Condeúba/Eleições Municipal 2024: Começam aparecer os primeiros pré-candidatos ao Executivo
Por Paulo Henrique
O folha de Condeúba é um veículo importante para levar a informação e os acontecimentos diversos da comunidade condeubense e toda a região. E, não sendo menos importante, um dos assuntos que precisam ser levados, destaca-se a Política local, seus rumos futuros e principalmente a sua movimentação atual.
Com a chegada do Governador em Condeúba para prestigiar o aniversário da Cidade, o Prefeito Silvan demonstra a sua capacidade extraordinária de articular, ouvir, planejar, dialogar e conquistar o que poucos políticos condeubenses conseguiram até agora.
Silvan é um nome que agrega, que se coloca no centro como uma referência para decidir o futuro da Política de Condeúba e, mesmo não o tendo na disputa para 2024, sua palavra e sua imagem contarão muito para favorecer qualquer um dos candidatos que forem escolhidos e receberem seu apoio.
Como não se tem um pré-candidato escolhido e não se sabe como será a definição de tal nome, pode-se cogitar e conversar sobre tudo, inclusive sobre outros novos nomes que nem sempre ocuparam os melhores lugares de destaque e favoritismos.
O fato é que o grupo de situação está passando por um período de prévias para 2024. São quatro nomes para a apreciação popular, ou seja: num processo sério e justo, a escolha deve e deveria ser da população. Isso seria um termômetro para as eleições de 2024, pois, quem tem seu nome aprovado em uma consulta popular, parte para a corrida com mais confiança, com maior aceitação e grande capacidade de construir alianças, pontes, buscar apoios e fazer a caminhada esperada com uma conjuntura maior.
Por outro lado, uma candidatura que não obedeça esse critério, pode já nascer enfraquecida, sem a permissão de boa parte do eleitorado, sem forças para uma caminhada leve, aberta ao diálogo e com características de candidatura de ‘grupo’ e não do povo.
No grupo de situação, destaca-se agora quatro nomes que se dispuseram a participar desse processo: Maurilo Guilherme, Antônio Sousa, Micael Silveira e Reginaldo Sobrinho. Cada um com suas particularidades e qualidades distintas, cada um com seu perfil próprio e sua expressão política. Normal, natural, tudo sobre controle em um processo democrático e livre.
Prévias é um momento do povo. É o momento de ouvir, falar, opinar, participar, ir ao encontro, trabalhar os nomes e pensar juntos nas melhores condições para escolher um deles. Tudo muito normal até aí, porém, prévias é a oportunidade de dizer também qual o melhor destino para uma cidade e um município inteiro, portanto, chegou o momento de pensar nisso, observar cada um dos candidatos e escolher aquele que, de fato, possui características vinculadas ao nosso povo, às nossas comunidades rurais, nossas realidades mais distantes da sede e outras necessidades de nossa gente.
Enfim, desejamos boa sorte aos nomes indicados e fazemos votos de que aconteça um processo livre, respeitoso e democrático, onde todos sejam valorizados e ouvidos. Que cada pré-candidato tenha a sua oportunidade de participar da gestão do prefeito Silvan e mostrar também as suas potencialidades e faculdades para merecer a futura candidatura.
Que o primeiro colocado seja o pré candidato é normal, mas que o segundo, forme par na disputa. Assim: Micael – prefeito
Reginaldo – vice-prefeito