Condeúba: Foi controlado o incêndio de grandes proporções no Morro da Feirinha
Nesta tarde de quinta-feira dia 19 de outubro de 2023, foi controlado o grande incêndio no Morro Condeúba, que teve início na segunda-feira dia 16, portanto já está no 4º dia de devassa sobre aquela reserva ambiental. Os Bombeiros prometeram que virão amanhã (20), para dar continuidade no trabalho de eliminar pequenos focos que ainda aparecem na parte superior da monatanha, conforme podemos ver na foto acima.
No sopé da montanha, a parte mais perigosa do incêndio, por que tem moradores próximo, graças a Deus e as diversas ações de Bombeiros e voluntários, conseguiram eliminar o avanso do fogo, ficando apenas uma grande devassa na natureza por onde o fogo passou com uma enorme fúria pelo fator de estar ventando muito durante os dias. A Prefeitura de Condeúba emitiu nota, veja a seguir.
Nota de Esclarecimento sobre o Desastre Ambiental no Morro Condeúba.
A Prefeitura Municipal de Condeúba, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, está acompanhando a situação do desastre ambiental, nas imediações do Morro Condeúba “APP”, sem indicativo de início do foco de incêndio.
Apesar do avanço desordenado, devido ação do vento e densa acumulação de serrapilheira sob material rochoso, o que promove maior dificuldade na contenção da queimada, a Prefeitura de Condeúba, realizou a comunicação com o Corpo de Bombeiros, na última terça-feira, dia 17/10, por falta de informação.
Assim que a Prefeitura foi devidamente esclarecida da situação supracitada, imediatamente, providências foram tomadas tais como o recrutamento de homens voluntários da região, e a solicitação do Corpo de Bombeiros nos dias 18 e 19/10.
É inegável o impacto ambiental causado, pois, tanto a fauna quanto a flora, sofreram danos, que esperamos breve recuperação, frente a aproximação da época chuvosa.
Ressaltamos o dever coletivo de preservação, cuidado e proteção ambiental, na constatação de indícios de possíveis catástrofes naturais que podem vir a ocorrer em nosso município, facilitando assim a ação conjunta e imediata.
Veja a seguir vídeo da devastação causado pelo fogo
Fotos e vídeo: Niltão/JFC
Com a graça divina, há de chover em breve, aí tudo será renovado. Mas, como começou esse incêndio? Mata nativa que nunca pegou fogo. Será que foi algum aventureiro a fazer pequenique na serra? São 1.400 metros de altura. Escalei-o na segunda excursão de Pe Guiliano. É linda a paisagem no cimo do morro, porém perigosa.