Condeúba: Escola Eleutério deu o ponta pé inicial do São João, com o tema “Paz e Amor”
Por Oclides da Silveira
Depois do carnaval, o evento mais esperado do calendário brasileiro são as festas juninas, inclusive em nossa cidade. Todo o mês de junho os condeubenses se animam com muito forró, comidas e bebidas típicas, fogos de artifícios em homenagem aos três santos católicos: Santo Antônio, São João e São Pedro. As festas juninas fazem parte das manifestações populares e constituem a segunda maior comemoração realizada pelos brasileiros.
Felipe ladeado de sua irmã, seus pais, Sec. Weder, Vice Mara e o Pref. Silvan
Este ano a Escola Eleutério trouxe o tema “ARRAIÁ DA PAZ E AMOR”, colocando em destaque o Projeto da Secretaria Municipal de Educação sobre o tema Violência, o qual almeja resgatar valores essenciais no mundo em tempo de profunda violência que assusta toda a humanidade.
Assim, buscando despertar em nossos educandos a consciência de que precisamos construir uma cultura de paz e de amor surgiu o nosso Arraiá que as apresentações com danças infantis, quadrilha, dança country, deliciosas comidas e bebidas típicas brincadeiras e muito mais. Vamos todos festejar e nos abraçar neste grande Arraiá, concluiu a diretora Odimaurea Baleeiro, que tem como sua vice-diretora Maria Lucia Vieira e as coordenadoras Luísa Carlos de Jesus e Valdicéia Terence.
O belo som que foi montado em dois espaços dentro e fora da quadra, resolveu o problema de eco e ficou de ótima qualidade, parabéns ao autor dessa descoberta que foi o enigmático Carlos DJ. A locução do evento realizado neste sábado dia 3 de junho de 2017, ficou por conta da própria diretora Odimaurea Baleeiro.A festa começou com a turminha do Pré I matutino das professoras Mêndia e Aleandra que dançaram e retrataram a pipoca.O Pré I vespertino das professoras Morane e Jecilda que encenaram a dança dos balões e fogueira.O Pré II matutino das professoras Ilda, Marivalda e Rejane reviveram a cultura do espantalho. Teve ainda a interpretação da música Ponto G pelo Vitor Manuel de 5 anos, que aluno da professora Marivalda.
O Pré II vespertino das professoras Jucelina e Edileuza trouxeram a dança da preguiça.
1º ano matutino das professoras Ninha e Sueli veio com a dança dos pandeiros, cocos e peneiras.
1º e 2º anos vespertino das professoras Norma, Tânia, Estândia, Graciel e Cida Coutinho afirmaram que sim ao amor e não a discórdia confirmou na dança do bate coração.
2º ano matutino das professoras Neide, Romilda e Cirleide reviveu nosso artesanato com a dança do balaio.3º ano matutino das professoras Kátia, Rosa e Nara Cristina levou para a pista a dança do xaxado.
3º ano vespertino das professoras Rosa e Marivalda encantou o público com a dança das fitas e balainha.4º ano matutino e vespertino das professoras Marli, Zilda, Gilmara, Carleide e Ana Paula como novidade e já inserindo nos festejos juninos a dança country.
5º anos matutino e vespertino das professoras Fátima, Alene, Margarida e Silvana fechou com chave de ouro o evento, apresentando a tradicional porém, renovada quadrilha junina, que foi marcada pela competentíssima professora de danças folclóricas Linaia Oriana, logo após o encerramento foi aplaudida de pé pela platéia que lotou a escola, todo o público ficou emocionado diante de tanta beleza apresentada por aquelas crianças e com a magistral regência da professora Linaia.
Assim foi encerrado o São João do Eleutério 2017 que teve como tema deste ano “PAZ E AMOR”. A Escola como sempre esteve muito bem decorada com muitas cores relembrando o São João e sua história contada pelos alunos através de danças e evoluções sempre orientadas pela professora Linaia Oriana.
Dando prosseguimento ao evento já no clima do São João, a galera caiu no forró que foi comandado pelo excelente forrozeiro Reinaldo Bys, este artista que é natural do Riacho Seco de Gerosino e está morando em São Paulo, mas não se esqueceu de sua terra natal e gravou duas musicas, uma verdadeira pérola de autoria do também condeubense Salvador “Doquinha” em homenagem a Condeúba, as quais estão “bombando” nas rádios da região e redes sociais.
Fotos JFC.
Comentários