Condeúba: Culminância do Projeto Municipal Revelando Escritores, foi realizado na escola Tranquilino Torres

 

Os alunos da Escola Municipal Tranquilo Torres, exibindo cada um o seu livro que ganhou dos padrinho, abaixo sentados no degrau os professores Marcos Vinicius, Rose e Breno Oliveira

Nesta segunda-feira dia 16 de dezembro de 2019, lá no salão nobre da escola Municipal Tranquilino Leovegildo Torres, aconteceu a culminância do importantíssimo “Projeto Revelando Escritores que é uma ação educacional, pedagógica e literária, sem fins lucrativos, idealizada pelo escritor condeubense Jovino Coutinho, juntamente com os professores Antônio Santana, Ângela Cruz e Laurita Sousa, com o objetivo de promover e discutir a importância da leitura e da escrita na escola. Garantindo a publicação de textos produzidos por discentes.

A presente obra reúne textos literários escritos por alunos do Ensino Fundamental II e Médio do Município de Condeúba/BA., na faixa etária entre 10 e 19 anos, de diferentes níveis social, cultural, político e econômico, pertencentes à zona rural e urbana, tendo em vista a identificação do educando como ser capaz de criar, crítico, sensível, que questiona e reflete sobre os valores e problemas da vida.

Esta obra foca a Literatura em seus mais diversos gêneros, a partir de temas vivenciados e debatidos em sala de aula com acompanhamento de professores de Letras e Língua Portuguesa do referido município”. Essa é a colocação dos organizadores acima citados, desse importantíssimo Projeto Revelando Escritores que está posto na conta-capa do livro.

A escola Municipal Tranquilino Torres, saiu na frente e buscou padrinhos para oferecer o exemplar do livro, a cada um dos seus alunos, somente aqueles que foram escolhidos para participar do livro com uma poesia. Assim aconteceu nesta segunda-feira lá no salão nobre da escola, com a participação dos padrinhos e madrinhas entregando a seus afilhados um exemplar do livro.

Entre os padrinhos e madrinhas estiveram prestigiando o evento a Vice-Prefeita Mara Rúbia, representando seu esposo o vereador Toinho Terêncio, a primeira dama representando o Prefeito Leda de Sousa, esteve também como padrinhos os vereadores Maurilo Guilherme Presidente da Câmara, Reginaldo Nascimento e Maria da Conceição, representando a vereadora Nena o Secretário de Educação Weder Spinola, o diretor das Escolas do Campo Juari Nascimento, Presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Sustentável o popular José de “Fernando”, as madrinhas Valéria Franco, Poliana e a Dra. Georgia além deste Jornalista Oclides da Silveira.

Estiveram inseridos neste contexto os professores de Português da Escola Tranquilino Torres, Pedro  Anderson, Rosângela Meira, Breno Oliveira e Marcos Vinicius sobre a coordenação de Andreia Flores e direção de Cleide de Sousa.

Eu tive a felicidade de ser padrinho do aluno Felipe de Oliveira Flores do 9º ano da Escola Tranquilino Torres, ele está com 15 anos. Quero dirigir a palavra ao meu afilhado, porém ela é externada a todos os demais alunos que participaram desse projeto e principalmente aqueles que não conseguiram ser classificados para o mesmo.

Que não desistam nunca dos seus objetivos, outras oportunidades como esta virão, pois, são eles os objetivos, que lhes caracterizam suas personalidades de participar na sociedade como bonzinhos, questionadores, durões não importa. O fundamental é ter criado essa característica na adolescência, que com o passar do tempo, ela será lapidada automaticamente para um denominador comum.

A vocês garotos e garotas, foi entregue a responsabilidade de substituir no futuro, aqueles que ostentam atualmente a bandeira da escrita no município de Condeúba, que até aqui tem feito a diferença nesta área, são eles os mais atuantes, Professor Agnério Evangelista, Poetas  Antonio da Cruz Santana, Edtattoo, Leandro flores e Edson Silveira, além de Jovino Coutinho e Paulo Henrique, temos os jornalistas e blogueiros Décio e Oclides da Silveira entre tantos outros.

Gostaria imensamente de publicar todas as poesias desse projeto nessa matéria, porém fica inviável, peço licença e desculpas aos demais padrinhos, alunos, professores, diretores e coordenadores,  vou colocar apenas uma e que será do meu afilhado Felipe de Oliveira Flores, que está publicada na página 144 do livro, sobre o título “Vida”:

Por Felipe de Oliveira Flores 9º ano e 15 anos de idade

Vida.

É muito comum
Mas pouco compreendida
É essência do existir
É a famosa vida.
.
Muitos acham chata
Muitos acham divertida
Há momento que ele é fácil
E momentos que é sofrida.
.
Quando chegamos ao mundo
Não conseguimos nada compreender
Aprendemos com o tempo
O conceito de viver.
.
Existem vidas muito longas
E outras que são extremamente curtas                                                                                 
Vidas muito boas
Vidas que são brutas.
.
Há vidas diferentes
Obscuras ou saturadas
Vidas bem vividas
E vidas desperdiçadas.
.
Seu professor: Marcos Vinicius Nascimento Silva.

Fotos: Oclides/JFC

 

Facebooktwitterredditpinterestlinkedinmail