Condeúba: Constituído o Conselho Municipal de Cultura
Por Oclides da Silveira
Aos quatorze dias do mês de fevereiro de dois mil e dezessete, foi realizado a primeira reunião do Conselho Municipal de Cultura de Condeúba, com início às 17:00 horas na Biblioteca Pública Municipal situada à Praça Jovino Arsenio da Silva Filho s/nº Centro.
A reunião ordinária foi presidida pelo Diretor Municipal de Cultura Ygor Roberto que fez abertura dos trabalhos agradecendo a todos pela presença e principalmente por terem aceitados o convite para participar da montagem deste novo Conselho de Cultura em Condeúba.
Em seguida Ygor agradeceu também ao GT – Grupo de Trabalho que durante muito tempo fez as vezes do Conselho e que doravante este GT será substituído de direito e de fato por este novo Conselho que acabamos de montar e eleger de forma oficial.
O presente Conselho Municipal de Cultura está embasado na Lei Municipal nº 933 de 6 de julho de 2016 no artigo 4º seus Incisos e parágrafo único. Ygor deu uma boa esplanada sobre o Arquivo Público que tem como Diretor Ricardo Moura Lima, está sendo remodelado e que virá em breve um instrutor para treinar os funcionários daquele setor.
Ygor falou também da Biblioteca Pública que tem como Diretora Leisy Flores, a qual está desenvolvendo novos rumos, o primeiro ato foi buscar na sociedade civil a doação de novos livros para a biblioteca.
O Diretor Ygor apresentou a programação do carnaval o qual demostrou a preocupação em levar o lazer para todas as faixas etárias, como: o “aulão” aeróbico, o “baba” de saia, a exposição de sons automotivos, concurso de blocos, matinê para a criançada e por último um show para fechar com chave de ouro o carnaval da cidade 2017.
Ygor demonstrou preocupação também com os gastos exagerados e adiantou o montante que a prefeitura irá gastar com este carnaval ou seja R$ 3.400,00 (três mil, quatrocentos reais) e as outras despesas vão ser pagas com patrocínios adquiridos junto ao comércio por intermédio da comissão organizadora do evento.
O Diretor Ygor congratulou com as falas dos membros Josué, Antônio Carlos, Agnério, Alexandre, Neaci e Santana pelas colocações pertinentes ao momento. Por último Oclides da Silveira fez uso da palavra chamando a atenção dos demais membros pela responsabilidade de participação de cada um neste Conselho.
Oclides colocou aos demais membros que por estar iniciando o Conselho Municipal de Cultura, então apontou o nome do Diretor de Cultura Ygor Roberto para ser o Presidente da entidade neste primeiro mandato que será de dois anos, a proposta foi aceita de forma unanime pelos demais membros.
O Conselho Municipal de Cultura que terá seu mandato de dois anos a partir de 14/02/2017 a 14/02/2019, ficou assim composto:
Poder Público – Ygor Roberto Ribeiro Teixeira de Souza, Neaci Rodrigues Dias, Lidiane Alves de Sousa Silva, Alexandre Vieira Novaes, Jairo Pereira Viana e Ricardo Moura de Lima.
Sociedade Civil – Oclides Ribeiro da Silveira, Agnério Evangelista de Souza, Antonio Carlos Ribeiro da Silva, Manoel José Pereira Neto, Antonio da Cruz Santana, Joandina Maria de Carvalho, Eliana Maria dos Santos e Josué Francisco de Oliveira.
Está muito bom, basta ter boa vontade e espírito público para dar continuidade à nossa cultura. O professor Agnério sugeriu a criação da escola de música, convidar o musicista Marcos Barbosa para o ensino da matéria. Podemos aproveitar o antigo Clube da Filarmônica Santa Cecília e fazer funcionar a escola. Com projetos, poderemos adquirir instrumentos musicais pelo Ministério da Cultura. Os alunos seriam convocados e selecionados pela vocação musical de cada um; afinal, Condeúba sempre foi uma terra de bons músicos.