteve rodeada pelas crianças enriquecendo o espetáculo. Pela ordem a quadrilha junina do Riacho Seco de Gerosino se apresentou, dando um belo show.
Em seguida o casal Gabriel e Kawane fez uma exibição que hora dançava e outras vezes se apresentavam com alguns passos diferenciados do momento junino, porém foi muito aplaudido o casal.
Como última atração da festa desfilou-se a quadrilha junina exibida pelos jovens do Olho D’água que deu um verdadeiro show, não ficou devendo nada para as tradicionais quadrilhas existentes em nosso município, foi muito bem marcada pelo professor Helio que fez a garotada mostrar seus valores e que encheu os olhos da maior platéia registrada que compareceu em eventos na comunidade.
Para encerrar o evento com chave de ouro, o grande sanfoneiro Toninho de Militão botou pra quebrar, esbanjou seu talento demonstrou intimidade com as teclas da sanfona, tocando todos os ritmos, porém dedicou-se mais tocando baião pé de serra, a festa foi até altas horas, noite inesquecível para todos que participaram do evento. O show ficou por conta de Toninho de Militão na sanfona, Elpídio Pardinho no violão e Altomiro “Tio Tó” no pandeiro.
Na festa tinha de tudo, canjica, quentão, chá de amendoim, porção de arroz com frango, sarapatel, pipoca e tantas outras guloseimas que incorporam o calendário que são típicas das festas juninas.
Fotos: JFC
Parabenizo aos organizadores, integrantes do movimento, comunidades vizinhas e em especial a comunidade do olho dagua na qual tenho um grande carinho, pois foi lá que eu nasci e cresci junto com aquele povo maravilhoso. Parabéns a todos!
Parabéns minha comunidade de olho d’água. Estou aqui de água na boca, e sentindo se muito orgulhosa de tantos talentos apresentados. Parabéns mais uma vez e espero que na próxima festa eu estarei com vcs.